A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Barbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto
id UNICAMP-30_1b42bef97b263601a650d0616f14e67d
oai_identifier_str oai::1060312
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidosThe classroom as a space of interlocution and sense productionAmbiente de sala de aulaEnsinoSentidos e sensaçõesLeituraClassroomTeachingSensesInterlocutionReadingOrientador: Ana Lúcia Guedes PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa buscou problematizar as relações que se estabelecem na sala de aula, procurando encontrar indícios dos sentidos produzidos pelos sujeitos sociais (professora e alunos) nas interlocuções cotidianas. O entrecorrer desse processo fomentou indagações acerca das condições de produção desses sentidos, no contexto em questão. Diante dos episódios registrados por mim, do lugar social de professora do 5º e 3º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, entre os anos de 2016 e 2017, deparei-me com situações que, ao serem intercruzadas com estudos de Vigotski, Bahktin e Certeau, suscitaram questionamentos acerca dos sentidos produzidos pelos alunos nas diversas situações de aprendizagem que ocorrem na sala de aula, bem como suas formas de elaboração e apropriação do saber historicamente acumulado. Nesse processo, o caderno de registros se configurou como um instrumento de pesquisa e também uma ferramenta de trabalho, pois possibilitou a ressignificação de minha prática. Passei a priorizar, no trabalho pedagógico, situações como as de leitura, principalmente de literatura, nas quais sentidos pudessem circular mais livremente e as crianças, de certo modo, tivessem liberdade para produzir novos significados às situações cotidianas. Dessa maneira, a interação com os alunos indicava, ao mesmo tempo, caminhos para que pudesse buscar novas formas de mediar a relação deles com os conteúdos culturais e, paralelamente, os estudos de Bakhtin, Vigotski, Certeau e outros autores da perspectiva Histórico-Cultural, redirecionavam o modo como me relacionava com a prática pedagógicaAbstract: This research sought to problematize the relations that are established in the classroom, trying to find indications of the senses produced by the social subjects (teacher and students) in everyday dialogues. The routing of this process fostered questions about the conditions of production of these senses, in the context in focus. Faced with the episodes recorded by me, from the social place of 5th and 3rd grade elementary school teacher, respectively, between 2016 and 2017, I came across situations that, when cross-linked with studies by Vigotski, Bahktin and Certeau, have raised questions about the senses produced by students in the various learning situations that occur in the classroom, as well as their forms of elaboration and appropriation of historically accumulated knowledge. In this process, a notebook was configured as a research tool and also a work tool, because it enabled the re-signification of my practice. I began to prioritize, in the pedagogical work, situations such as reading, especially literature, in which senses could circulate more freely and children, in a way, had the freedom to produce new meanings to everyday situations. In this way, the interaction with the students indicated, at the same time, ways to search for new schemes to mediate their relationship with cultural contents and, in parallel, the studies of Bakhtin, Vigotski, Certeau and other authors of the Historical-Cultural perspective, redirected the way I related to pedagogical practiceMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Ferreira, Norma Sandra de AlmeidaFerreira, Andréa Tereza BritoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989-20182018-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548BARBOSA, Giovana Tolesani Camargo. A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos. 2018. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060312Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-22T16:10:06Zoai::1060312Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-22T16:10:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos
The classroom as a space of interlocution and sense production
title A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos
spellingShingle A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos
Barbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989-
Ambiente de sala de aula
Ensino
Sentidos e sensações
Leitura
Classroom
Teaching
Senses
Interlocution
Reading
title_short A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos
title_full A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos
title_fullStr A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos
title_full_unstemmed A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos
title_sort A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos
author Barbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989-
author_facet Barbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Ferreira, Andréa Tereza Brito
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Giovana Tolesani Camargo, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de sala de aula
Ensino
Sentidos e sensações
Leitura
Classroom
Teaching
Senses
Interlocution
Reading
topic Ambiente de sala de aula
Ensino
Sentidos e sensações
Leitura
Classroom
Teaching
Senses
Interlocution
Reading
description Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548
BARBOSA, Giovana Tolesani Camargo. A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos. 2018. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548
identifier_str_mv BARBOSA, Giovana Tolesani Camargo. A sala de aula como espaço de interlocução e produção de sentidos. 2018. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634548. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060312
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189893807538176