Tornando-se médicos e médicas na comunidade : estudo das narrativas de um internato na Atenção Primária à Saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Monte-Cardoso, Felipe, 1981-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641170
Resumo: Orientador: Gastão Wagner de Sousa Campos
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spelling Tornando-se médicos e médicas na comunidade : estudo das narrativas de um internato na Atenção Primária à SaúdeBecoming doctors in the community : study of the naratives of a clerkship in Primary Health CareEducação médicaInternato e residênciaAtenção primária à saúdeMedicina de família e comunidadeEstratégia Saúde da FamíliaMedical educationInternship and residencyPrimary health careFamily practiceFamily Health StrategyOrientador: Gastão Wagner de Sousa CamposTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: No Brasil, o descompasso entre a formação médica e as necessidades assistenciais na atenção primária à saúde, em especial para as populações mais vulneráveis, demandou mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina, com ampliação da carga horária do Internato na APS. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa exploratória, que investigou documentos da avaliação do Internato Integrado em Medicina de Família e Comunidade e Saúde Mental da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ocorre em cenários de assistência a populações vulneráveis no município do Rio de Janeiro. Foram analisados documentos de escrita reflexiva e grupos focais, produzidos por estudantes como parte da avaliação do estágio, e utilizou-se a hermenêutica dialética como método de análise, tendo como referencial teórico a crítica da biomedicina e teorias do aprendizado socioculturais que enfatizam o papel do contexto para a educação médica. A investigação chegou a quatro grandes categorias: Aprendendo a clínica do sofrimento social, Medicina de Família e Comunidade como uma clínica complexa; Saúde Mental na APS; Tornando-se médicos na comunidade. Na primeira, ao perceber que a medicina não está apartada da sociedade, os internos puderam descobrir o impacto da pobreza e da violência e sua influência no sofrimentos dos usuários, percebendo a importância e os limites dos serviços de saúde e dos recursos territoriais; Na segunda, os internos ressignificaram a ideia de complexidade clínica ao se deparar com elementos peculiares da clínica na APS, como incerteza, experiência do adoecimento e o papel da relação médico-paciente, dando-se conta de que o tempo é variável central no manejo; Na terceira, os estudantes, ao redefinir o que é um caso psiquiátrico puderam refletir sobre as tensões epistemológicas no campo da Saúde Mental e Psiquiatria, além de atentar para as peculiaridades da saúde mental no cenário da APS, como distintos sistemas de classificação diagnóstica e a importância dos dispositivos psicossociais de cuidado, bem como para superar o estigma da doença mental grave; Por fim, ao interpretar o internato como uma etapa de formação da identidade profissional dos estudantes, pontuo a importância decisiva do aprendizado em cenários e com pessoas reais para o amadurecimento moral, bem como a importância do trabalho em equipe para a incorporação do componente interprofissional para a identidade dos futuros médicos. Termino a categoria apontando como os germens de democracia podem ter papel de mudança na cultura autoritária da profissão. Os achados apontam para a importância da escrita reflexiva para acessar dimensões de cuidado centradas no paciente, bem como das especificidades do aprendizado da medicina na APS. Ao compreender a centralidade de aspectos contextuais e coletivos do aprendizado da profissão, advogo a incorporação de uma perspectiva contextual e coletiva para a aquisição de competências no internato, com ênfase especial no aprimoramento das chamadas competências culturais para o contexto de uma grande metrópole como o Rio de Janeiro, fundamentais para o cuidado das populações mais vulneráveis. Por fim, sugiro a implementação de estratégias de ensino que contemplem de forma explícita a formação da identidade profissional nos anos de internato.Abstract: In Brazil, the mismatch between medical training and health care needs in primary health care, especially for the most vulnerable populations, necessitated changes in the National Curricular Guidelines of the medical course, with an increase in the hours of Internship in PHC. This work is an exploratory qualitative research that investigated documents of the evaluation of the Integrated Clerkship in Family and Community Medicine and Mental Health of the Federal University of Rio de Janeiro, which occurs in scenarios of assistance to vulnerable populations in the city of Rio de Janeiro. Reflexive writing documents and focus groups, produced by students were analyzed as part of the evaluation of the stage, and dialectical hermeneutics was used as a method of analysis, having as a theoretical reference the critique of biomedicine and sociocultural learning theories that emphasize the role of context for medical education. The research reached four broad categories: Learning the Clinic of Social Suffering, Family and Community Medicine as a complex clinic; Mental Health in PHC; Becoming doctors outside the hospital. In the first, when they realized that medicine was not far from society, inmates were able to discover the impact of poverty and violence and its influence on the sufferings of users, realizing the importance and limits of health services and territorial resources; In the second, the interns re-signified the idea of clinical complexity when they come across peculiar elements of the clinic in PHC, such as uncertainty, experience of illness and the role of the doctor-patient relationship, realizing that time is a central variable in management ; In the third, the students, in redefining what is a psychiatric case, could reflect on the epistemological tensions in the field of Mental Health and Psychiatry, in addition to paying attention to the peculiarities of mental health in the PHC scenario, such as different diagnostic classification systems and importance of psychosocial care devices, as well as to overcome the stigma of severe mental illness; Finally, in interpreting the internship as a stage of the formation of the professional identity of students, I point out the decisive importance of learning in scenarios and with real people for moral maturity, as well as the importance of teamwork for the incorporation of the interprofessional component to the identity of future physicians. I end the category by pointing out how germs of democracy can play a role in changing the authoritarian culture of the profession. The findings point to the importance of reflective writing to access patient-centered care dimensions, as well as the specificities of medical learning in PHC. By understanding the centrality of contextual and collective aspects of learning the profession, I advocate the incorporation of a contextual and collective perspective for the acquisition of skills at the clerkship, with special emphasis on the improvement of so-called cultural competences in the context of a great metropolis such as Rio fundamental to the care of the most vulnerable populations. Finally, I suggest the implementation of teaching strategies that explicitly contemplate the formation of professional identity in the years of clerkship.DoutoradoPolítica, Planejamento e Gestão em SaúdeDoutor em Saúde Coletiva[s.n.]Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-Norman, Armando HenriqueCyrino, Antônio de Pádua PithonLeal, Erotildes MariaAmaral, Eliana MartoranoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMonte-Cardoso, Felipe, 1981-20192019-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 197 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641170MONTE-CARDOSO, Felipe. Tornando-se médicos e médicas na comunidade : estudo das narrativas de um internato na Atenção Primária à Saúde. 2019. 1 recurso online ( 197 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641170. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162353Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T16:04:04Zoai::1162353Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-28T16:04:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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