Modelagem matematica : aspectos psicopedagogicos favorecidos no processo de ensino e aprendizagem da matematica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Hammes, Ofelia Oro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594651
Resumo: Orientador: Dionisio Burak
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spelling Modelagem matematica : aspectos psicopedagogicos favorecidos no processo de ensino e aprendizagem da matematicaMatemática - Estudo e ensinoPsicologia educacionalEducação matemáticaOrientador: Dionisio BurakDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação e Universidade Estadual do Centro Oeste do ParanáResumo: O presente trabalho se propõe a desenvolver uma experiência com o método da Modelagem Matemática, com duas turmas de alunos de 6ª série do Ensino Fundamental e investigar alguns aspectos psicopedagógicos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem durante a sua aplicação. O trabalho procura mostrar a situação atuai do ensino, através do pensamento de educadores matemáticos, bem como as concepções e tendências que norteiam o ensino de matemática. Mostra as abordagens da Psicologia da cognição presentes atualmente na literatura que tratam do ensino de matemática. Expõe ainda o valor dos processos interativos na sala de aula. O trabalho enfoca também a Educação Matemática que, segundo seus fundamentos, é tratada como possibilidade de inovação no ensino, através de novas metodologias, como a Modelagem Matemática. O desenvolvimento de uma experiência de Modelagem Matemática com o tema Horta Escolar, possibilitou uma reflexão sobre a ação. Neste sentido, o trabalho mostra alguns aspectos relevantes observados no desenvolvimento da experiência que possibilitam ampliar as discussões sobre o ensino e aprendizagem de MatemáticaAbstract: The present work proposes to develop an experience with the method of the Mathematical Modelling, with two classes of students of the sixth grade in the Fundamental School and to investigate some psicopedagogical aspects involved in the process of teaching-learning during its application. The work tries to show the current situation of teaching, by the mathematical educators' thought, as well as the conceptions and tendencies that orientate mathematics teaching. It shows the approaches of Cognitive Psychology that nowadays are present in mathematics teaching literature. It still exposes the value of interactive processes in class room. This research also shows Mathematical Education that, according some theoretical basis, is treated as an innovation possibility in mathematics teaching, by new methodologies, as Mathematical Modelling. The development of an experience of Mathematical Modelling with the theme School Vegetable Garden, returned possible a reflection about the action. In this sense, the work shows some important aspects observed in the development of experience that return possible can enlarge the discussions about the teaching and learning of MathematicalO exemplar da FE pertence a Coleção de Teses do Circulo de Estudos, Memoria e Pesquisa em educação Matematica (CEMPEM)MestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Burak, DionisioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual do Centro-Oeste do ParanaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHammes, Ofelia Oro2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf172f. : il.(Enc)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594651HAMMES, Ofelia Oro. Modelagem matematica: aspectos psicopedagogicos favorecidos no processo de ensino e aprendizagem da matematica. 2000. 172f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação e Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594651. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/289771porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-31T10:42:35Zoai::289771Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2016-03-31T10:42:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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