Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Maiolino, Emily Aline, 1989-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638863
Resumo: Orientador: Claudia Amoroso Bortolato
id UNICAMP-30_640e617b7fa4d42bb420e62b01a455e6
oai_identifier_str oai::1128815
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentesContinuous education and reception of early chilhood teachers from teaching narrativesFormação continuadaNarrativasEducação infantilAcolhimentoContinuing educationTeaching narrativesEarly Childhood EducationReceptionOrientador: Claudia Amoroso BortolatoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O questionamento e a problemática dessa pesquisa se deram, por meio da observação de professoras e auxiliares de educação infantil entre o ano de 2014 a 2017, enquanto a pesquisadora era diretora de uma creche municipal da cidade de Jacareí. Neste período se observou que elas apresentavam diversas dificuldades no trabalho pedagógico com as crianças, as ações estavam sempre pautadas em práticas tradicionais, direcionadas apenas ao cuidar, não era possível enxergar o protagonismo infantil e a educação infantil como etapa inicial da educação escolar. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo compreender a trajetória de formação dos professores da educação infantil. No trabalho com narrativas as memórias se fazem presente e nas brechas buscamos compreender os processos de formação desses profissionais que atuam na primeira infância. Narrativas que nos revelam os desafios enfrentados no início da carreira, nas trajetórias de formação e no processo de construção de identidade docente. Foi possível observar os elementos que contribuíram para a escolha relativa à carreira, ao ingresso e à permanência no magistério. Foram entrevistadas sete professoras formadas em Pedagogia nas diferentes modalidades de ensino (presencial e à distância), professoras iniciantes, professoras com alguns anos de carreira e outras já com mais tempo no exercício do magistério. A partir das narrativas docentes também buscamos refletir sobre a formação realizada em serviço, como tem se dado, de que maneiras são conduzidas, e como são avaliadas as reuniões pedagógicas em suas práticas. Os referencias para leitura e adensamento das narrativas foram Ivor Goodson e Walter Benjamin, a partir de metodologia desenvolvida por Maria Inês Petrucci-Rosa e colaboradores. Esperamos contribuir para evidenciar a importância da formação continuada, juntamente, com a necessidade de se levar em conta a trajetória de vida das professoras. Por meio da escuta das professoras, foi desenvolvido um material que busca propiciar momentos de acolhida e permanência na escola, com práticas onde os professores possam rememorar e refletir sobre seu cotidiano, criando assim um "movimento" para cuidar de quem cuida da educaçãoAbstract: ABSTRACT The questioning and the problematic of this research took place, through the observation of teachers and child education assistants between the year of 2014 to 2017, while the researcher was the director of a municipal day care center of the city of Jacareí. In this period it was observed that they presented difficulties in the pedagogical work with the children, the actions were always guided by traditional practices, directed only to the care, it was not possible to see the protagonism of children and early childhood education as the initial stage of school education. This research, therefore, aims to objective to understand the education trajectory of teachers of education childish. In working with narratives, memories are present and in loopholes we seek to understand the formation processes of these professionals working in early childhood. Narratives that reveal the challenges faced at the beginning of the career, in the training trajectories and in the construction process of teaching identity. It was possible to observe the elements that contributed to the choice regarding career, admission and permanence in teaching. Seven trained teachers were interviewed in Pedagogy in the different teaching modalities (face-to-face and distance teachers), beginning teachers, teachers with some years of career and others already have more time in teaching. From the narratives We also seek to reflect on in-service training, how it has been done, in what ways they are conducted, and how the pedagogical meetings in their practices. References for reading and densification of the narratives were Ivor Goodson and Walter Benjamin, from methodology developed by Maria Inês Petrucci-Rosa and collaborators. We hope to contribute to highlight the importance of continuing education, together, with the need to take into account the life trajectory of the teachers. Through listening to the teachers, a material was developed which seeks to provide moments of welcome and permanence at school, with practices where teachers can recall and reflect on their daily lives, thus creating a "movement" to take care of those who take care of educationMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Bortolato, Claudia Amoroso, 1962-Borges, Roberta RochaVarani, AdrianaRossetto, Estela de SousaAlbrecht, Mirian Pacheco SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaiolino, Emily Aline, 1989-20202020-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (171 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638863MAIOLINO, Emily Aline. Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes. 2020. 1 recurso online (171 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638863. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128815Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-09T12:06:26Zoai::1128815Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-09T12:06:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes
Continuous education and reception of early chilhood teachers from teaching narratives
title Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes
spellingShingle Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes
Maiolino, Emily Aline, 1989-
Formação continuada
Narrativas
Educação infantil
Acolhimento
Continuing education
Teaching narratives
Early Childhood Education
Reception
title_short Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes
title_full Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes
title_fullStr Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes
title_full_unstemmed Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes
title_sort Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes
author Maiolino, Emily Aline, 1989-
author_facet Maiolino, Emily Aline, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortolato, Claudia Amoroso, 1962-
Borges, Roberta Rocha
Varani, Adriana
Rossetto, Estela de Sousa
Albrecht, Mirian Pacheco Silva
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Maiolino, Emily Aline, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Narrativas
Educação infantil
Acolhimento
Continuing education
Teaching narratives
Early Childhood Education
Reception
topic Formação continuada
Narrativas
Educação infantil
Acolhimento
Continuing education
Teaching narratives
Early Childhood Education
Reception
description Orientador: Claudia Amoroso Bortolato
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638863
MAIOLINO, Emily Aline. Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes. 2020. 1 recurso online (171 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638863. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638863
identifier_str_mv MAIOLINO, Emily Aline. Formação continuada e acolhimento de professores da educação infantil a partir de narrativas docentes. 2020. 1 recurso online (171 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638863. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128815
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (171 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405521103290368