Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Carvalho, Schubert Ribeiro de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599763
Resumo: Orientador: Luiz Marcos Garcia Gonçalves
id UNICAMP-30_5dc7a3db80be26c4755ce5e79d6de382
oai_identifier_str oai::336659
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuaisRealidade virtualVisão por computadorAlgoritmosComputação gráficaVirtual HumansVergence AlgorithmSynthetic VisionOrientador: Luiz Marcos Garcia GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de ComputaçãoResumo: Os problemas de pesquisa mais comuns abordados na literatura sobre Humanos Virtuais são mais relacionados com a inserção e representação destes agentes gráficos no computador. Com o avanço das tecnologias e pesquisas nas áreas de computação gráfica e realidade virtual, novos problemas podem ser tratados, em relação as funcionalidades destes agentes virtuais. Atualmente, um dos principais desafios está associado ao desenvolvimento de humanos virtuais dotados de percepção visual realística. Um problema específico, referente a visão sintética destes agentes, é o controle da atenção, ou seja, definir e prover uma maneira eficiente e natural para que ele mude seu foco de atenção de uma posição corrente para outra no seu ambiente virtual. A coordenação dos movimentos da cabeça do agente, fazendo com que os olhos sejam fixados no objeto desejado, não é considerada uma tarefa trivial e está relacionada com a percepção de profundidade do ambiente. Neste trabalho, propomos um algoritmo de vergência, usado para o controle da atenção de humanos virtuais, onde o parâmetro de profundidade é obtido do Z-buffer. O controle dos movimentos da cabeça do humano virtual é executado com a realização de simples cálculos geométricos e no final do processo de vergência, os olhos são fixados corretamente em qualquer região de interesse do ambiente, passada previamente para o agente virtualAbstract: Common research problems treated in literature about Virtual Humans are most related with insertion and representation of these graphic agents in computers. With techological advance and new researches in Computer Graphics and Virtual Reality, new problems can have place, related to the funcionality of the virtual agents. Currently, one of the main challenges is associated to development of virtual humans with realistic virtual perception and a specific problem that appears, related to synthetic vision in these agents, is the proper control of attention. That is, to define and provide an efficient and natural manner for it to change attentional focus from a current position to another one in its virtual environrnent. Coordination of head movements by way of fixation of eyes in a desired object is not considered a trivial task, being related to depth perception. In this work, we propose an algorithm for vergence, used for attention control in virtual humans, where the depth parameter is obtained from Z-buffer. Control of virtual human head movements is preformed with simple geometric calculations and at the end of vergence process the eyes are correctly fixed in any interest region of the environment, previously given to the virtual agentMestradoCiência da ComputaçãoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Gonçalves, Luiz Marcos Garcia, 1964-Goldenstein, Siome KleinFarias, Ricardo Cordeiro deStolfi, JorgeLeite, Neucimar JerônimoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Schubert Ribeiro de20052005-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf78f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599763CARVALHO, Schubert Ribeiro de. Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais. 2005. 78f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599763. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336659porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:10:35Zoai::336659Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais
title Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais
spellingShingle Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais
Carvalho, Schubert Ribeiro de
Realidade virtual
Visão por computador
Algoritmos
Computação gráfica
Virtual Humans
Vergence Algorithm
Synthetic Vision
title_short Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais
title_full Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais
title_fullStr Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais
title_full_unstemmed Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais
title_sort Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais
author Carvalho, Schubert Ribeiro de
author_facet Carvalho, Schubert Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Luiz Marcos Garcia, 1964-
Goldenstein, Siome Klein
Farias, Ricardo Cordeiro de
Stolfi, Jorge
Leite, Neucimar Jerônimo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Schubert Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Visão por computador
Algoritmos
Computação gráfica
Virtual Humans
Vergence Algorithm
Synthetic Vision
topic Realidade virtual
Visão por computador
Algoritmos
Computação gráfica
Virtual Humans
Vergence Algorithm
Synthetic Vision
description Orientador: Luiz Marcos Garcia Gonçalves
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599763
CARVALHO, Schubert Ribeiro de. Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais. 2005. 78f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599763. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CARVALHO, Schubert Ribeiro de. Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais. 2005. 78f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599763. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336659
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
78f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139832574771200