Historia da alfabetização no Brasil : a constitutição de sentidos e do sujeito da escolarização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Silva, Mariza Vieira da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586175
Resumo: Orientador: Eni Puccinelli Orlandi
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spelling Historia da alfabetização no Brasil : a constitutição de sentidos e do sujeito da escolarizaçãoAnálise do discursoEscritaHistoria - México - Sec. XVI-XXAlfabetizaçãoOrientador: Eni Puccinelli OrlandiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Nesta tese, o tema da alfabetização é trabalhado em uma dimensão histórica, da perspectiva da Análise do Discurso, fundada nos trabalhos de Michel Pêcheux, visando compreender o processo de constituição dos sentidos e do sujeito da escolarização no Brasil, e tomando como referência as políticas e as práticas lingüísticas e pedagógicas de leitura e de escrita dos séculos iniciais da colonização. Busca-se, também, compreender como este sujeito constitui do na e pela linguagem constrói, como linguagem, a história da leitura e da escrita de um país colonizado. Três questões, formuladas a partir de trabalhos exploratórios, nortearam o desenvolvimento do trabalho: 1. a presença-ausência de um dos termos das dicotomias "analfabetismo/alfabetização" e "analfabeto/alfabetizado"; 2. a assimetria entre os termos desses mesmos pares e 3. a presença de um ¿até referido a analfabeto, mobilizador de um resto fundamental. Na constituiiço do corpus, optou-se por re-visitar obras conhecidas de grande ppblico de dois tipos de discursos historicamente datados: o discurso religioso dos ssculos XVI e XVII e o discurso cienttfico de diferentes reas do conhecimento dos ssculos XIX e XX considerando a escassez de estudos e pesquisas sobre o tema e a raridade e fragmentaaço de arquivos e acervos no Paas. O trabalho com a materialidade do discurso cienttfico permitiu a construuço de um arquivo em que filiaaçes discursivas de escrita alfabbtica vvo adquirindo visibilidade, bem como uma annlise do discurso religioso apontou para acontecimentos fundadores de uma posiiço de sujeito a de letrado/nno letrado que marca a nossa identidade de brasileiro, e de sentimentos que vvo construindo referentes, imaginariamente auttnomos, para o desenvolvimento de prrticas linggüsticas e pedagggicas. No confronto de discurso cienttfico e do discurso religioso, observou-se uma temporalidade discursiva histtria e inconsciente ir se construindo em filiaaçes tambbm discursivas, e uma forma de assujeitamento se mostrou em sua historicidade e em sua diferenna, considerando pocas e mundo distintosAbstract: Not informed.DoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Orlandi, Eni de Lourdes Puccinelli, 1942-Mariani, BethaniaNunes, José HortaBanks-Leite, LuciDias, Luiz FranciscoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Mariza Vieira da1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf267f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586175SILVA, Mariza Vieira da. Historia da alfabetização no Brasil: a constitutição de sentidos e do sujeito da escolarização. 1998. 267f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586175. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/131819porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:47:09Zoai::131819Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:47:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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