Uso do jogo Bozó na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Soares, Alexandre Henrique, 1990-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/30
Resumo: Orientador: Verónica Andrea González-López
id UNICAMP-30_28f70b631c8b1feddebe1cead3bf1d08
oai_identifier_str oai::1230438
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uso do jogo Bozó na sala de aulaUsing the Bozó game in the classroomEducação matemáticaProbabilidadesAnálise combinatóriaEnsino médioTeoria dos jogosMathematics educationProbabilitiesCombinatorial analysisHigh schoolGame theoryOrientador: Verónica Andrea González-LópezDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: Neste trabalho apresentamos a fundamentação teórica do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem com um destaque especial para as aulas de matemática, bem como propomos a utilização do jogo Bozó alinhado a uma sequência didática para alunos do Ensino Médio. O Bozó consiste em um jogo de dados muito popular no Mato Grosso do Sul, derivado do General e do Yam, a versão brasileira do Yahtzee. Algumas jogadas deste jogo são semelhantes às do pôquer, em relação a formar combinações específicas com os dados. Apresentamos tópicos da análise combinatória e da probabilidade que estão no currículo habitual de alunos do Ensino Médio e que julgamos essenciais para o total aproveitamento da atividade proposta. Também discorremos sobre a teoria dos jogos desenvolvida por John von Neumann e John Nash com o intuito de classificar o Bozó à luz destas ideias e fazemos uma investigação mais aprofundada sobre as possíveis escolhas que o jogador se depara durante uma partida e se realmente há estratégia neste jogo dedados. Após desenvolver e apresentar este arcabouço teórico, apresentamos a proposta de atividade envolvendo o jogo de Bozó para alunos de Ensino Médio. O uso de um jogo permite que os alunos desenvolvam habilidades sociais, memória afetiva com o conteúdo além de estimular diretamente o raciocínio probabilísticoAbstract: In this work, we introduce the theoretical foundations of the use of games in teaching practice. We approach the issue with an emphasis on math classes. Also, we propose the use of the Bozó game aligned with a didactic sequence for high school students. Bozó is a popular dice game in Mato Grosso do Sul, derived from General and Yam, the Brazilian version of Yahtzee. Some plays in this game are similar to poker combinations but with the dice instead of cards. To show how to use this game to develop habilities, we bring together probability notions coming from the regular curriculum of high school students. We consider it essential for the full use of the proposed activity. We also introduce classical game theory notions to classify the Bozó game in the light of these ideas and make a deeper inspection about the possible choices that the player faces during a match, identifying if there is a strategy in this game. Since the use of a game allows students to develop social skills, affective memory with the content, stimulating probabilistic reasoning, we simulate several configurations of the game to identify strategies revealing efficient criteria to be used for the gamer. Also, we introduce a proposal for a class activity involving the Bozó for high school studentsMestradoMatemática em Rede Nacional - PROFMATMestre em Matemática em Rede Nacional[s.n.]González-López, Verónica Andrea, 1970-Andreani, RobertoViola, Márcio Luis LanfrediUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSoares, Alexandre Henrique, 1990-20212021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (95 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/30SOARES, Alexandre Henrique. Uso do jogo Bozó na sala de aula. 2021. 1 recurso online (95 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/30. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230438Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T16:44:15Zoai::1230438Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-04T16:44:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do jogo Bozó na sala de aula
Using the Bozó game in the classroom
title Uso do jogo Bozó na sala de aula
spellingShingle Uso do jogo Bozó na sala de aula
Soares, Alexandre Henrique, 1990-
Educação matemática
Probabilidades
Análise combinatória
Ensino médio
Teoria dos jogos
Mathematics education
Probabilities
Combinatorial analysis
High school
Game theory
title_short Uso do jogo Bozó na sala de aula
title_full Uso do jogo Bozó na sala de aula
title_fullStr Uso do jogo Bozó na sala de aula
title_full_unstemmed Uso do jogo Bozó na sala de aula
title_sort Uso do jogo Bozó na sala de aula
author Soares, Alexandre Henrique, 1990-
author_facet Soares, Alexandre Henrique, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv González-López, Verónica Andrea, 1970-
Andreani, Roberto
Viola, Márcio Luis Lanfredi
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Alexandre Henrique, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Probabilidades
Análise combinatória
Ensino médio
Teoria dos jogos
Mathematics education
Probabilities
Combinatorial analysis
High school
Game theory
topic Educação matemática
Probabilidades
Análise combinatória
Ensino médio
Teoria dos jogos
Mathematics education
Probabilities
Combinatorial analysis
High school
Game theory
description Orientador: Verónica Andrea González-López
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/30
SOARES, Alexandre Henrique. Uso do jogo Bozó na sala de aula. 2021. 1 recurso online (95 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/30. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/30
identifier_str_mv SOARES, Alexandre Henrique. Uso do jogo Bozó na sala de aula. 2021. 1 recurso online (95 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/30. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230438
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (95 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189932189614080