A educação integral na escola de tempo integral : as condições históricas, os pressupostos filosóficos e a construção social da política de educação integral como direito no Brasil  

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Maria Cristiani Gonçalves, 1971-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633997
Resumo: Orientador: Cesar Apareciddo Nunes
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Parte da premissa teórico-política que afirma que não há como reconhecer a possibilidade de efetivar mudanças na esfera da escola e da educação se não houver igualmente um processo de transformações e de mudanças na dinâmica das relações sociais, isto é, na organicidade da prática social. Estudo de cunho histórico-filosófico e de fundamentação crítico-dialética e materialista, com aporte nos marcos legais e institucionais sobre Educação Integral no Brasil e no campo da Educação como Direito, bem como em obras e referenciais que permeiam a proposta da Educação Integral e da Escola em Tempo Integral atualmente em disputa no país. Estuda o processo social e político da produção dos marcos legais que tratam sobre o tema, como por exemplo o Plano Nacional de Educação (Lei 13005/2014) e articula sua nuclearidade diante de outros dispositivos legais sobre Educação que afirmam a concepção de Educação como Direito e a Educação como processo de formação humana. A problematização central do estudo reconhece que novos sujeitos emergem da cultura de resistência e da luta social e política no Brasil pela Educação, no processo recente de redemocratização do país, constituindo uma compreensão emancipatória da Educação e da Escola como direito e, dentro dessa luta, assumindo a questão da Educação Integral e da organização da Escola em Tempo Integral como projeto de transformação estrutural do processo educacional e político. Debate as matrizes da concepção de Educação Integral e caracteriza os diferentes projetos de organização institucional e curricular de escolas de tempo integral, apontando suas qualidades e suas possíveis contradições ou limites. Aponta as tendências das políticas de Educação Integral e suas relações com os projetos de democratização da Educação e da Escola no BrasilAbstract: The research presentes the possible connections between Integral Education proposal and Social and Human Rights context considering the social struggle for Education. According to theoretical and policy premise, there is no manner to recognize the possibility to effect changes in the school and education sphere if there is not equally a process of transformations and changes in the dynamics of social relations, that is,in the organicity of social practice. This is an historical and philosophical study based on the critical-dialetical and materialistic support, with contribution of legal and institucional frameworks on Integral Education in Brazil and in the field of Education as a Right, as well as referential studies which go through Integral Education proposal and Full-time School currently in dispute in our country. A study of social and political process for generation of National Education Project (Law 13005/2014) and it articulates its nuclearity to others Education legal devices that affirm the conception of Education as a Right and Education as a process of human development. The central question of this study is to recognize that new subjects emerge from the culture of resistance and social and political struggle in Brazil for Education, during the recent redemocratization process in country. This view constitutes an emancipatory understanding of Education and School as a right, in the context of this struggle, and allow us to assume the issue of Integral Education and the organization of Full-time School as a Project of structural transformation part of the educational and political process. We debate conceptual matrixes for Integral Education and characterize the different projects of institutional and curricular organization of Full-time School, pointing out their qualities and the possible contradictions or limits. We indicate tendencies of Integral Educational policies and their relations with democratization projects of Education and School in BrazilDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES[s.n.]Nunes, Cesar Aparecido, 1959-Machado, CristianePolli, José RenatoArthus, ReginaldoDalarosa, Adair AngeloUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Maria Cristiani Gonçalves, 1971-20182018-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (150 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633997SILVA, Maria Cristiani Gonçalves. A educação integral na escola de tempo integral: as condições históricas, os pressupostos filosóficos e a construção social da política de educação integral como direito no Brasil   . 2018. 1 recurso online (150 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633997. 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