A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Assumpção, Rosângela Maria Bassoli, 1959-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16565
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_5bdeeeb5dce1a341e0cc70dcc341cf1a
oai_identifier_str oai::1378219
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educaçãoThe contribution to listening, reflecting and meditating method to educationConcentração escolarVedantaIogaEducaçãoSchool concentrationYogaEducationOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Atualmente, a maioria das escolas enfrenta dificuldades em manter os estudantes concentrados nas suas atividades em sala de aula, principalmente após o isolamento causado pela pandemia da Covid 19. Muitos alunos ficaram mais agitados e com suas mentes dispersas nos estudos, com prejuízos no aprendizado. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar como o método de Vedanta poderia contribuir para a diminuição da agitação mental dos estudantes, no período pós pandemia? O público alvo para aplicação do método foram cinco estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola particular localizada na periferia de Campinas. Para este trabalho, adotamos a metodologia exploratória qualitativa mediante a realização de oficina, dividida em cinco encontros, de segunda à sexta-feira, com uma hora de duração, das 8 às 9h, num espaço vazio da biblioteca. Após a oficina, entrevistamos os cinco estudantes de maneira individualizada, com hora marcada, mediante um roteiro de perguntas semi estruturado, que abriu espaço para conversas entre pesquisadora e estudantes, cujas perguntas buscavam investigar e analisar a eficiência do método na redução da agitação mental na escola. A cada encontro da oficina foi aplicado o método dividido em três etapas: escutar, refletir e meditar. Na primeira etapa, escutar, contamos uma história hipotética milenar chamada Bhagavadgita, para instigar a concentração; na segunda etapa, refletir, utilizamos dez encartes contendo desenhos, confeccionados por mim, pesquisadora, e inspirados em desenhos da internet, que sugeriam agitação mental ou não. Para reflexões sobre valores éticos, adotamos, na terceira etapa, uma técnica respiratória do Yoga para meditação e relaxamento. Durante a oficina e aplicação do questionário, adotamos um caderno para registrado das anotações sobre falas, respostas, observações, assimilações, acomodações e reequilibrações e autorregulações. Para isso, os instrumentos utilizados foram: pasta com os cinco episódios adaptados da história narrada; caderno de anotações; 5 colchonetes (da escola); dez encartes e questionário elaborado pela pesquisadora. Com esta pesquisa, consideramos que poderá ser profícua a articulação, na esfera educacional, de três áreas importantes: Vedanta, Yoga e processo de equilibração de Jean Piaget, contribuindo para novos olhares em educaçãoAbstract: Currently, most schools face difficulties in keeping students focused on their activities in the classroom, especially after the isolation caused by the Covid 19 pandemic. Many students became more agitated and their minds were dispersed in their studies, causing learning losses. Given this, this research sought to investigate how the Vedanta method could contribute to reducing students' mental agitation in the post-pandemic period. The public for applying the method were five students from the 6th to the 8th year of Elementary School II, in a private school located in Campinas. For this work, we adopted a qualitative exploratory methodology by workshop, divided into five meetings, from Monday to Friday, lasting one hour, from 8 to 9 am, in an empty space in the library. After the workshop, we interviewed the five students individually, by appointment, using a semi-structured question guide, which opened space for conversations between the researcher and students, whose questions sought to investigate and analyze the efficiency of the method in reducing mental agitation in the school. At each work-shop meeting, the method divided into three stages was applied: listening, reflecting and med-itating. In the first stage, listening, we tell an ancient hypothetical story called Bhagavadgita, to instigate concentration; in the second stage, reflecting, we used ten inserts containing draw-ings, made by me, the researcher, and inspired by drawings on the internet, which suggested mental agitation or not. To reflect on ethical values, in the third stage, we adopted a Yoga breathing technique for meditation and relaxation. During the workshop and application of the questionnaire, we adopted a notebook to record notes on speeches, responses, observa-tions, assimilations, accommodations and rebalancing and self-regulations. For this, the in-struments used were: folder with the five episodes adapted from the narrated story; Note-book; 5 mats (from school); ten inserts and a questionnaire prepared by the researcher. With this research, we believe that the articulation, in the educational space, of three important are-as, could be fruitful: Vedanta, Yoga and Jean Piaget's balancing process, contributing to new perspectives in educationAbertoMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Freire, Nádia Maria BádueBortolato, Claudia AmorosoTortella, Jussara Cristina BarbozaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAssumpção, Rosângela Maria Bassoli, 1959-20232023-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (99 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16565ASSUMPÇÃO, Rosângela Maria Bassoli. A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação. 2023. 1 recurso online (99 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16565. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378219Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-15T22:47:58Zoai::1378219Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-15T22:47:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação
The contribution to listening, reflecting and meditating method to education
title A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação
spellingShingle A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação
Assumpção, Rosângela Maria Bassoli, 1959-
Concentração escolar
Vedanta
Ioga
Educação
School concentration
Yoga
Education
title_short A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação
title_full A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação
title_fullStr A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação
title_full_unstemmed A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação
title_sort A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação
author Assumpção, Rosângela Maria Bassoli, 1959-
author_facet Assumpção, Rosângela Maria Bassoli, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Freire, Nádia Maria Bádue
Bortolato, Claudia Amoroso
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Rosângela Maria Bassoli, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Concentração escolar
Vedanta
Ioga
Educação
School concentration
Yoga
Education
topic Concentração escolar
Vedanta
Ioga
Educação
School concentration
Yoga
Education
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-11-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16565
ASSUMPÇÃO, Rosângela Maria Bassoli. A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação. 2023. 1 recurso online (99 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16565. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16565
identifier_str_mv ASSUMPÇÃO, Rosângela Maria Bassoli. A contribuição do método escutar, refletir e meditar para a educação. 2023. 1 recurso online (99 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16565. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378219
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (99 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140021915090944