Revisitando o ensino/aprendizagem de inglês no contexto da educação técnica profissionalizante a partir da prática de um letramento críticotranslíngue
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Resumo: | Orientador: Cláudia Hilsdorf Rocha |
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Revisitando o ensino/aprendizagem de inglês no contexto da educação técnica profissionalizante a partir da prática de um letramento críticotranslíngueRevisiting the teaching/learning of English in the context of the professionalizing technical education from a critical-translingual literacy practiceEnsino técnicoLíngua inglesa - Estudo e ensinoMultiletramentosLetramentoTranslinguagem (Linguística)Technical educationEnglish language - Study and teachingMultiliteraciesCritical literacyTranslanguaging (Linguistics)Orientador: Cláudia Hilsdorf RochaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o contexto de ensino técnico a fim de compreender suas especificidades em relação a sua interface com a língua inglesa para, assim, revisitar o papel assumido por essa língua nesse cenário, problematizando suas possíveis implicações político-pedagógicas. Para tanto, articula um enfoque crítico (ROCHA 2013; LUKE, 2014; MILLS, 2016), pautado na perspectiva dos multiletramentos (NLG, 1996; ROJO, 2009 e 2012; COPE; KALANTZIS, 2015), em uma orientação translíngue (CANAGARAJAH, 2013; GARCÍA, 2009; GARCÍA; WEI, 2014) e interdisciplinar (CAVALCANTI, 2013; FRIGOTTO; ARAÚJO, 2018). A pesquisa parte de uma discussão sobre os impactos da globalização nas maneiras pelas quais nos comunicamos e usamos a língua na contemporaneidade e, consequentemente, sobre o ensino/ aprendizagem de inglês. Igualmente, a globalização tem implicações sobre como pensamos o trabalho na sociedade atual, bem como sobre a formação para o trabalho em tempos marcados por desestabilizações e transformações. Nesse cenário, parece urgente a tarefa de revisitar as epistemologias que tradicionalmente informaram o ensino de línguas no Brasil, especialmente no contexto da educação técnica profissionalizante, que não raramente é capturada pelo discurso neoliberal que reduz a formação para o trabalho à capacitação (ARROYO, 2013), e na qual a língua é vista como instrumento a ser utilizado na realização de tarefas específicas. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) e foi desenvolvida em um campus do Instituto Federal de São Paulo, onde um projeto de letramento foi desenvolvido com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Química. A partir do desenvolvimento desse projeto foram gerados os dados através de questionários, grupos focais, gravações de aula e um diário de pesquisa mantido pelo professor-pesquisador. A análise das interações em sala de aula indica a mobilização de diferentes repertórios e estratégias de translinguagem (GARCÍA; WEI, 2014), tanto pelo professor quanto pelos alunos, para construir sentidos na aula de inglês em um fluxo que remete à ideia de translanguaging corriente (GARCÍA et al, 2017). Indica ainda que, través de um letramento crítico-translíngue, é possível vislumbrar o ensino de língua inglesa no contexto da educação técnica para além da dicotomia que costuma opor formação para o trabalho versus formação crítica, retomando, assim, os princípios de uma formação integrada e integral, voltada para o exercício da cidadania (PACHECO, 2012), como preveem os documentos oficiais que orientam essa modalidade de ensinoAbstract: This research aims at investigating the context of technical education in order to understand its particularities in relation to its interface with English language, so as to revisit the role assumed by this language in this environment, questioning possible political-pedagogical implications. To do so, it articulates a critical approach (ROCHA 2013; LUKE, 2014; MILLS, 2016), based on the multiliteracies perspective (NLG, 1996; ROJO, 2009 e 2012; COPE; KALANTZIS, 2015), in a translanguaging (CANAGARAJAH, 2013; GARCÍA, 2009; GARCÍA; WEI, 2014) and interdisciplinary (CAVALCANTI, 2013; FRIGOTTO; ARAÚJO, 2018) orientation. The research starts with a discussion on the impacts of globalization in the ways that we communicate and use language nowadays and, consequently, on the teaching/ learning of English. Likewise, globalization has implications on how we think the work in contemporary society, as well as on labor formation in times characterized by destabilizations and transformations. Considering this background, it seems to be an urgent task to revisit the epistemologies that have traditionally informed the teaching of languages in Brazil, especially in the context of the professionalizing technical education, which is not rarely captured by the neoliberal discourse that reduces labor formation to training (ARROYO, 2103), and in which language is seen as an instrument to be used in the accomplishment of specific tasks. This research is characterized as an action-research (TRIPP, 2005) and was developed in a campus of the Federal Institute of São Paulo, where a literacy project was developed with students in the third year of High School integrated to the technical course in Chemistry. During the development of the project, data was generated through questionnaires, focal groups, class recordings and a research diary kept by the teacher-researcher. Analysis of the classroom interactions indicate the use of different repertoires and translanguaging strategies (GARCÍA; WEI, 2014), both by the teacher and the students, to construct meanings in the English classes in some kind of flow that resembles to the idea of translanguaging corriente (GARCÍA et al, 2017). They also indicate that through a critical-translingual literacy practice, it is possible to glimpse the teaching of English in the context of technical education beyond the dichotomy that opposes labor formation versus critical formation, resuming the principles of an integral and integrated formation, aimed at the exercise of citizenship (PACHECO, 2012), as the official documents that guide this kind of education suggestDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-Kawachi, Guilherme JottoInocente, Joana de São PedroMaciel, Ruberval FrancoVicentin, Karina AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Tiago Pellim da, 1985-20202020-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 230 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640004SILVA, Tiago Pellim da. Revisitando o ensino/aprendizagem de inglês no contexto da educação técnica profissionalizante a partir da prática de um letramento críticotranslíngue . 2020. 1 recurso online ( 230 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640004. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157432Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T15:46:19Zoai::1157432Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-19T15:46:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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