No jardim dos letramentos : tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Maia, Ivan Ferrer
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616729
Resumo: Orientador: Jose Armando Valente
id UNICAMP-30_26b2e5fe257e1e81808554cbb7c7dd6f
oai_identifier_str oai::840127
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling No jardim dos letramentos : tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergênciaGarden of literacies : awakeness raising and poetic networking in the cultural convergenceLetramentoTecnologia da informação e comunicaçãoAprendizagem de adultosInclusão digitalConscientizaçãoLiteracyInformation and communication technologyAdult learningDigital InclusionAwarenessOrientador: Jose Armando ValenteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente tese tem como objetivo mostrar como o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC favorece o processo de construção de letramentos, considerando as tomadas de consciências, os múltiplos contextos dos membros envolvidos e a diversidade de canais de comunicação convergidos nos recursos digitais. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa-ação integral e sistêmica, que utiliza a participação típica da pesquisa-ação, em uma perspectiva integral e sistêmica, na qual a interação dos atores e dos pesquisadores é analisada em diferentes formas e graus de intensidade, e destinada à democratização das práticas educativas e sociais, nos campos em que ocorre a pesquisa-ação. Participaram do projeto 16 idosos considerados excluídos digitalmente. Os participantes se reuniram durante três anos, em três encontros semanais, para desenvolverem práticas com as tecnologias digitais. Os dados foram compilados e registrados em diário de bordo, atas de reuniões, meios digitais (audiovisual e fotografia), entrevistas e questionários, e nas plataformas digitais. As TDIC foram utilizadas como ferramentas para buscar informações, divulgar produtos criados por eles próprios, produzir conteúdos, preservar a memória da família, trocar mensagens com familiares e amigos, para entretenimento com jogos digitais, telenovela e música, para auxiliar na aprendizagem e para outras práticas com os recursos digitais. Os dados foram copilados e inseridos no software CHIC - Classificação Hierárquica Implicativa e Coercitiva, para gerar árvores de similaridades entre as variáveis que emergiram. As ocorrências das variáveis permitiram organizar quatro categorias predominantes - Repetição, Adaptação, Consciente e Transformativo. A partir das categorias levantadas, foi possível identificar quatro níveis no processo de construção dos letramentos: pré-letramentos, letramentos primários, letramentos medianos e letramentos avançados. Esses níveis foram sendo construídos de acordo com a capacidade dos aprendizes em desenvolver novas habilidades em lidar com os canais de comunicação, em tomar consciência de si e da própria realidade, e em dar uso contextualizado às ações, a ponto de promover transformações na própria vidaAbstract: This dissertation aims at showing how the use of ICDT (Information and Communication Digital Technology) favors the process of construction of literacies, considering awareness raising, multiple contexts of the stakeholders and the diversity of communication channels that are converged in digital resources. Therefore, the integral and systemic action-research method was used, which involves the typical participation of action-research in an integral and systemic approach. The interaction between players and researchers is analyzed in different manners and at varying degrees with the purpose of fostering democratic educational and social practices in the fields where action-research is conducted. The project had the participation of 16 digitally-excluded elderly citizens, who gathered for three years, in three weekly meetings, to develop practices that used digital technology. Data were compiled and recorded in journals, meeting minutes, digital media (audiovisual and photography), interviews and questionnaires, and in digital platforms. ICDTs were used as tools to search for information, to announce products developed by the group members, to produce contents, to preserve family memories, to exchange messages with family members and friends, for entertainment with digital games, to support learning and in other practices that used digital resources. Data were compiled and input in the CHIC (Hierarchical Implicative and Coercitive Classification) software program to produce similarity graphs between the variables generated. The occurrences of variables allowed data to be organized in four predominant categories - Repetition, Adaptation, Conscious and Transformational. Based on the categories initially raised, it was possible to identify four levels in the process of construction of literacies: pre-literacies, primary literacies, average literacies and advanced literacies. These levels were built according to the learners' ability to develop new skills related to dealing with communication channels, to become aware of themselves and of reality itself, to contextualize actions and, ultimately, the ability to foster change in their own livesDoutoradoMultimeiosDoutor em Multimeios[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini deNeris, Vânia Paula de AlmeidaRangel, Flaminio de OliveiraHildebrand, Hermes RenatoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaia, Ivan Ferrer2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf340 p. : il. + 1 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616729MAIA, Ivan Ferrer. No jardim dos letramentos: tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência. 2011. 340 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616729. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/840127porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:28:15Zoai::840127Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:28:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv No jardim dos letramentos : tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência
Garden of literacies : awakeness raising and poetic networking in the cultural convergence
title No jardim dos letramentos : tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência
spellingShingle No jardim dos letramentos : tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência
Maia, Ivan Ferrer
Letramento
Tecnologia da informação e comunicação
Aprendizagem de adultos
Inclusão digital
Conscientização
Literacy
Information and communication technology
Adult learning
Digital Inclusion
Awareness
title_short No jardim dos letramentos : tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência
title_full No jardim dos letramentos : tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência
title_fullStr No jardim dos letramentos : tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência
title_full_unstemmed No jardim dos letramentos : tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência
title_sort No jardim dos letramentos : tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência
author Maia, Ivan Ferrer
author_facet Maia, Ivan Ferrer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Neris, Vânia Paula de Almeida
Rangel, Flaminio de Oliveira
Hildebrand, Hermes Renato
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Ivan Ferrer
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Tecnologia da informação e comunicação
Aprendizagem de adultos
Inclusão digital
Conscientização
Literacy
Information and communication technology
Adult learning
Digital Inclusion
Awareness
topic Letramento
Tecnologia da informação e comunicação
Aprendizagem de adultos
Inclusão digital
Conscientização
Literacy
Information and communication technology
Adult learning
Digital Inclusion
Awareness
description Orientador: Jose Armando Valente
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616729
MAIA, Ivan Ferrer. No jardim dos letramentos: tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência. 2011. 340 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616729. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616729
identifier_str_mv MAIA, Ivan Ferrer. No jardim dos letramentos: tomadas de consciência e poéticas em rede e na cultura da convergência. 2011. 340 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616729. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/840127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
340 p. : il. + 1 DVD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189852621570048