(Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Siqueira, Thais Batista, 1980-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639962
Resumo: Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
id UNICAMP-30_42bbdef8cc3a5864b7571066ddda7347
oai_identifier_str oai::1157349
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2(Re)Discovering the pleasure of reading : incentive to practice of reading among students of elementary schoolInteresses na leituraProtagonismo juvenilEnsino fundamentalAdolescênciaReading practicesYouth protagonismElementary SchoolAdolescenceOrientador: Ezequiel Theodoro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Considerando a importância da leitura para o desenvolvimento de competências de letramento, para o exercício da cidadania e constituição do humano, o objetivo desta dissertação foi o de compreender as relações dos adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental 2 com as práticas de leitura e verificar se ações pautadas no protagonismo juvenil promovem uma (re)aproximação entre ambos. Os estudantes de 9º ano foram escolhidos pelo fato de ser o período no qual observei, como professora, queda no número de empréstimo de livros e no gosto pela leitura. Adotamos como referencial teórico os trabalhos de Calligaris (2013), Becker (2003), Ozella (2003), Castrillón (2011), Martins (1990), Petit (2008; 2009; 2013) e Butlen (2015), os dados produzidos pela série de pesquisas Retratos da Leitura no Brasil e artigos, teses e dissertações que tivessem como focos os anos finais do ensino fundamental, protagonismo juvenil, adolescência e leitura. Para esta investigação, utilizamos a abordagem qualitativa (estudo de caso), sendo os dados de campo obtidos através da observação de aulas de uma turma de 9º ano em sala de leitura de escola municipal da cidade de São Paulo, produção textual realizada pelos estudantes e entrevistas. A professora de Sala de Leitura também foi entrevistada e sua fala colocada em diálogo com as dos adolescentes. A análise dos dados levou a concluir que as ações baseadas no protagonismo juvenil favorecem a relação dos adolescentes com a leitura, dada a existência de espaço de escuta e acolhimento de suas reivindicações. Percebemos que há um distanciamento entre as práticas de leitura dos adolescentes e as realizadas pela escola, o que afasta uma parte dos estudantes da leitura. Este distanciamento é diminuído devido ao diálogo permanente entre as bibliotecas dos adolescentes e a da POSL. Os dados apontam, ainda, uma trilha de investigação que sugere a importância do vínculo com um mediador, destacado por Michelle Petit em suas pesquisasAbstract: Considering the importance of reading for the development of literacy skills, for the exercise of citizenship and constitution of the human being, the objective of this dissertation was to understand the relationships of adolescents in the final years of Elementary School 2 with reading practices and to verify whether actions based on youth protagonism promote a (re) approximation between both. Nineth grade students were chosen because it is the period in which I observed, as a teacher, a drop in the number of books borrowed and in the taste for reading. We adopted as a theoretical framework the works of Calligaris (2013), Becker (2003), Ozella (2003), Castrillón (2011), Martins (1990), Petit (2008; 2009; 2013) and Butlen (2015), the data produced by Portraits of Reading in Brazil and articles, theses and dissertations that focused on the final years of elementary school, youth protagonism, adolescence and reading. For this investigation, we used the qualitative approach (case study), with field data obtained through the observation of classes from a 9th grade class in a reading room of a municipal school in the city of São Paulo, textual production performed by students and interviews. The Reading Room teacher was also interviewed and her speech placed in dialogue with those of the adolescents. Data analysis led to the conclusion that actions based on youth protagonism favor the relationship of adolescents with reading, given the existence of a space for listening and welcoming their demands. We noticed that there is a gap between the reading practices of adolescents and those carried out by the school, which keeps some students away from reading. This gap is reduced due to the permanent dialogue between the adolescents' libraries and that of POSL. The data also point to a trail of investigation that suggests the importance of bonding with a mediator, highlighted by Michelle Petit in her researchMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-Guedes-Pinto, Ana LúciaOliveira, Gabriela Rodella deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSiqueira, Thais Batista, 1980-20202020-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 204 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639962SIQUEIRA, Thais Batista. (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2. 2020. 1 recurso online ( 204 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639962. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157349Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T10:52:31Zoai::1157349Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-16T10:52:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2
(Re)Discovering the pleasure of reading : incentive to practice of reading among students of elementary school
title (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2
spellingShingle (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2
Siqueira, Thais Batista, 1980-
Interesses na leitura
Protagonismo juvenil
Ensino fundamental
Adolescência
Reading practices
Youth protagonism
Elementary School
Adolescence
title_short (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2
title_full (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2
title_fullStr (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2
title_full_unstemmed (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2
title_sort (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2
author Siqueira, Thais Batista, 1980-
author_facet Siqueira, Thais Batista, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Oliveira, Gabriela Rodella de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Thais Batista, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Interesses na leitura
Protagonismo juvenil
Ensino fundamental
Adolescência
Reading practices
Youth protagonism
Elementary School
Adolescence
topic Interesses na leitura
Protagonismo juvenil
Ensino fundamental
Adolescência
Reading practices
Youth protagonism
Elementary School
Adolescence
description Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-08-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639962
SIQUEIRA, Thais Batista. (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2. 2020. 1 recurso online ( 204 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639962. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639962
identifier_str_mv SIQUEIRA, Thais Batista. (Re)Descobrindo o prazer de ler : o incentivo à prática de leitura entre estudantes do Ensino Fundamental 2. 2020. 1 recurso online ( 204 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639962. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157349
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 204 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189921456390144