O curriculo do dialogo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Moraes, Silvia Elizabeth Miranda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583011
Resumo: Orientador: Jose Camilo dos Santos Filho
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spelling O curriculo do dialogoCurriculos - ConstruçãoEnsino secundárioEnsino internacionalHermenêuticaDialéticaElites (Ciências sociais)Orientador: Jose Camilo dos Santos FilhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O propósito deste estudo é analisar o Bacharelato Internacional (IB), um currículo desenvolvido por 553 escolas internacionais localizadas em 75 países do mundo. O IB é um programa de estudos com duração de dois anos destinado a alunos do _ grau que requer: o estudo de línguas, ciências, matemática e humanidades; a participação em atividades artísticas e em serviços para a comunidade; a freqüência a um curso de Teoria do Conhecimento; e a elaboração de uma monografia de quatro a cinco mil palavras sob a orientação de um professor qualificado. Com a globalização da economia, a facilidade nas comunicações e a diminuição das distâncias geográficas e culturais entre os países, o IB cresceu de importância a tal ponto que hoje serve anualmente a mais de vinte mil alunos de 149 nacionalidades realizando exames em 55 línguas. No Brasil, oito escolas adotaram o IB. Por exigências do método e por fatores socio-econômico e culturais, a Escola Americana de São Paulo foi escolhida como a mais apropriada para a análise. Utilizei a metodologia da investigação construtivista responsiva baseada no círculo dialético-hermenêutico de Guba & Lincoln (Fourth Generation Evaluation, California: Sage Publ., 1989). Esta metodologia parte do pressuposto que a realidade é fruto das construções dos diversos atores nela envolvidos. Através de círculos de entrevistas abertas e de pesquisa documental, o pesquisador vai reformulando sua construção inicial até chegar a uma construção comum que é o fruto de intensa negociação e de consenso entre os participantes e o investigador. O contexto socio-político-cultural do currículo é obtido através de uma etnografia prévia. A cultura tende a ser considerada a real determinante do comportamento dos sujeitos envolvidos. O círculo nesta pesquisa refere-se à forma imaginária como se posicionam o pesquisador e seus respondentes no processo de compreensão do currículo. ,Após completar vários círculos de entrevistas, chegamos às seguintes questões que acreditamos serem as mais relevantes para a compreensão do fenômeno : 1) Qual o papel de uma escola internacional como a Escola Americana de São Paulo no contexto global e no contexto nacional? 2)Qual deve ser a relação entre a escola e o mercado internacional e local? 3) Como o currículo responde à tensão entre intemacionalismo e regionalismo? 4) Como é possível conferir ao currículo um certo grau de flexibilidade em forma de susceptibilidade às mudanças ocorrentes no mundo e, ao mesmo tempo, dar-lhe um caráter de continuidade? 5)Como a problemática ideológica é abordada no currículo? 6) Como é tratada a questão da cultura e da identidade cultural. As conclusões da pesquisa podem ser assim resumidas: a dependência da escola ao mercado local e internacional deve ser neutralizada a fim de que o currículo possa incorporar planos a longo prazo e possa ter uma perspectiva filosófica mais autônoma; as categorias regionalismo/internacionalismo e flexibilidade! continuidade geram benéfica negociação entre os participantes e favorecem a construção dialética do currículo; ideologicamente, o currículo se insere na sociedade capitalista ocidental, entretanto, oferece uma fuga à unidimensionalidade do homem pela via cultural. O 18 contém uma proposta de diálogo entre os povos e culturas. No ambiente de uma escola, várias nacionalidades, etnias, raças e religiões convivem entre si em harmonia, respeito e enriquecimento mútuo. A situação presente, aponta para o aparecimento de uma nova realidade:a formação de uma elite internacional que se vê obrigada a repensar seus objetivos com vistas à construção de uma sociedade mais justa. O currículo do 18 é uma prova concreta desta nova tendênciaDoutoradoAdministração e Supervisão EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Santos Filho, José Camilo dos, 1940-Bergo, Antonio CarlosArouca, Lucila SchwantesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Silvia Elizabeth Miranda19951995-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf210f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583011MORAES, Silvia Elizabeth Miranda. O curriculo do dialogo. 1995. 210f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583011. 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