A educação confessional protestante : Instituto Filadelfia de Londrina - 1944 a 1972
Ano de defesa: | 1990 |
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A educação confessional protestante : Instituto Filadelfia de Londrina - 1944 a 1972Educação e Estado - ParanáEducação - História - ParanáEducaçãoOrientador : Jose Luis SanfeliceDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa tem por objetivo o estudo do Instituto Filadélfia de Londrina, Sociedade Civil, criada em 1945, pelo reverendo e professor Zaqueu de Melo, constituída por cotas de participação adquiridas pelos membros das Igrejas Evangélicas Presbiteriana, Presbiteriana Independente e Metodista, residentes em várias cidades do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Com o passar dos anos, essas cotas, por doações ou vendas, passaram para as igrejas, que se tornaram sócias majoritárias, desenvolvendo um processo de centralização e acumulação de capital. A Sociedade tinha por finalidades expressas nos Estatutos a ¿formação de obreiros e o ensino formal¿ O que prevaleceu foi o ensino, que passou a ser explorado na cidade de Londrina.Os Estatutos foram alterados de acordo com os interesses da Sociedade e do grupo hegemônico. O Instituto não ficou desvinculado do contexto nacional e da colonização do Norte do Paraná.A Companhia de Terras do Norte do Paraná, de origem inglesa, responsável pela colonização e crescimento da cidade e da região, estabeleceu um plano fundiário que, previlegiou a pequena e média propriedade, vendendo lotes de terras a imigrantes, a paulistas, mineiros, e outros que aportaram interessados na fertilidade da terra roxa destinada à cultura cafeeira. Londrina tornou-se um pó1o aglutinador de toda a região norte-paranaense e centro distribuidor da indústria paulista. O interesse econômico se desenvolveu em vários setores, como o terciário e o de prestação de serviços, mas foi a agricultura que se destacou. A tarefa educativa coube à iniciativa particular que se manifestou pela ação dos imigrantes, acostumados em seus países de origem com escolas para os filhos. As escolas pioneiras foram criadas pelos alemães, japoneses e entidades particulares. O Ginásio Londrinense, criado por iniciativa do advogado Ruy Ferraz de Carvalho e do médico Jonas Faria Castro, iniciou suas atividades em 1941,vendido em1946 para o grupo evangélico denominado Instituto Filadélfia de Londrina, que desenvolveu um projeto pedagógico com a oferta dos cursos primário, ginasial, colegial (clássico e científico), curso básico de comércio (1º ciclo), técnico de comércio (2º ciclo), normal secundário, industrial, secretariado e ginasial intensivo.Na década de 60 foram instalados os cursos vocacionais, ginasial e colegial, com a ajuda externa da Central Evangélica Alemã, para a construção de prédios e instalações dos cursos profissionalizantes a nível de 2º grau de agronomia, mecânica e eletrotécnica. Apesar dos recursos. os cursos não foram instalados. As práticas pedagógicas de caráter autoritário e centralizador, obedeciam as normas do sistema de ensino brasileiro. Esteve presente um Projeto Oculto na Instituiçã, que veiculava o pensamento liberal, comungado com o ideário protestante, mas o que prevalecia era a ordem, a disciplina e o interesse empresarial. A figura do diretor presidente, personalista e centralizadora representava o encaminhamento administrativo-pedagógico da escola e dos negócios da Sociedade. O pensamento protestante sempre estevepresente na Instituição, propondo uma educacão individualista, em que o sucesso pessoal, a liderança, o homem bem sucedido eram metasMestradoMestre em Educação[s.n.]Sanfelice, José Luís, 1949-2021Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertan, Tereza Canhadas19901990-08-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf217f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575061BERTAN, Tereza Canhadas. A educação confessional protestante: Instituto Filadelfia de Londrina - 1944 a 1972. 1990. 217f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575061. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/28640porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:54:47Zoai::28640Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:54:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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