Experiências escolares de jovens mulheres no Ensino Médio da rede pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Euzébio, Paula Montenegro, 1995-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9279
Resumo: Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
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spelling Experiências escolares de jovens mulheres no Ensino Médio da rede públicaSchool experiences of young women in public high school in the public netwokMulheres jovensEscolas públicasEnsino médioInterseccionalidadeYoung womenPublic schoolHigh schoolIntersectionalitieOrientador: Dirce Djanira Pacheco e ZanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho resulta de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado no programa de Pós-Graduação da FE/UNICAMP e finalizado em 2023, contando com financiamento da CAPES. Engloba o rol de estudos de educação, juventude e gênero. Teve como objetivo compreender a relação que jovens mulheres estudantes do Ensino Médio da rede pública estabelecem com a escola e quais são as contribuições da sua experiência escolar na formulação de seus Projetos de Futuro. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis jovens estudantes de segundo e terceiro ano de duas escolas públicas localizadas em um município do sul de Minas Gerais. As perspectivas teóricas da interseccionalidade (COLLINS; BILGE, 2021) e consubstancialidade (KERGOAT, 2010) das relações sociais contribuíram enquanto lentes analíticas, visando compreender as experiências dessas jovens e considerando a complexa articulação entre gênero, classe e raça. Compondo um mesmo contexto socioeconômico e sendo mulheres, diferenciavam-se quanto a dimensão racial, sendo possível perceber que essas condições interferem nas suas experiências sociais. A pesquisa desenvolveu-se no contexto de pandemia da covid-19 que impactou a vida dessas jovens, em especial, em razão do isolamento social e da forma como se deu o ensino remoto nesse período. Entre as dificuldades enfrentadas, destacam-se o impacto emocional e a sensação de defasagem de aprendizagem. Em seus depoimentos, foi marcante a valorização das trocas propiciadas no espaço escolar, da relação com os profissionais da escola, e do importante papel do(da) professor(a) como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Compreendeu-se que as jovens apresentavam uma relação positiva com a escola e consideravam o espaço escolar como fundamental para sua sociabilidade. Percebem que a escola proporciona aprendizados que vão para além das disciplinas e valorizam a escola na sua formação humana. Foi possível identificar que as condições de gênero e socioeconômica interferem nessa relação, sendo fundamental considerar a responsabilização pelo trabalho doméstico e do cuidado, e a forma como se dá a socialização no âmbito familiar. Essa questão é analisada a partir da marca histórica da divisão sexual do trabalho na sociedade capitalista (FEDERICI, 2019), levando em conta a condição socioeconômica e racial. Somado a isso, há a percepção das jovens e de suas famílias de que uma maior escolarização pode proporcionar-lhes melhores condições de vida. Esses aspectos marcam a relação que estabelecem com a instituição, podendo indicar uma postura de recusa do que "naturalmente" estaria destinado a elas enquanto mulheres, de classes populares e de diferentes raças. Quanto aos seus projetos de futuro, as jovens indicaram o desejo de maior escolarização, em especial citando cursos de ensino superior que gostariam de realizar. Apesar disso, foi necessário considerar o campo de possibilidades relacionado à condição social das jovens, somadas às consequências da pandemia e dificuldades de aprendizagem, impactando seus projetos. Por fim, considera-se que a escola de ensino médio tem um importante papel na formulação de seus projetos de futuro, com implicações na formação de suas identidades e visões de mundo, refletindo em seus desejos, interesses e motivaçõesAbstract: This work is the result of research carried out at the Master's level in the Postgraduate studies in FE/UNICAMP and completed in 2023, with funding from CAPES. Inserted in education, youth and gender studies. The objective was to understand the relationship that young female high school students from public schools establish with the school and what are the contributions of their school experience in the formulation of their Projects for the Future. For that, semi-structured interviews were carried out with six young second and third year students from two public schools located in a municipality in the south of Minas Gerais. The theoretical perspectives of intersectionality (COLLINS; BILGE, 2021) and consubstantiality (KERGOAT, 2010) of social relations contributed as analytical lenses, aiming to understand the experiences of these young women and considering the complex articulation between gender, class and race. Composing the same socioeconomic context and being women, they differed in terms of racial dimension, making it possible to perceive that these conditions interfere in their social experiences. The research was developed in the context of the covid-19 pandemic that impacted the lives of these young women, especially due to social isolation and the way remote teaching took place during this period. Among the difficulties faced, the emotional impact and the feeling of learning gap stand out. In their testimonies, the appreciation of the exchanges provided in the school space, the relationship with school professionals, and the important role of the teacher as a mediator of the teaching-learning process was remarkable. It was understood that the young women had a positive relationship with the school and considered the school space as fundamental for their sociability. They perceive that the school provides learning that goes beyond the disciplines and they value the school in their human formation. It was possible to identify that gender and socioeconomic conditions interfere in this relationship, and it is fundamental to consider responsibility for domestic and care work, and the way in which socialization takes place within the family. This issue is analyzed from the historical mark of the sexual division of labor in capitalist society (FEDERICI, 2019), taking into account the socioeconomic and racial condition. Added to this, there is the perception of young women and their families that greater schooling can provide them with better living conditions. These aspects mark the relationship they establish with the institution, which may indicate an attitude of refusal of what would "naturally" be destined for them as women, from popular classes and of different races. As for their future projects, the young women indicated the desire for more schooling, especially citing higher education courses that they would like to take. Despite this, it was necessary to consider the field of possibilities related to the social condition of young women, added to the consequences of the pandemic and learning difficulties, impacting their projects. Finally, it is considered that the high school has an important role in the formulation of their projects for the future, with implications for the formation of their identities and worldviews, reflecting on their desires, interests and motivationsMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES23038.013648/2018-51[s.n.]Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-Souza, Aparecida Neri deCarvalho, Marilia Pinto deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASEuzébio, Paula Montenegro, 1995-20232023-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (317 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9279EUZÉBIO, Paula Montenegro. Experiências escolares de jovens mulheres no Ensino Médio da rede pública. 2023. 1 recurso online (317 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 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