O uso do smartphone como recurso pedagógico no ensino de biologia : uma sequência didática proposta
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | Orientador: Ana de Medeiros Arnt |
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O uso do smartphone como recurso pedagógico no ensino de biologia : uma sequência didática propostaThe use of smartphone as a pedagogical resource in biology teaching : a proposed didatic sequenceSmartphonesAplicativos móveisEducaçãoBotânica - Estudo e ensinoSmartphonesEducationMobile applicationsBotany - Study and teachingOrientador: Ana de Medeiros ArntDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: A sociedade que conhecemos foi construída junto às tecnologias, de maneira indissociável, o que trouxe reflexos na comunicação e no comportamento humano. Podemos exemplificá-los com o uso de ferramentas para a comunicação, artefatos para a escrita, o outrora tão comum uso de cartas e, posteriormente, a telefonia, que evoluiu à telefonia móvel através dos celulares. Estes últimos, com a difusão e o acesso à internet, ganharam inúmeros recursos e estão cada vez mais presentes no cotidiano da população. Com os alunos não é diferente, já que o fenômeno adentra os muros da escola: é frequente o uso do aparato entre os alunos durante as aulas ? geralmente, para assuntos alheios a ela, o que pode gerar críticas vindas dos professores e da gestão escolar, bem como embates entre estes e os estudantes. Como uma alternativa a esta problemática situação, tem-se a reavaliação do papel do smartphone na vida do estudante, buscando integrá-lo no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho traz uma proposta de utilização do telefone celular no ensino de Botânica. Como produto final do presente Trabalho de Conclusão de Mestrado, foi desenvolvida uma sequência didática na forma de aplicativo para smartphones com o sistema operacional Android, com a finalidade de desenvolver a temática das plantas e suas particularidadesAbstract: The society as we know was built around technologies, in an inseparable way, which brought reflections in communication and human behavior. We can exemplify this with the use of tools for communication, artifacts for writing, the once so common use of letters, and later, telephony, which evolved to mobile telephony through the cell phones. The latter, with the diffusion and access to the internet, have gained countless resources and are increasingly present in the population's daily lives. With the students it is not any different, since the phenomenon enters the school walls: it is frequent the use of the device among students during classes ? usually, for subjects unrelated to it, which can generate criticism from teachers and school management, as well as clashes between them and the students. As an alternative to this problematic situation, there is the re-evaluation of the role of the smartphone in the student's life, seeking to integrate it into the teaching-learning process. The present work brings a proposal for the use of cell phones in teaching Botany. As a final product of this Master's Final Project, a didactic sequence was developed in the form of an application for smartphones with the Android operating system, with the purpose of developing the theme of plants and their particularitiesMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES[s.n.]Arnt, Ana de Medeiros, 1977-Oliveira, Graciele Almeida deAmorim, Antonio Carlos Rodrigues deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFranco, Rhaisa Martins, 1989-20212021-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (34 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642232FRANCO, Rhaisa Martins. O uso do smartphone como recurso pedagógico no ensino de biologia: uma sequência didática proposta. 2021. 1 recurso online (34 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642232. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169642Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-19T14:23:53Zoai::1169642Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-10-19T14:23:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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