A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518 |
Resumo: | Orientador: Valerio Jose Arantes |
id |
UNICAMP-30_2a2307f53327923050ef9648750e0d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::397136 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SPThe implementation of constructivist pedagogic paradigms and new forms of administration and organization of the fundamental school: a study of case accomplished in EMEF Carlos C. V. Braga in Valinhos-SPEducaçãoGestão educacionalEscolasConstrutivismo (Educação)Projeto pedagógicoEducationEducational managementSchoolsCosntructivism (Education)Pedagogic projectOrientador: Valerio Jose ArantesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Estudo de caso, de natureza qualitativa, sobre o processo de construção de um projeto político e pedagógico participativo, democrático e emancipatório realizado na EMEF Carlos Carvalho Vieira Braga, em Valinhos, estado de São Paulo. Trata-se de uma análise bibliográfica e institucional sobre a gestão da escola buscando apresentar as matrizes teóricas e marcos organizacionais da cultura escolar dominante na tradição brasileira, constituída a partir de procedimentos autoritários e burocráticos, tendo como intenção a implementação de formas de participação planejamento das ações educacionais sobre paradigmas construtivistas. Apresenta a identidade epistemológica e pedagógica da teoria construtivista, a partir de J. Piaget, e tenciona derivar algumas diretrizes administrativas e de gestão na escola fundamental. Descreve o processo de produção do Projeto Político Pedagógico da escola e analisa as ações e inovações participativas de pais, professores e funcionários na proposição de uma escola nova, possível e transformadora. Utiliza a pesquisa participante e apresenta contribuições ao projeto de construção de uma nova cultura, participativa e cooperativa, na gestão da escola pública brasileiraAbstract: A case's study, of qualitative nature, on the process of construction of a political project and pedagogic, democratic and communitary accomplished in EMEF Carlos Carvalho Vieira Braga, in Valinhos, state of São Paulo. It is treated of a bibliographical and institutional analysis on the administration of the school looking for to present the theoretical head offices and organizational marks of the dominant school culture in the Brazilian tradition, constituted starting from authoritarian and bureaucratic procedures, tends as intention the implementation in ways of participation planning of the education actions on constructivist paradigms It presents the epistemological identity and pedagogic of the constructivist theory, starting from J. Piaget, and it intends to derive some administrative guidelines and of administration in the fundamental school. It describes the process of production of the Pedagogic Political Project of the school and it analyzes the actions and cooperatives innovations of parents, teachers and employees in the proposition of a school new, possible and public. It uses the participant research and it presents contributions to the project of construction of a new culture, with participation and cooperative, in the administration of the Brazilian public schoolMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Arantes, Valério José, 1949-Assis, Orly Zucatto Mantovani deRomão, Luciilia Maria SouzaRibeiro, Paulo Rennes MarçalFrança, Carlos Alberto VidalUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Cleide Aparecida Ribeiro20072007-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518NUNES, Cleide Aparecida Ribeiro. A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental: um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP. 2007. 159p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397136porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:41Zoai::397136Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP The implementation of constructivist pedagogic paradigms and new forms of administration and organization of the fundamental school: a study of case accomplished in EMEF Carlos C. V. Braga in Valinhos-SP |
title |
A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP |
spellingShingle |
A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP Nunes, Cleide Aparecida Ribeiro Educação Gestão educacional Escolas Construtivismo (Educação) Projeto pedagógico Education Educational management Schools Cosntructivism (Education) Pedagogic project |
title_short |
A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP |
title_full |
A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP |
title_fullStr |
A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP |
title_full_unstemmed |
A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP |
title_sort |
A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP |
author |
Nunes, Cleide Aparecida Ribeiro |
author_facet |
Nunes, Cleide Aparecida Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arantes, Valério José, 1949- Assis, Orly Zucatto Mantovani de Romão, Luciilia Maria Souza Ribeiro, Paulo Rennes Marçal França, Carlos Alberto Vidal Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Cleide Aparecida Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gestão educacional Escolas Construtivismo (Educação) Projeto pedagógico Education Educational management Schools Cosntructivism (Education) Pedagogic project |
topic |
Educação Gestão educacional Escolas Construtivismo (Educação) Projeto pedagógico Education Educational management Schools Cosntructivism (Education) Pedagogic project |
description |
Orientador: Valerio Jose Arantes |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518 NUNES, Cleide Aparecida Ribeiro. A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental: um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP. 2007. 159p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518. Acesso em: 15 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) NUNES, Cleide Aparecida Ribeiro. A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental: um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP. 2007. 159p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 159p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799139857771003904 |