Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Occhipinti, Sidney
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394
Resumo: Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda
id UNICAMP-30_36e45bf639e6a315619561b07220be72
oai_identifier_str oai::175485
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhãoDesign, prototype and crash test of a new concept of rear underride barrierAutomóveis - Danos de colisãoEngenharia de tráfegoIndustria automobilistica - Medidas de segurançaAutomobiles - Collision damageTraffic engineeringAutomobile industry and trade - Safety measuresOrientador: Antonio Celso Fonseca de ArrudaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Geralmente ao ocorrer acidente entre automóvel e a traseira de caminhão,os danos são bem severos para os ocupantes do automóvel e na maioria dos casos, este só pára ao atingir o eixo do caminhão. Isto ocorre, porque os pára-choques de caminhões são mal posicionados, frágeis, fixados excessivamente altos e muito embutidos na carroçaria. Ocorrem neste caso, dois efeitos: o cunha (em que o automóvel penetra sob a traseira do caminhão impulsionando-o para cima); e o guilhotina (a carroçaria do caminhão destrói o pára-brisa, as colunas do teto e decapta os ocupantes). Pára-choque traseiro de caminhão é equipamento de segurança veicular passiva, para parar o veículo que se choca contra ele, na realidade porém, diverge deste pressuposto teórico. Infelizmentetanto no Brasil, como em outros países, eles não apresentam performance satisfatória. Preocupado com o problema, o Engº Luis O. F. Schmutzler idealizou o pára-choque alicate equipado com rede de cabos de aço para absorção de energia. Este trabalho enfoca a análise e o estudo das solicitações mecânicas abordando os esforços envolvidos no impacto; projeto do párachoque; construção, instalação, execução de teste de impacto e análise dos resultados. O teste foi realizado na velocidade de 64 km/h, chocando 50% da região dianteira do carro, com resultados excelentes: baixo risco de lesão corporal e preservação total da integridade da cabina do autoAbstract: Generally a collision of a car with the rear end of a truck results in serious injuries to the car occupants. Underride occurs because the barriers of trucks present some problems.: They are relatively high, their installation are toa inside off rear end of the truck structure, and they are ftagile. AlI these conditions allow the car underride to be stopped at the rear axle and tires. Two failing effects occurs: the wedge (the car go through the rear end pulling up the truck); and the guillotine (the rear end of the truck shear the ftont car columns, destroying windshield, roof and unfortunately decapitating car's occupants). Truck rear underride guard is a passive vehicular security equipment design to stop ungovemed cars. Unfortunately actual rear truck barriers in Brazil and others countries do not provide a satisfactory performance. Conceptual pliers underride guard equipped with a steel cable net was proposed by engineer LUIS O. F. SCHMUTZLER to absorb great part ofthe impact energy. This is the analysis, ofthe mechanical efforts and study in case of a rear collision with: impact efforts consideration; a steel cable net energy absorber design; barrier construction, installation, crash test and results analysis.The crash test was accomplished at 64km/h and 50% offset at the driver side's car with excellent results, presenting low injuries risks to the car's passengers and the cab integrity was totally preserved.MestradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948-Telles, Geraldo NonatoFernandes, Jurandir Fernando RibeiroUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOcchipinti, Sidney19991999-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394OCCHIPINTI, Sidney. Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão. 1999. 131p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175485porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:55:44Zoai::175485Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:55:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão
Design, prototype and crash test of a new concept of rear underride barrier
title Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão
spellingShingle Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão
Occhipinti, Sidney
Automóveis - Danos de colisão
Engenharia de tráfego
Industria automobilistica - Medidas de segurança
Automobiles - Collision damage
Traffic engineering
Automobile industry and trade - Safety measures
title_short Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão
title_full Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão
title_fullStr Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão
title_full_unstemmed Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão
title_sort Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão
author Occhipinti, Sidney
author_facet Occhipinti, Sidney
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948-
Telles, Geraldo Nonato
Fernandes, Jurandir Fernando Ribeiro
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Occhipinti, Sidney
dc.subject.por.fl_str_mv Automóveis - Danos de colisão
Engenharia de tráfego
Industria automobilistica - Medidas de segurança
Automobiles - Collision damage
Traffic engineering
Automobile industry and trade - Safety measures
topic Automóveis - Danos de colisão
Engenharia de tráfego
Industria automobilistica - Medidas de segurança
Automobiles - Collision damage
Traffic engineering
Automobile industry and trade - Safety measures
description Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-01-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394
OCCHIPINTI, Sidney. Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão. 1999. 131p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OCCHIPINTI, Sidney. Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão. 1999. 131p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175485
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139772125413376