Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616505 |
Resumo: | Orientador: Gilmar Barreto |
id |
UNICAMP-30_37948f74d305f3399ea638e91376ba65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::836272 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveisA learning virtual environment using formative assessment, short message technology and mobile devicesTecnologia da informação e comunicaçãoEducação - QualidadeInclusão digitalTelefone celularInteração professor-alunoInformation and communication technologyEducation - QualityDigital inclusionCellular phoneTeacher - Student interactionOrientador: Gilmar BarretoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: Os dispositivos móveis podem ajudar o homem em várias atividades. Com adaptações no uso e nos programas, podem também apoiar alunos e educadores no ambiente educacional. Estas mudanças podem introduzir novos conceitos e poderosas ferramentas que, ao mesmo tempo, ampliam as possibilidades e a complexidade destes ambientes. No entanto, a limitada capacidade de acesso dos educadores e alunos a estes ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), ao contrário do que se pretende, pode ampliar a exclusão cultural e social. Este trabalho propõe a utilização do serviço de mensagens tipo SMS (Short Message Service) para modelar um AVA de baixo custo, uma estrutura que inclua estas comunidades e que, com criatividade, facilite a interação entre alunos, professores e os recursos tecnológicos, dentro e fora da sala de aula, ampliando as atividades colaborativas e as avaliações formativas. Um modelo em que o custo total de propriedade seja viável e de implantação imediataAbstract: The mobile devices can help human being in several activities. With changes in procedures and softwares those solutions can support students and teachers in educational environment. At the same time, those changes can introduce new concepts and powerfull tools that expand the scope and complexity of those environments. The teacher and students constraints to access those Learning Virtual Environments (LVE), can make the cultural and social exclusion worse, in opposite way that it is supposed to be. This work proposes the use of SMS (Short Message Services) to model a low cost LVE, a specific solution to include those communities and, with creativity, turn it easier to interact students, teachers and the resources, inside and outside the classroom, improving the collaborative activities and formative assessment. A specific model where the TCO (total cost of ownership) will be feasible and can be up and running immediatelyMestradoAutomaçãoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Barreto, Gilmar, 1958-Salviano, Clenio FigueiredoKretly, Luiz CarlosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIsmail, Samira Muhammad, 1962-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf120 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616505ISMAIL, Samira Muhammad. Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis. 2011. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616505. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/836272porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:26:11Zoai::836272Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:26:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis A learning virtual environment using formative assessment, short message technology and mobile devices |
title |
Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis |
spellingShingle |
Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis Ismail, Samira Muhammad, 1962- Tecnologia da informação e comunicação Educação - Qualidade Inclusão digital Telefone celular Interação professor-aluno Information and communication technology Education - Quality Digital inclusion Cellular phone Teacher - Student interaction |
title_short |
Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis |
title_full |
Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis |
title_fullStr |
Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis |
title_full_unstemmed |
Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis |
title_sort |
Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis |
author |
Ismail, Samira Muhammad, 1962- |
author_facet |
Ismail, Samira Muhammad, 1962- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Gilmar, 1958- Salviano, Clenio Figueiredo Kretly, Luiz Carlos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ismail, Samira Muhammad, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação e comunicação Educação - Qualidade Inclusão digital Telefone celular Interação professor-aluno Information and communication technology Education - Quality Digital inclusion Cellular phone Teacher - Student interaction |
topic |
Tecnologia da informação e comunicação Educação - Qualidade Inclusão digital Telefone celular Interação professor-aluno Information and communication technology Education - Quality Digital inclusion Cellular phone Teacher - Student interaction |
description |
Orientador: Gilmar Barreto |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616505 ISMAIL, Samira Muhammad. Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis. 2011. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616505. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616505 |
identifier_str_mv |
ISMAIL, Samira Muhammad. Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis. 2011. 120 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616505. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/836272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 120 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189851253178368 |