Processamento auditivo central : uma proposta de intervenção no contexto escolar = Central auditory processing : a proposal for intervention in the school context
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Orientador: Maria Isabel Ramos do Amaral |
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Processamento auditivo central : uma proposta de intervenção no contexto escolar = Central auditory processing : a proposal for intervention in the school contextCentral auditory processing : a proposal for intervention in the school contextCriançasPercepção auditivaReabilitaçãoEscolasChildAuditory perceptionRehabilitationSchoolsOrientador: Maria Isabel Ramos do AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: Uma vez confirmado o diagnóstico do Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), a intervenção faz-se necessária e pode ser feita a partir do treinamento auditivo (TA). Poucos estudos apresentam propostas de intervenção, em parceria com a escola, com base na relação entre os mecanismos auditivos e os processos de aprendizagem, especialmente da leitura e escrita, e que permitam, além da reabilitação, a capacitação da equipe escolar. Objetivo Propor um protocolo de reabilitação das habilidades auditivas e de linguagem aplicado a grupos de escolares e analisar a eficácia pré e pós intervenção. Promover uma ação de saúde e educação voltada para a equipe pedagógica na temática do processamento auditivo e verificar sua eficácia em um curto e médio prazo. Materiais e Métodos: Estudo do tipo descritivo, analítico e intervencionista, de caráter quantitativo e de corte longitudinal. Estudo desenvolvido em parceria com uma escola da rede pública de Campinas/SP. Foram selecionadas para participar as crianças faixa etária entre 9 e 12 anos, ambos os gêneros, falantes nativos do português do Brasil, sem alterações cognitivas/síndromes relatadas; ausência de diagnóstico de alterações que afetassem o desenvolvimento neuropsicomotor ou de linguagem, e que não tinham diagnóstico de surdez confirmado. Concomitantemente a seleção, os professores preencheram um levantamento sobre o desempenho escolar, histórico de retenção ou reforço escolar, domínio da leitura e escrita, comportamentos auditivos e de atenção e relacionamento com os pares de cada aluno. Os escolares passaram por procedimentos de avaliação audiológica básica e avaliação comportamental do PAC e independente da presença de diagnóstico todos foram convidados a participar da intervenção. Foi elaborado protocolo de TA informal com 8 sessões com atividades auditivas e de linguagem e realizou-se a reavaliação comportamental ao final do programa. Participaram 44 escolares entre 9 a 12 anos, de ambos os sexos, e para a análise comparativa do desempenho pré e pós na avaliação do PAC foram divididos em 4 grupos: Grupo de Estudo 1 (GE1) -9 escolares com dificuldades escolares e TPAC diagnosticado na avaliação inicial, que não passaram pelo programa de treinamento auditivo e foram reavaliados; Grupo de Estudo 2 (GE2) - 10 escolares com dificuldades escolares e TPAC diagnosticado na avaliação inicial, que passaram pelo programa de treinamento auditivo e foram reavaliados; Grupo Controle 1(GC1)- 15 escolares sem dificuldades escolares e ausência de TPAC, que não passaram pelo programa de treinamento auditivo e foram reavaliados, e o Grupo Controle 2 (GC2)- 10 crianças sem dificuldades escolares e ausência de TPAC, que passaram pelo treinamento auditivo e foram reavaliados. Paralelo aos grupos, foi realizada uma ação expositiva-dialogada na temática do PAC com equipe escolar e verificou-se a eficácia por meio de um questionário aplicado em três momentos: prévio a ação (Q0), imediatamente após (Q1) e follow up de 3 meses (Q2). Resultados: Os achados demonstraram melhor desempenho da avaliação comportamental no momento pós em comparação com o pré em todos os testes aplicados. Na intersecção momento de avaliação e os grupos observou-se que GE2 e GC2 demonstraram melhora no desempenho dos testes aplicados pós TA e 9 de 10 sujeitos de GE2 passaram a ser classificados dentro dos padrões de normalidade. Na ação proposta com a equipe pedagógica observou-se aquisição de conhecimento significativo imediatamente após a ação verificada por meio de Q1, porém apesar de maior que Q0 não se manteve em Q2. Conclusão: o protocolo de reabilitação se mostrou eficaz, pois foi capaz de promover melhora no desempenho em habilidades auditivas por meio da comparação do desempenho pré e pós intervenção. Os achados com a equipe escolar evidenciaram a necessidade de ações continuadas e aprofundamento das discussões, para que efetivamente surjam mudanças de atitudes e condutas no contexto escolarAbstract: Introduction: Once the diagnosis of Central Auditory Processing Disorder (CAPD) has been confirmed, the intervention is necessary and can be done based on auditory training (AT). Few studies present intervention proposals, in partnership with the school, based on the relationship between the auditory mechanisms and the learning processes, especially reading and writing, and which allow, in addition to rehabilitation, the training of the school team. Aim: To propose a protocol for the rehabilitation of hearing and language skills applied to groups of students and to analyze the effectiveness before and after intervention. Promote a health and education action aimed at the pedagogical team on the subject of auditory processing and verify its effectiveness in a short and medium term. Materials and Methods: Study of a descriptive, analytical and interventionist type, of quantitative character and of longitudinal cut. Study developed in partnership with a public school in Campinas / SP. Children between 9 and 12 years old, both genders, native speakers of Brazilian Portuguese, with no reported cognitive changes / syndromes were selected to participate; absence of diagnosis of alterations that affected neuropsychomotor or language development, and that had no confirmed deafness diagnosis. Concurrently with the selection, the teachers completed a survey on school performance, history of retention or school reinforcement, mastery of reading and writing, auditory and attention behavior and relationship with each student's peers. The students underwent basic audiological and behavioral assessment procedures of the CAP and regardless of the presence of diagnosis, all were invited to participate in the intervention. An informal AT protocol was developed with 8 sessions with auditory and language activities and a behavioral reassessment was carried out at the end of the program. 44 schoolchildren between 9 and 12 years old, of both sexes, participated and for the comparative analysis of the pre and post performance in the CAP evaluation, they were divided into 4 groups: Study Group 1 (SG1) -9 students with school difficulties and diagnosed CAPD in the initial assessment, who did not undergo the auditory training program and were reevaluated; Study Group 2 (SG2) - 10 students with school difficulties and CAPD diagnosed in the initial assessment, who went through the auditory training program and were reevaluated; Control Group 1 (CG1) - 15 students without school difficulties and absence of CAPD, who did not undergo the auditory training program and were reevaluated, and Control Group 2 (CG2) - 10 children without school difficulties and absence of CAPD, who passed auditory training and were reassessed. Parallel to the groups, an expository-dialog action was carried out on the CAP theme with the school team and the effectiveness was verified through a questionnaire applied in three moments: prior to the action (Q0), immediately after (Q1) and follow up of 3 months (Q2). Results: The findings demonstrated a better performance of the behavioral assessment in the post compared to the pre in all applied tests. At the intersection of assessment time and groups, it was observed that SG2 and CG2 demonstrated improvement in the performance of the tests applied after AT and 9 out of 10 subjects of SG2 started to be classified within the normality standards. In the action proposed with the pedagogical team, significant knowledge was acquired immediately after the action verified by Q1, although in spite of being greater than Q0, it was not maintained in Q2. Conclusion: the rehabilitation protocol proved to be effective, as it was able to promote improvement in performance in auditory skills by comparing performance before and after intervention. The findings with the school team evidenced the need for continued actions and deepening of the discussions, so that attitudes and conduct changes in the school context can effectively ariseMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoFAEPEX[s.n.]Amaral, Maria Isabel Ramos do, 1985-Colella-Santos, Maria FranciscaBarreiro, Fátima Cristina Alves BrancoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPlotegher, Samantha Dayane Camargo Brito, 1992-20202020-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 140 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639971PLOTEGHER, Samantha Dayane Camargo Brito. Processamento auditivo central: uma proposta de intervenção no contexto escolar = Central auditory processing : a proposal for intervention in the school context . 2020. 1 recurso online ( 140 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639971. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157369Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-17T17:06:45Zoai::1157369Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-17T17:06:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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