Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Silva, Leila Cristina Borges da, 1977-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
id UNICAMP-30_1b115ba26e731027279501f3c38795bf
oai_identifier_str oai::857395
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacionalReading and writing practices on the school, on the docents working environment and on the educational managementCerteau, Michel de, 1925-1986EscritaLeituraLetramentoEnsinoGestão educacionalCerteau, Michel deWritingReadingLiteracyTeachingEducation managementOrientador: Ana Lúcia Guedes-PintoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo procurou compreender de que maneira acontecem as práticas de usos da escrita e da leitura, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. Baseando-me nos estudos da história cultural (CERTEAU, 1994; GIARD, 2009; MAYOL, 2009) e do letramento na perspectiva da esfera escolar (BUNZEN, 2009 e 2010; KLEIMAN, 1995 e 2001), analisei, especificamente, práticas de usos da escrita e da leitura, vivenciadas na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Campinas, as quais envolveram um caderno de recados, um exercício escolar, um contrato de estágio e um planejamento de ensino. Respectivamente, em duas dessas práticas, participei na condição de professora e, nas outras duas, na condição de orientadora pedagógica e de diretora educacional. Como escolha metodológica, procurei indicar aos leitores os caminhos das análises, descrevendo-lhes o entrelaçamento de minhas relações sociais com a pesquisa, revelando as condições de produção em que ela se sustentou. O letramento escolar fora compreendido por mim como algo em mudança e em construção contínua pelos sujeitos que compartilham o trabalho pedagógico cotidiano na escola. As práticas de usos da escrita e da leitura foram analisadas como práticas heterogêneas, combinatórias, que se modificam com um pequeno toque, um pormenor, embora possa haver nelas uma aparência de conservação, monotonia e de repetição.Abstract: The present study aims to understand how the writing and reading practices happen on the school environment, on the teaching working places and on the educational manegement. Based on the Cultural History background (CERTEAU; 1994; GIARD; 2009; MAYOL; 2009) focused specifically on the writing and reading placed on the public schools for children in Campinas - Sao Paulo, Brazil - which included the analyses of a booknote, a school exercice, a contract as a trainee and an educational plan. In two of these practices I have worked as a teacher and in the other two I have worked as a pedagogical advisor. As a methodological principle, I have tried to suggest to the readers the way to do the analyses, describing my experiences with the research and all the social links involved in it, revealing the conditions on what it was based. I understood that the literacy procedure was in a continuous change and building by the actors that shared the daily pedagogical work at the school. Though it has the appearence of little change, of a still condition, or even has an appearence of a monotonous and repetitive profile, the procedure and uses of the writing and reading process were analysed as heterogeneous and combinatories practices that can change with a little effort or with a small move.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Fontana, Roseli Aparecida CaçãoBunzen, Clecio SantosTempesta, Maria Cristina da SilvaFerreira, Norma Sandra de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Leila Cristina Borges da, 1977-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf164 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702SILVA, Leila Cristina Borges da. Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. 2012. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857395porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:36:49Zoai::857395Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:36:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
Reading and writing practices on the school, on the docents working environment and on the educational management
title Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
spellingShingle Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
Silva, Leila Cristina Borges da, 1977-
Certeau, Michel de, 1925-1986
Escrita
Leitura
Letramento
Ensino
Gestão educacional
Certeau, Michel de
Writing
Reading
Literacy
Teaching
Education management
title_short Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
title_full Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
title_fullStr Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
title_full_unstemmed Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
title_sort Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
author Silva, Leila Cristina Borges da, 1977-
author_facet Silva, Leila Cristina Borges da, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Fontana, Roseli Aparecida Cação
Bunzen, Clecio Santos
Tempesta, Maria Cristina da Silva
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leila Cristina Borges da, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Certeau, Michel de, 1925-1986
Escrita
Leitura
Letramento
Ensino
Gestão educacional
Certeau, Michel de
Writing
Reading
Literacy
Teaching
Education management
topic Certeau, Michel de, 1925-1986
Escrita
Leitura
Letramento
Ensino
Gestão educacional
Certeau, Michel de
Writing
Reading
Literacy
Teaching
Education management
description Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702
SILVA, Leila Cristina Borges da. Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. 2012. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702
identifier_str_mv SILVA, Leila Cristina Borges da. Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. 2012. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857395
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
164 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189858619424768