A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548 |
Resumo: | Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto |
id |
UNICAMP-30_1b42bef97b263601a650d0616f14e67d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1060312 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidosThe classroom as a space of interlocution and sense productionAmbiente de sala de aulaEnsinoSentidos e sensaçõesLeituraClassroomTeachingSensesInterlocutionReadingOrientador: Ana Lúcia Guedes PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa buscou problematizar as relações que se estabelecem na sala de aula, procurando encontrar indícios dos sentidos produzidos pelos sujeitos sociais (professora e alunos) nas interlocuções cotidianas. O entrecorrer desse processo fomentou indagações acerca das condições de produção desses sentidos, no contexto em questão. Diante dos episódios registrados por mim, do lugar social de professora do 5º e 3º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, entre os anos de 2016 e 2017, deparei-me com situações que, ao serem intercruzadas com estudos de Vigotski, Bahktin e Certeau, suscitaram questionamentos acerca dos sentidos produzidos pelos alunos nas diversas situações de aprendizagem que ocorrem na sala de aula, bem como suas formas de elaboração e apropriação do saber historicamente acumulado. Nesse processo, o caderno de registros se configurou como um instrumento de pesquisa e também uma ferramenta de trabalho, pois possibilitou a ressignificação de minha prática. Passei a priorizar, no trabalho pedagógico, situações como as de leitura, principalmente de literatura, nas quais sentidos pudessem circular mais livremente e as crianças, de certo modo, tivessem liberdade para produzir novos significados às situações cotidianas. Dessa maneira, a interação com os alunos indicava, ao mesmo tempo, caminhos para que pudesse buscar novas formas de mediar a relação deles com os conteúdos culturais e, paralelamente, os estudos de Bakhtin, Vigotski, Certeau e outros autores da perspectiva Histórico-Cultural, redirecionavam o modo como me relacionava com a prática pedagógicaAbstract: This research sought to problematize the relations that are established in the classroom, trying to find indications of the senses produced by the social subjects (teacher and students) in everyday dialogues. The routing of this process fostered questions about the conditions of production of these senses, in the context in focus. Faced with the episodes recorded by me, from the social place of 5th and 3rd grade elementary school teacher, respectively, between 2016 and 2017, I came across situations that, when cross-linked with studies by Vigotski, Bahktin and Certeau, have raised questions about the senses produced by students in the various learning situations that occur in the classroom, as well as their forms of elaboration and appropriation of historically accumulated knowledge. In this process, a notebook was configured as a research tool and also a work tool, because it enabled the re-signification of my practice. I began to prioritize, in the pedagogical work, situations such as reading, especially literature, in which senses could circulate more freely and children, in a way, had the freedom to produce new meanings to everyday situations. In this way, the interaction with the students indicated, at the same time, ways to search for new schemes to mediate their relationship with cultural contents and, in parallel, the studies of Bakhtin, Vigotski, Certeau and other authors of the Historical-Cultural perspective, redirected the way I related to pedagogical practiceMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Ferreira, Norma Sandra de AlmeidaFerreira, Andréa Tereza BritoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989-20182018-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548BARBOSA, Giovana Tolesani Camargo. A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos. 2018. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060312Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-22T16:10:06Zoai::1060312Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-22T16:10:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos The classroom as a space of interlocution and sense production |
title |
A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos |
spellingShingle |
A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos Barbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989- Ambiente de sala de aula Ensino Sentidos e sensações Leitura Classroom Teaching Senses Interlocution Reading |
title_short |
A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos |
title_full |
A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos |
title_fullStr |
A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos |
title_full_unstemmed |
A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos |
title_sort |
A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos |
author |
Barbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989- |
author_facet |
Barbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969- Ferreira, Norma Sandra de Almeida Ferreira, Andréa Tereza Brito Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de sala de aula Ensino Sentidos e sensações Leitura Classroom Teaching Senses Interlocution Reading |
topic |
Ambiente de sala de aula Ensino Sentidos e sensações Leitura Classroom Teaching Senses Interlocution Reading |
description |
Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548 BARBOSA, Giovana Tolesani Camargo. A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos. 2018. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Giovana Tolesani Camargo. A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos. 2018. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060312 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189893807538176 |