A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Ramos, Raquel Fabbri
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611293
Resumo: Orientador: Carlos Roberto Espindola
id UNICAMP-30_619438224042845888c25f7b103dd88e
oai_identifier_str oai::476886
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula SouzaTerritorial management sustainability of the technical schools of Centro Paula SouzaSustentabilidadePlanejamento territorialMeio ambienteSustainabilityTerritorial managementOrientador: Carlos Roberto EspindolaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: No presente projeto pretende-se a avaliação da sustentabilidade da gestão territorial de seis (6) Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Centro Paula Souza), dentre as trinta e cinco (35) que contam com áreas para atividades agrícolas e de ensino (Escolas Agrícolas). As escolas estudadas foram consideradas como agroecossistemas e foram analisadas pela metodologia de avaliação adaptada da proposta MESMIS ou "Marco para la Evaluación de Sistemas de Manejo Incorporando Indicadores de Sustentabilidad". A sustentabilidade dos agroecossistemas está relacionada à sua capacidade de manutenção produtiva ao longo do tempo, propiciando condições econômicas e sociais às comunidades, tanto urbanas como rurais. Satisfeitas estas condições, tem-se o desenvolvimento sustentável, conceito ainda em construção. Considerou-se a sustentabilidade em cinco dimensões: ambiental, econômica, política, social e cultural. Foram elencados 55 indicadores da dimensão ambiental, 12 da econômica, 4 da política, 9 da social e 7 da cultural. Inseriu-se a hipótese de que os indicadores selecionados para as unidades escolares estudadas podem representar um instrumento para avaliar a sustentabilidade de seus territórios escolares e de que há a necessidade de um instrumento, seja um plano de manejo ou um plano diretor, para uma gestão eficiente e direcionada. Conclui-se pela necessidade de se estabelecer estratégias para que as escolas tenham auto-suficiência na produção de alimentos, e insumos na produção de biofertilizantes e biomassa, integrando a produção agrícola e a animal. Estes são atributos de produtividade e autonomia da dimensão ambiental da sustentabilidade. A adaptação da metodologia foi eficiente para avaliar, em um recorte do tempo, as condições dos agroecossistemas fornecendo indícios dos caminhos para a sua sustentabilidade, considerando seus atributos por meio de indicadores, representados graficamente. As representações em gráfico tipo radar, de caráter qualitativo, são de fácil visualização, permitindo perceber as limitações, dificuldades e vantagens dos sistemas com as suas várias peculiaridadesAbstract: This project aims to analyze the sustainability of territorial management in six (6) State Technical Schools of the State Center of Technological Education Paula Souza (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), among the thirty-five (35) areas that rely on agricultural activities and education (Agricultural schools). The schools studied were considered as agroecosystems and were analyzed by the valuation methodology adapted from the proposal called mEsMIS (Marco para la Evaluación de Sistemas de Manejo Incorporando Indicadores de Sustentabilidad) or "Framework for the Assessment of Management Systems Incorporating Sustainability Indicators". The sustainability of agroecosystems is related to its ability to maintain production over time, providing economic and social conditions to communities, both in urban and rural areas. These conditions are met when the sustainable development concept is reached, which is still under construction by the world. Consideration was given to sustainability in five dimensions: environmental, economic, political, social and cultural. There were 55 mentioned indicators concerning the environmental dimension, 12 from the economic, 4 from the political, 9 from the social and 7 from the cultural. It was considered that the hypothesis that the indicators selected for the school units studied can be a way to assess the sustainability of their territories and that there is a need for an instrument, whether a management plan or a master plan foran efficient and focused management. The conclusion shows that there is a need to develop strategies for schools to have self-sufficiency in food production, and inputs in the production of biofertilizers and biomass by integrating agricultural production and animal. These are attributes of productivity and autonomy of the environmental dimension of sustainability. The adaptation of the method was efficient to evaluate, in a clipping from the time, the conditions of the agroecosystems and provided evidences of the ways for its sustainability, given by its attributes through indicators plotted. The graphic representations of radar type of qualitative are easy to spot, realizing the limitations, difficulties and advantages of systems with their various peculiaritiesDoutoradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialDoutor em Ciências[s.n.]Espindola, Carlos Roberto, 1944-Carmo, Maristela Simões doCosta, Manoel Baltasar Baptista daLadeira, Francisco Sérgio BernardesPerez Filho, ArchimedesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em CiênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamos, Raquel Fabbri2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf193 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611293RAMOS, Raquel Fabbri. A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza. 2009. 193 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611293. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/476886porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:46:35Zoai::476886Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:46:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza
Territorial management sustainability of the technical schools of Centro Paula Souza
title A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza
spellingShingle A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza
Ramos, Raquel Fabbri
Sustentabilidade
Planejamento territorial
Meio ambiente
Sustainability
Territorial management
title_short A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza
title_full A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza
title_fullStr A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza
title_full_unstemmed A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza
title_sort A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza
author Ramos, Raquel Fabbri
author_facet Ramos, Raquel Fabbri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Espindola, Carlos Roberto, 1944-
Carmo, Maristela Simões do
Costa, Manoel Baltasar Baptista da
Ladeira, Francisco Sérgio Bernardes
Perez Filho, Archimedes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ciências
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Raquel Fabbri
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Planejamento territorial
Meio ambiente
Sustainability
Territorial management
topic Sustentabilidade
Planejamento territorial
Meio ambiente
Sustainability
Territorial management
description Orientador: Carlos Roberto Espindola
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611293
RAMOS, Raquel Fabbri. A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza. 2009. 193 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611293. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611293
identifier_str_mv RAMOS, Raquel Fabbri. A sustentabilidade na gestão territorial de escolas tecnicas estaduais do Centro Paula Souza. 2009. 193 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611293. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/476886
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
193 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189825039826944