As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Paiva, Marcos da Silva de, 1974-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640806
Resumo: Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho
id UNICAMP-30_5b924a44882cef451e0d1ad1b5887064
oai_identifier_str oai::1161903
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústicoThe baixarias in choro and its use in electric and acoustic bassChoro (Música)Música brasileiraViolãoContrabaixoBaixo elétricoChorosBrazilian musicGuitarDouble bassBass guitarOrientador: José Alexandre Leme Lopes CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho investigou as baixarias do violão sete cordas no choro para propor o seu uso e interpretação ao contrabaixo. Foi realizada uma análise histórica das baixarias do choro desde o início do século XX, até meados da década de 1960. O estudo deste conteúdo histórico indicou um possível caminho percorrido por estas linhas de baixo, assim como os diferentes instrumentos responsáveis pela execução das mesmas. Os ambientes e situações sociais definiram o trânsito de músicos e de repertórios em diversas formações musicais utilizadas ao longo do período, ajudando a definir, inclusive, o surgimento de novos gêneros e estilos. A partir das análises de algumas transcrições, sobretudo de linhas de Dino Sete Cordas, encontramos estruturas de organização dessas baixarias, o que permitiu a identificação de padrões. Com esses padrões delimitados, que nomeamos de Elementos Técnicos, buscamos trabalhar as possibilidades de adaptação dos mesmos para linha a ser executada aos contrabaixos. Por fim, propusemos como parte da metodologia de adaptação das linhas aos contrabaixos o conceito de transcriação, utilizado em traduções de textos poéticos. Como parte das conclusões finais foram apresentados cinco exemplos autorais de transcriação, sendo possível afirmar que o uso das baixarias nos contrabaixos é um caminho musicalmente promissor. Entendemos que esse estudo, para além do uso artístico e do aprimoramento da performance, poderá estimular a pesquisa sobre as diversas possibilidades de uso das características idiomáticas do choro para o ensino dos contrabaixos no BrasilAbstract: This work investigated the "baixarias" of the seven strings guitar in the choro to propose its use and interpretation to the double bass. A historical analysis of the "baixarias" of choro was conducted from the early 20th century until the mid-1960s. The study of this historical content indicated a possible path taken along these lines, as well as the different instruments responsible for performing them. Social environments and situations defined the transit of musicians and repertoires in various musical formations used throughout the period, helping to define, including, the emergence of new genres and styles. From the analysis of some transcriptions, especially Dino Sete Corda¿s lines, we found structures of organization of these basslines, which allowed the identification of patterns. With these delimited patterns, which we call Technical Elements, we seek to work the possibilities of adapting them to the line to be executed to the contrabasses. Finally, we proposed as part of the methodology of adapting the lines to the contrabasses the concept of transcreation, used in translations of poetic texts. As part of the final conclusions, five authorial examples of transcreation were presented, and it is possible to affirm that the use of "baixarias" is musically promising way. We understand that this study, in addition to artistic use and performance improvement, may stimulate research on the various possibilities of using the idiomatic characteristics of choro for the teaching of double basses in BrazilMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em Música[s.n.]Carvalho, José Alexandre Leme Lopes, 1967-Lopes, Mário Sève WanderleyFalleiros, Manuel SilveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaiva, Marcos da Silva de, 1974-20202020-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (154 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640806PAIVA, Marcos da Silva de. As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico. 2020. 1 recurso online (154 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640806. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161903Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-20T15:58:46Zoai::1161903Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-20T15:58:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico
The baixarias in choro and its use in electric and acoustic bass
title As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico
spellingShingle As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico
Paiva, Marcos da Silva de, 1974-
Choro (Música)
Música brasileira
Violão
Contrabaixo
Baixo elétrico
Choros
Brazilian music
Guitar
Double bass
Bass guitar
title_short As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico
title_full As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico
title_fullStr As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico
title_full_unstemmed As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico
title_sort As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico
author Paiva, Marcos da Silva de, 1974-
author_facet Paiva, Marcos da Silva de, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José Alexandre Leme Lopes, 1967-
Lopes, Mário Sève Wanderley
Falleiros, Manuel Silveira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Marcos da Silva de, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Choro (Música)
Música brasileira
Violão
Contrabaixo
Baixo elétrico
Choros
Brazilian music
Guitar
Double bass
Bass guitar
topic Choro (Música)
Música brasileira
Violão
Contrabaixo
Baixo elétrico
Choros
Brazilian music
Guitar
Double bass
Bass guitar
description Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640806
PAIVA, Marcos da Silva de. As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico. 2020. 1 recurso online (154 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640806. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640806
identifier_str_mv PAIVA, Marcos da Silva de. As baixarias no choro e seu uso nos contrabaixos elétrico e acústico. 2020. 1 recurso online (154 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640806. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161903
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (154 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189925205049344