Um estudo exploratorio sobre as relações entre o conceito de automatismo da teoria do processamento de informações de Sternberg e o conceito de pensamento resumido na teoria das habilidades matematicas de Krutetskii

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Garcia, Vicente J. Neumann
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582059
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
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spelling Um estudo exploratorio sobre as relações entre o conceito de automatismo da teoria do processamento de informações de Sternberg e o conceito de pensamento resumido na teoria das habilidades matematicas de KrutetskiiPsicologia cognitivaPsicologia educacionalAutomatismoOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: De acordo com Stemberg, a habilidade para automatizar o processamento da informação (API) é um aspecto central da inteligência. De maneira similar, Krutetskii estabelece que a habilidade para pensar em estruturas abreviadas (PEA) é um elemento importante da estrutura das habilidades matemáticas. Embora ambos os conceitos apresentem elementos similares, eles também têm diferenças notórias. Com o objetivo de determinar se os dois termos referem-se a um mesmo fenômeno ou se correspondem a dois fenômenos distintos, 69 estudantes universitários de graduação foram submetidos a (1) A prova de Raciocínio Verbal do Teste de Aptidões Específicas (DAT), (2) um teste de Raciocínio Matemático baseado na teoria de Krutetskii, (3) três testes para avaliar habilidade para API e (4) três testes para avaliar habilidade para PEA. Foi aplicada uma análise fatorial de forma exploratória e uma MANOVA em um desenho anidado. Na extração dos fatores da análise fatorial foi utilizado o Método dos Mínimos Quadrados não ponderados. Na MANOVA foi considerada como variável dependente multivariada os fatores obtidos na análise fatorial e como variáveis de agrupamento (ou fatores da MANOVA): (1) a área de concentração do programa de graduação dos alunos (eminentemente verbal ou eminentemente matemático) e (2) o desempenho acadêmico (coeficiente de rendimento sobre e baixo a mediana ao interior de cada área de concentração). Os resultados apóiam a idéia de que a habilidade para API e a habilidade par PEA são dois fenômenos distintosAbstract: Stemberg claimed that the ability for automatic processing information (API) is a key aspect of intelligence. In a similar way, Krutetskii pointed out that the ability for thinking of curtailed structure (TCS) is an important element of the mathematical abilities structures. Whereas both concepts have important similarities, it was investigated that if the API ability and the ability for TCS are tv.o terms for the same concept or are tv.o different phenomena. 69 university graduated students were administered (1) the verbal reasoning test of DAT, (2) a mathematical reasoning test based on Krutetskii theory, (3) three API abilities tests and (4) three TCS abilities tests. For the data analysis was used an Unweighted Leas Squares Factor Analysis and a Nested design MANOVA. The MANOVA dependent variables were the factors obtained in the Factor Analysis, and the grouping variables were (1) the type of graduate program (mathematical or verbal prevalence in the students graduate programs) and (2) the academic achievement (below and above the median into each type of graduate programs). The results are concordance v-.1th the claim that the API ability and the ability for TCS are different phenomenaMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Vicente J. Neumann19951995-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf212f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582059GARCIA, Vicente J. Neumann. Um estudo exploratorio sobre as relações entre o conceito de automatismo da teoria do processamento de informações de Sternberg e o conceito de pensamento resumido na teoria das habilidades matematicas de Krutetskii. 1995. 212f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582059. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83728porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T04:15:04Zoai::83728Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T04:15:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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