Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Caldas, Tânia Alencar de, 1961-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640661
Resumo: Orientadores: Rodolfo Jardim de Azevedo, Ricardo Edgard Caceffo
id UNICAMP-30_2caaaff227b727bae45bad598dbb482d
oai_identifier_str oai::1161700
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevoStudent performance in an introductory programming course and long-term knowledgeInventário conceitualDesempenhoProgramação (Computadores)Conceptual inventoryPerformanceComputer programmingOrientadores: Rodolfo Jardim de Azevedo, Ricardo Edgard CaceffoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: A necessidade de buscar soluções que promovam o conhecimento dos conceitos introdutórios em Computação tem mobilizado pesquisas na construção de um concept inventory (CI), que é um conjunto de questões de múltipla escolha focado em erros comuns de aprendizagem. Neste trabalho, a sigla adotada foi IC, por se tratar de um Inventário Conceitual. O inventário mais conhecido é o da área da Física, force concept inventory. No Instituto de Computação da Unicamp, pesquisa coordenada pelo Professor Ricardo Caceffo, em parceria com a UBC, no Canadá, buscou identificar misconceptions para a criação de um IC com os 7 tópicos mais recorrentes: parâmetros da função; variáveis; recursão; iteração; estruturas; ponteiros e expressões booleanas, totalizando 28 questões. Esta dissertação colabora com a avaliação dos dados da primeira versão do IC e da validação das questões. Como os questionários foram aplicados em um só momento, o ganho de aprendizagem foi substituído pela análise da retenção do aprendizado, ou seja, quão longevo podem ser os conhecimentos apreendidos no início dos cursos. As questões foram enviadas aos alunos de todos os cursos que estudaram a disciplina Algoritmos e Programação de Computadores (MC102) nos anos de 2007 a 2018, possibilitando identificar padrões e comparar resultados entre os cursos; verificando as possíveis diferenças e semelhanças entre os cursos coordenados e os não coordenados. Variáveis como o tipo de ensino médio; o desempenho no vestibular; o desempenho em outras disciplinas; e a aprovação na disciplina MC102 na primeira vez em que tenha sido cursada compuseram as análises. Considerando que o processo de ensino aprendizagem envolve avaliações, tanto internas como externas, foi considerada a relevância de levantar o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o grau de dificuldade na resolução das questões de acordo com a análise dos alunos, ao final do exame. Foi possível concluir que alunos que cursaram o ensino médio em escola técnica e tiveram boas notas no vestibular alcançaram melhor desempenho na disciplina MC102. Quanto ao número de questões de um inventário que seja hábil a alcançar objetivos pedagógicos, verificou-se que a divisão das perguntas em três blocos poderá ser mais eficienteAbstract: The need to search solutions that promote the knowledge of introductory concepts in Computing has mobilized research in the construction of a concept inventory (CI), which is a set of multiple choice questions focused on common learning errors. In this work, the acronym adopted was CI, as it is a Conceptual Inventory. The most well-known inventory is in the area of Physics, force concept inventory. At Unicamp¿s Institute of Computing, research coordinated by professor Ricardo Caceffo, in partnership with UBC, in Canada, sought to identify misconceptions for the creation of a CI with the 7 most recurring topics: function parameters; variables; recursion; iteration; structures; pointers and Boolean expressions, totaling 28 questions. This dissertation collaborates with the evaluation of the data from the first version of the CI and the validation of the questions. As the questionnaires were applied in just one moment, the learning gain was replaced by the analysis of learning retention, that is, how long the knowledge learned at the beginning of the courses can be. The questions were sent to students from all courses who studied the subject Algorithms and Computer Programming (MC102) in the years 2007 to 2018, making it possible to identify patterns and compare results between courses; checking the possible differences and similarities between coordinated and non-coordinated courses. Variables such as the type of high school; performance in the entrance exam; performance in other disciplines; and approval in the discipline MC102 the first time it was taken made up the analyzes. Considering that the teaching-learning process involves assessments, both internal and external, the relevance of raising performance in the National Student Performance Exam (Enade) and the degree of difficulty in resolving the issues according to the students¿ analysis was considered, at the end of the exam. It was possible to conclude that students who attended high school in technical school and had good marks in the entrance exam achieved better performance in the discipline MC102. As for the number of questions in an inventory that is capable of achieving pedagogical objectives, it was found that the division of questions into three blocks may be more efficientMestradoCiência da ComputaçãoMestra em Ciência da ComputaçãoCAPES001CNPQ830510/1999-0FAPESP08668-6/2015[s.n.]Azevedo, Rodolfo Jardim de, 1974-Caceffo, Ricardo Edgard, 1983-Gerosa, Marco AurélioGarcia, Islene CalciolariUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaldas, Tânia Alencar de, 1961-20202020-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 343 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640661CALDAS, Tânia Alencar de. Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo . 2020. 1 recurso online ( 343 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640661. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161700Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-11T11:56:29Zoai::1161700Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-11T11:56:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo
Student performance in an introductory programming course and long-term knowledge
title Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo
spellingShingle Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo
Caldas, Tânia Alencar de, 1961-
Inventário conceitual
Desempenho
Programação (Computadores)
Conceptual inventory
Performance
Computer programming
title_short Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo
title_full Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo
title_fullStr Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo
title_full_unstemmed Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo
title_sort Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo
author Caldas, Tânia Alencar de, 1961-
author_facet Caldas, Tânia Alencar de, 1961-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Rodolfo Jardim de, 1974-
Caceffo, Ricardo Edgard, 1983-
Gerosa, Marco Aurélio
Garcia, Islene Calciolari
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Tânia Alencar de, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Inventário conceitual
Desempenho
Programação (Computadores)
Conceptual inventory
Performance
Computer programming
topic Inventário conceitual
Desempenho
Programação (Computadores)
Conceptual inventory
Performance
Computer programming
description Orientadores: Rodolfo Jardim de Azevedo, Ricardo Edgard Caceffo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640661
CALDAS, Tânia Alencar de. Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo . 2020. 1 recurso online ( 343 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640661. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640661
identifier_str_mv CALDAS, Tânia Alencar de. Desempenho dos alunos numa disciplina introdutória de programação e o conhecimento longevo . 2020. 1 recurso online ( 343 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640661. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161700
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 343 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139995215200256