Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Cunha, Micheline Riscallah Kanaan da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596
Resumo: Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
id UNICAMP-30_37246259918bd675601f42b98e267afe
oai_identifier_str oai::430129
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensinoStudiets of the the teacher's elaboration about the measurent concept in teaching activitiesMediçãoAtividades de ensino-aprendizagemEducação matemáticaConceitosPensamentoMeasurementsTeaching-learning activityMathematics educationConceptsThoughtOrientador: Anna Regina Lanner de MouraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa constitui-se num estudo de caráter qualitativo das elaborações, de professores do nível fundamental, relacionadas ao conceito de medida. Foram assumidos como referência teórica para este estudo os autores como Kopnin (1978), Davýdov (1982), Kosik (2002), Leontiev (1989). Para a elaboração das atividades de ensino foram considerados os autores: Caraça (2003), Leontiev(1983), Aleksandrov (1988), Ribnikov (1987), Dantzig (1970), Hogben (1970), Lanner de Moura( 1995, 2001, 2002, 2003) e Moura (1998,2000,2001) e Lima & Moisés (1998). As atividades enfocaram os nexos conceituais da medida como: qualidade-quantidade, grandeza, discreto-contínuo e unidade que se supõe aprofundar o conceito além de seus aspectos perceptíveis, tendo por pressuposto serem esses temas necessários para o desenvolvimento do pensamento e linguagem da medida. A pesquisa foi desenvolvida, durante 12 aulas, do semestre letivo de um Curso de Pedagogia, do período noturno, na cidade de Campinas. Os dados resultaram da transcrição de atividades de ensino, dos portfólios elaborados pelos professores e do registro do pesquisador que atuou como professor no período da pesquisa. A análise dos dados é feita tendo por referência os nexos conceituais da medida sobre as elaborações feitas pelas professoras, focalizando suas características empírico-teóricas segundo os autores de referência. Os resultados indicam o progresso nas elaborações com características empíricas inicias para características teóricas do aspecto prático da medida, ao término das atividades. Este estudo pretende fornecer contribuições para a reflexão dos professores sobre o ensino de medida nos anos iniciais do Ensino FundamentalAbstract: This research constitutes itself to a study of qualitative character of the elaborations of professors of the fundamental levels, related to the concept of measurement. The assumption of certain theoretical references for this study came from authors such as Kopnin (1978), Davydov (1982), Kosik (2002), Leontiev (1989). For the elaboration of teaching activities, the consideration of authors like: Caraça (2003), Leontiev(1983), Aleksandrov (1988), Ribnikov (1987), Dantzig (1970), Hogben (1970), Lanner de Moura (1995, 2001,2002,2003) and Moura (1998,2000,2001) and Lima & Moisés (1998) were dispensed. These activities enforced the conceptual connections of measurement such as: quality vs. quantity, size, discretion vs. continuity and unity which is going to deepen the concept beyond the aspects perceptible to students, having these assumptions will be necessary in order to develop the process of thought and language of measurement. This research was developed during five classes, within the academic semester of a nocturnal class on pedagogy within the city of Campinas. The data resulted in the transcription of teaching activities, the portfolios elaborated by professors and the recording of the researcher who acted as teacher during this period of research. The analysis of the data was done having as reference the connected concepts of measurement about the elaborations done by the professors focusing on the characteristics of empirical-theoretical though second to the authors stated above. The results point towards the progress of elaboration with characteristics initially empirical for the characteristics theories with aspects on the practice of measurement, in terms of the activities. This study is meant to establish a contribution to the reflections of professors on the subject of teaching measurement in the initial years of the initial studiesDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-Sousa, Maria do Carmo deGrando, Regina CeliaMegid Neto, JorgeDias, MarisaCarvalho, Dione Lucchesi deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, Micheline Riscallah Kanaan da20082008-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf147p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596CUNHA, Micheline Riscallah Kanaan da. Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino. 2008. 147p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/430129porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:16:10Zoai::430129Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino
Studiets of the the teacher's elaboration about the measurent concept in teaching activities
title Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino
spellingShingle Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino
Cunha, Micheline Riscallah Kanaan da
Medição
Atividades de ensino-aprendizagem
Educação matemática
Conceitos
Pensamento
Measurements
Teaching-learning activity
Mathematics education
Concepts
Thought
title_short Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino
title_full Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino
title_fullStr Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino
title_full_unstemmed Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino
title_sort Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino
author Cunha, Micheline Riscallah Kanaan da
author_facet Cunha, Micheline Riscallah Kanaan da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-
Sousa, Maria do Carmo de
Grando, Regina Celia
Megid Neto, Jorge
Dias, Marisa
Carvalho, Dione Lucchesi de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Micheline Riscallah Kanaan da
dc.subject.por.fl_str_mv Medição
Atividades de ensino-aprendizagem
Educação matemática
Conceitos
Pensamento
Measurements
Teaching-learning activity
Mathematics education
Concepts
Thought
topic Medição
Atividades de ensino-aprendizagem
Educação matemática
Conceitos
Pensamento
Measurements
Teaching-learning activity
Mathematics education
Concepts
Thought
description Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596
CUNHA, Micheline Riscallah Kanaan da. Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino. 2008. 147p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596
identifier_str_mv CUNHA, Micheline Riscallah Kanaan da. Estudo das elaborações dos professores sobre o conceito de medida em atividades de ensino. 2008. 147p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607596. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/430129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
147p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189804254953472