Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Barreto, Debora
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586640
Resumo: Orientador: Vilma Leni Nista-Piccolo
id UNICAMP-30_50ab23189fb3bfecbcab4423430a535c
oai_identifier_str oai::135465
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escolaDançaEducaçãoEstéticaSentidos e sensaçõesDança na educaçãoOrientador: Vilma Leni Nista-PiccoloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Esta pesquisa tem como foco de estudo, indagar e compreender o fenômeno que é o ensino de dança na escola, buscando ainda criar diretrizes de ação pedagógica para este ensino. Como objetivos específicos este trabalho pretende: -investigar uma concepção estética de educação, em que a dança seja desenvolvida como forma de conhecimento sensível, refletindo sobre a escola e sobre "como" o ensino de dança pode contribuir para que ela seja o espaço da construção e socialização de conhecimentos lógicos e estéticos; -pensar sobre o processo educacional que viabilize a expressividade e a comunicação humana, através da linguagem escrita, falada, de diálogos corporais e da dança; -percorrer os espaços da dança no âmbito escolar, discutindo conceitos de dança que estimulam a construção da subjetividade humana. Para atingir os objetivos descritos, esta pesquisa apresenta a fenomenologia como forma de olhar o mundo e suas existências e como possibilidade de interrogá-los. Ela foi assumida neste trabalho como atitude frente ao fenômeno indagado, como abordagem de pesquisa e como percurso metodológico. Os objetivos propostos foram alcançadosAbstract: This research focuses the questionings ond compreension of the phenomenon which is the teoching of dancing in schools, in search of creating sources for pedagogical action for this t kind of education. As special aims, this study intends to: -investigate a sthetic concept of education in wich dancing be developed 05 woy of sensitive knowledge, considering the school ond "how" dancing coud contribute to be the building space ond socialization of logical ond sthetical knowledge; -thinking about the educational process which makes the expressing and human comunication possible trhu the written and language, corporate dialogs and of dancing; -run thru the dancing within the school range, discuting dancing concepts which stimulate the constrution of human subjectnity. To reach these aims, this research presents the phenomenology as way of looking ot the world and its existences and also as a possibility of questioning. It was assumed in this research as an attitude towards the questined phenomenon, as a research approoch, and as a methodologic poth. The proposed aims were reached.MestradoMestre em Educação Física[s.n.]Nista-Piccolo, Vilma Leni, 1953-Albano, Ana Angélica MedeirosClaro, Edson Cezar FerreiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarreto, Debora1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf217f. : il.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586640BARRETO, Debora. Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola. 1998. 217f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586640. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135465porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:50:31Zoai::135465Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:50:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola
title Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola
spellingShingle Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola
Barreto, Debora
Dança
Educação
Estética
Sentidos e sensações
Dança na educação
title_short Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola
title_full Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola
title_fullStr Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola
title_full_unstemmed Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola
title_sort Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola
author Barreto, Debora
author_facet Barreto, Debora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nista-Piccolo, Vilma Leni, 1953-
Albano, Ana Angélica Medeiros
Claro, Edson Cezar Ferreira
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Debora
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação
Estética
Sentidos e sensações
Dança na educação
topic Dança
Educação
Estética
Sentidos e sensações
Dança na educação
description Orientador: Vilma Leni Nista-Piccolo
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Enc.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586640
BARRETO, Debora. Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola. 1998. 217f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586640. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Enc.)
BARRETO, Debora. Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola. 1998. 217f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586640. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135465
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
217f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139767988781056