A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Nunes, Cleide Aparecida Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518
Resumo: Orientador: Valerio Jose Arantes
id UNICAMP-30_2a2307f53327923050ef9648750e0d0f
oai_identifier_str oai::397136
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SPThe implementation of constructivist pedagogic paradigms and new forms of administration and organization of the fundamental school: a study of case accomplished in EMEF Carlos C. V. Braga in Valinhos-SPEducaçãoGestão educacionalEscolasConstrutivismo (Educação)Projeto pedagógicoEducationEducational managementSchoolsCosntructivism (Education)Pedagogic projectOrientador: Valerio Jose ArantesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Estudo de caso, de natureza qualitativa, sobre o processo de construção de um projeto político e pedagógico participativo, democrático e emancipatório realizado na EMEF Carlos Carvalho Vieira Braga, em Valinhos, estado de São Paulo. Trata-se de uma análise bibliográfica e institucional sobre a gestão da escola buscando apresentar as matrizes teóricas e marcos organizacionais da cultura escolar dominante na tradição brasileira, constituída a partir de procedimentos autoritários e burocráticos, tendo como intenção a implementação de formas de participação planejamento das ações educacionais sobre paradigmas construtivistas. Apresenta a identidade epistemológica e pedagógica da teoria construtivista, a partir de J. Piaget, e tenciona derivar algumas diretrizes administrativas e de gestão na escola fundamental. Descreve o processo de produção do Projeto Político Pedagógico da escola e analisa as ações e inovações participativas de pais, professores e funcionários na proposição de uma escola nova, possível e transformadora. Utiliza a pesquisa participante e apresenta contribuições ao projeto de construção de uma nova cultura, participativa e cooperativa, na gestão da escola pública brasileiraAbstract: A case's study, of qualitative nature, on the process of construction of a political project and pedagogic, democratic and communitary accomplished in EMEF Carlos Carvalho Vieira Braga, in Valinhos, state of São Paulo. It is treated of a bibliographical and institutional analysis on the administration of the school looking for to present the theoretical head offices and organizational marks of the dominant school culture in the Brazilian tradition, constituted starting from authoritarian and bureaucratic procedures, tends as intention the implementation in ways of participation planning of the education actions on constructivist paradigms It presents the epistemological identity and pedagogic of the constructivist theory, starting from J. Piaget, and it intends to derive some administrative guidelines and of administration in the fundamental school. It describes the process of production of the Pedagogic Political Project of the school and it analyzes the actions and cooperatives innovations of parents, teachers and employees in the proposition of a school new, possible and public. It uses the participant research and it presents contributions to the project of construction of a new culture, with participation and cooperative, in the administration of the Brazilian public schoolMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Arantes, Valério José, 1949-Assis, Orly Zucatto Mantovani deRomão, Luciilia Maria SouzaRibeiro, Paulo Rennes MarçalFrança, Carlos Alberto VidalUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Cleide Aparecida Ribeiro20072007-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518NUNES, Cleide Aparecida Ribeiro. A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental: um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP. 2007. 159p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397136porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:41Zoai::397136Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP
The implementation of constructivist pedagogic paradigms and new forms of administration and organization of the fundamental school: a study of case accomplished in EMEF Carlos C. V. Braga in Valinhos-SP
title A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP
spellingShingle A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP
Nunes, Cleide Aparecida Ribeiro
Educação
Gestão educacional
Escolas
Construtivismo (Educação)
Projeto pedagógico
Education
Educational management
Schools
Cosntructivism (Education)
Pedagogic project
title_short A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP
title_full A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP
title_fullStr A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP
title_full_unstemmed A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP
title_sort A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental : um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP
author Nunes, Cleide Aparecida Ribeiro
author_facet Nunes, Cleide Aparecida Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arantes, Valério José, 1949-
Assis, Orly Zucatto Mantovani de
Romão, Luciilia Maria Souza
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
França, Carlos Alberto Vidal
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cleide Aparecida Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gestão educacional
Escolas
Construtivismo (Educação)
Projeto pedagógico
Education
Educational management
Schools
Cosntructivism (Education)
Pedagogic project
topic Educação
Gestão educacional
Escolas
Construtivismo (Educação)
Projeto pedagógico
Education
Educational management
Schools
Cosntructivism (Education)
Pedagogic project
description Orientador: Valerio Jose Arantes
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518
NUNES, Cleide Aparecida Ribeiro. A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental: um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP. 2007. 159p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NUNES, Cleide Aparecida Ribeiro. A implementação de paradigmas pedagogicos construtivistas e as novas formas de gestão e organização da escola fundamental: um estudo de caso realizado na EMEF Carlos C. V. Braga em Valinhos-SP. 2007. 159p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
159p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139857771003904