A epistemologia do professor : questões didático-metodológicas no ensino da educação física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12192
Resumo: Orientador: Alcides José Scaglia
id UNICAMP-30_428c4c754f1c506dad3d5ee4eaf25fdc
oai_identifier_str oai::1346907
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A epistemologia do professor : questões didático-metodológicas no ensino da educação físicaThe teacher epistemology's : didactic-methodological issues in the teaching of physical educationEpistemologiaEducação físicaPrática pedagógicaSaberes do docenteEpistemologyPhysical educationPedagogical practiceTeaching knowledgesOrientador: Alcides José ScagliaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A epistemologia é a ciência que explica a origem do conhecimento a partir da identificação metódica e reflexiva de conceitos teóricos e paradigmas. No campo educacional, atenta-se ao modo como os docentes lidam, incorporam, aplicam, produzem e transformam saberes que constituem sua identidade pessoal e profissional. Desse modo, o presente estudo, de natureza qualitativa e do tipo descrito-exploratória, teve como objetivos: descrever as intencionalidades pedagógicas reverberadas pelas ações e intervenções de dois professores de educação física em suas aulas na educação formal; situar a prática pedagógica dos professores desde as três grandes teorias do conhecimento, inatismo, empirismo e interacionismo; verificar a mobilização dos saberes docentes pela epistemologia da prática; fomentar reflexões quanto à coesão entre teoria e prática efetuada no ato docente. Utilizou-se como método com cada um dos participantes: nove sessões de observação não participantes, duas entrevistas semiestruturadas, aplicação de um questionário fechado, confecção e entrega de um relatório contendo diagnósticos sobre as epistemologias de suas práticas pedagógicas. As análises foram realizadas pela técnica da Análise de Conteúdo e os resultados, destacados em tabelas que sintetizaram os diagnósticos, sustentados pelo marco teórico do estudo. Nesse sentido, foram aferidas as epistemologias ressoadas pela prática pedagógica dos professores levando em conta o processo de fomentação e desconstrução dos saberes profissionais a partir do ambiente universitário, do contexto de trabalho e por crenças e concepções pessoais emanadas pelas trajetórias de vida e relação com o esporte e a educação física, considerando as nuances específicas da área. Posto isso, o estudo, à luz das três grandes teorias do conhecimento, identificou contradições epistemológicas por parte dos professores de educação física entre discurso e prática, dada a diversidade e ambiguidade dos saberes profissionais docentes. Admitindo que o ensino é uma prática social complexa, reforça-se, assim, a necessidade de constante reflexão e problematização do ato pedagógico de modo a conferir lógica entre intencionalidades docentes na educação física, epistemologias que dão sustentação à base pedagógica docente e práticas reverberadas, caracterizadas pelo conceito de práxisAbstract: Epistemology is the science that explains the origin of knowledge from the methodical and reflective identification of theoretical concepts and paradigms. In the educational field, attention is paid to the way teachers deal with, incorporate, apply, produce and transform knowledge that constitutes their personal and professional identity. Thus, the present study, of qualitative nature and of the described-exploratory type, had as objectives: to describe the pedagogical intentions reverberated by the actions and interventions of two physical education teachers in their formal education classes; situate the pedagogical practice of teachers from the three great theories of knowledge, innatism, empiricism and interactionism; verify the mobilization of teaching knowledge through the epistemology of practice; foster reflections on the cohesion between theory and practice carried out in the teaching act. It was used as a method with each of the participants: nine non-participating observation sessions, two semi-structured interviews, application of a closed questionnaire, preparation and delivery of a report containing diagnoses about the epistemologies of their pedagogical practices. The analyzes were performed using the Content Analysis technique and the results, highlighted in tables that summarized the diagnoses, supported by the theoretical framework of the study. In this sense, the epistemologies resonated by the teachers' pedagogical practice were assessed, taking into account the process of fostering professional knowledge by the university environment, by the work context and by personal beliefs and conceptions emanating from the life trajectories and relationship with sport and sport. physical education, considering the specific nuances of the area. That said, the study, in the light of the three great theories of knowledge, identified epistemological contradictions on the part of physical education teachers between discourse and practice, given the diversity and ambiguity of professional teaching knowledge. Admitting that teaching is a complex social practice, it reinforces, therefore, the need for constant reflection and problematization of the pedagogical act in order to check logic between pedagogical intentionalities in physical education, epistemologies derived from professional identity and reverberated practices during the professional trajectory teacherMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação FísicaCAPES001[s.n.]Scaglia, Alcides José, 1972-Reverdito, Riller SilvaAzevedo, Kleber Tüxen CarneiroUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira Silva, Luis Felipe, 1993-20202020-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (195 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12192NOGUEIRA SILVA, Luis Felipe. A epistemologia do professor: questões didático-metodológicas no ensino da educação física. 2020. 1 recurso online (195 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12192. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346907Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-05T16:30:44Zoai::1346907Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-05T16:30:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A epistemologia do professor : questões didático-metodológicas no ensino da educação física
The teacher epistemology's : didactic-methodological issues in the teaching of physical education
title A epistemologia do professor : questões didático-metodológicas no ensino da educação física
spellingShingle A epistemologia do professor : questões didático-metodológicas no ensino da educação física
Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993-
Epistemologia
Educação física
Prática pedagógica
Saberes do docente
Epistemology
Physical education
Pedagogical practice
Teaching knowledges
title_short A epistemologia do professor : questões didático-metodológicas no ensino da educação física
title_full A epistemologia do professor : questões didático-metodológicas no ensino da educação física
title_fullStr A epistemologia do professor : questões didático-metodológicas no ensino da educação física
title_full_unstemmed A epistemologia do professor : questões didático-metodológicas no ensino da educação física
title_sort A epistemologia do professor : questões didático-metodológicas no ensino da educação física
author Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993-
author_facet Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaglia, Alcides José, 1972-
Reverdito, Riller Silva
Azevedo, Kleber Tüxen Carneiro
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Educação física
Prática pedagógica
Saberes do docente
Epistemology
Physical education
Pedagogical practice
Teaching knowledges
topic Epistemologia
Educação física
Prática pedagógica
Saberes do docente
Epistemology
Physical education
Pedagogical practice
Teaching knowledges
description Orientador: Alcides José Scaglia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12192
NOGUEIRA SILVA, Luis Felipe. A epistemologia do professor: questões didático-metodológicas no ensino da educação física. 2020. 1 recurso online (195 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12192. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12192
identifier_str_mv NOGUEIRA SILVA, Luis Felipe. A epistemologia do professor: questões didático-metodológicas no ensino da educação física. 2020. 1 recurso online (195 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12192. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346907
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (195 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140017872830464