Presenças e ocultamentos : a participação das juventudes na construção da política de esporte e lazer no município de São Bernardo do Campo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Prudêncio, Sandro Natalicio, 1972-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642246
Resumo: Orientador: Silvia Cristina Franco Amaral
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spelling Presenças e ocultamentos : a participação das juventudes na construção da política de esporte e lazer no município de São Bernardo do CampoPresences and negligences : the participation of youths in the construction of sport and leisure policy in the municipality of São Bernardo do CampoJuventudeAtividades de lazerEsportesParticipação cidadãPolíticas públicasYouthLeisure activitiesSportsCitizen participationPublic policyOrientador: Silvia Cristina Franco AmaralTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A pesquisa parte da consideração que a vivência plena de direitos de cidadania, alicerce para a construção da sociedade democrática, não é resultante de um presente ou concessão, mas, uma conquista por meio de lutas em uma arena política, assentada no respeito à participação dos diversos grupos de interesse que compõem uma sociedade. Nesse sentido, jovens são sujeitos de direitos integrantes de um grupo social específico e devem ser respeitados (as) em sua capacidade de elaborar, expressar e exercer sua visão de mundo e participar da construção das políticas públicas pelas quais se efetivam seus direitos. No estudo realizado adotou-se a noção de "juventudes" com base na ideia de que não se pode compreender a juventude como uma experiência linear, determinada exclusivamente por transformações biológicas e psicológicas em uma faixa etária muito restrita entre a infância e a idade adulta, mas resultante da influência de uma série de fatores que a impactam. Deste modo, a investigação realizada teve como objetivo principal compreender como se dá a participação das juventudes na construção da política municipal de esporte e lazer em São Bernardo do Campo. Buscou-se compreender, de um lado, as ações do poder público local para a promoção da participação dos cidadãos e cidadãs na construção dessas políticas e de outro o interesse e as formas de organização dos (as) jovens individual e coletivamente, visando garantir e ampliar seus direitos e participar em processos de avaliação e proposição de políticas públicas. Definiu-se para o estudo uma abordagem qualitativa de pesquisa. Os procedimentos metodológicos englobaram: estudo de leis referentes ao tema e de documentos oficiais do município de São Bernardo do Campo e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; observações participantes em reuniões de conselhos gestores dos equipamentos de esporte e lazer municipais; questionário respondido por jovens frequentadores daqueles equipamentos; entrevistas semiestruturadas on-line com: a) jovens participantes de projetos esportivos municipais; b) jovens participantes de conselhos gestores; c) e servidores municipais que atuam como gestores ou professores em programas e projetos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Os resultados da pesquisa apontaram para um baixo conhecimento dos gestores públicos sobre as diferentes realidades e a diversidade de interesses das juventudes em relação a práticas de esporte e lazer. Constatou-se a ausência de um projeto político-pedagógico para atender demandas específicas das juventudes, bem como para a sua participação direta na construção das políticas públicas municipais. Por outro lado, verificou-se entre os jovens e as jovens um elevado interesse em participar em instâncias de cogestão de políticas públicas, no entanto, enfrentam diversas barreiras culturais, sócio econômicas, políticas, administrativas e comunicacionais que dificultam essa participação. Por fim, identificou-se o papel fundamental dos professores no processo educativo que visa à participação democráticaAbstract: The research starts from the consideration that the full experience of citizenship rights, foundation for the construction of a democratic society, is not the result of a gift or concession, but a conquest through struggles in a political arena, based on respect for participation of the various interest groups that make up a society. In this sense, young people are rights holders that are members of a specific social group and must be respected in their ability to elaborate, express and exercise their worldview and participate in the construction of public policies through which their rights are realized. In the study carried out, the notion of "youths" was adopted based on the idea that youth cannot be understood as a linear experience, determined exclusively by biological and psychological changes in a very restricted age group between childhood and adulthood, but resulting from the influence of a series of factors that impact it. Thus, the main objective of the investigation was to understand how youths participate in the construction of the municipal sports and leisure policy in São Bernardo do Campo. We sought to understand, on the one hand, the actions of the local government to promote the participation of citizens in the construction of these policies and, on the other hand, the interest and forms of organization of young people individually and collectively, aiming to guarantee and expand their rights and participate in public policy assessment and proposition processes. A qualitative research approach was defined for the study. The methodological procedures included: study of laws related to the theme and official documents from the municipality of São Bernardo do Campo and the Municipal Secretariat of Sports and Leisure; observations participating in management council meetings of municipal sports and leisure equipment; questionnaire answered by young users of those equipment; semi-structured online interviews with: a) young people participating in municipal sports projects; b) young members of management councils; c) and municipality employees who act as managers or teachers in programs and projects of the Municipal Secretariat of Sports and Leisure. The results of the research pointed to a low knowledge of public administrators about the different realities and the diversity of interests of youths in relation to sports and leisure practices. The absence of a political-pedagogical project was found to meet the specific demands of youths, as well as for their direct participation in the construction of municipal public policies. On the other hand, there was a high interest among young men and women in participating in co-management instances of public policies, however, they face several cultural, socio-economic, political, administrative and communicational barriers that make this participation difficult. Finally, the fundamental role of teachers in the educational process aimed at democratic participation was identifiedDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutor em Educação Física[s.n.]Amaral, Silvia Cristina Franco, 1968-Prodócimo, ElaineGroppo, Luís AntonioOliveira, Nara Rejane Cruz deManeschy, Pedro Paulo AraujoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPrudêncio, Sandro Natalicio, 1972-20212021-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642246PRUDÊNCIO, Sandro Natalicio. Presenças e ocultamentos: a participação das juventudes na construção da política de esporte e lazer no município de São Bernardo do Campo. 2021. 1 recurso online (167 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642246. 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