A instrução pública em Indaiatuba : contribuição para a história da educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Alves, Silvane Rodrigues Leite
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604502
Resumo: Orientador : Mara Regina Martins Jacomeli
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spelling A instrução pública em Indaiatuba : contribuição para a história da educação brasileiraThe public instruction in Indaiatuba : 1854-1930 - contribution for the educational brazilian historyEducação - HistóriaEscolas publicas - Indaiatuba (SP) - 1854-1930Educação - Brasil - História - Republica - 1854-1930Education - HistoryPublic schools - Indaiatuba (SP) - 1854-1930Education - Brazil - History - Republic - 1854-1930Orientador : Mara Regina Martins JacomeliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa investiga através de diversas fontes ? primárias e secundárias - o processo de estruturação da instrução pública na cidade de Indaiatuba/SP. A cronologia histórica estabelecida inicia-se com o primeiro registro de existência de um professor de primeiras letras na então Vila de Indaiatuba, no ano de 1854 e prolonga-se até o fim da República Velha, em 1930. No período abordado, observou-se que a educação, cumprindo sua missão na ideologia liberal, permeou o discurso dos políticos republicanos locais, sendo registrados nos anais das sessões da Câmara Municipal, embora na prática, os avanços não tenham sido tão significativos, atravancados que eram pelas questões políticas e econômicas, que interferiram e influenciaram o projeto republicano de expansão da escola pública. A absorção do ideário republicano pelas elites detentoras do poder local, pôde ser observada no empenho pela implantação de um Grupo Escolar na cidade, em 1895, Grupo esse dissolvido dois anos depois, em conseqüência das disputas pelo poder local. Através do estudo da estruturação da educação pública em Indaiatuba (SP), principalmente com a utilização das fontes documentais primárias, esta pesquisa pretende contribuir para a escrita de uma História da Educação Brasileira Abstract: This research investigates through several sources ? primaries and secondaries ? the process of structuration of the public instruction in the city of Indaiatuba/SP. The established historical chronology starts with the first record of existence of a first letters teacher in Indaiatuba Villa, in the year 1854 and continues till the end of Old Republic, in 1930. In this period, noticed that the education, accomplishing its mission in the liberal ideology, permeated the local republican politicians speech, being recorded in the Annais of the Town Councial Sessions, although in doing, the advances haven?t been so meaningful, obstructed by the political and economical matters, which interfered and influenced the republican project of the public school expansion. The absorption of the republican conceive by the arresting elites of the local government, could be watched in the interest through the introduction of a Scholar Group in the city, in 1895, however broke up two years later, because of fight for the local government. Through the study of the public education structure In Indaiatuba/SP, mainly with the usage of primary documental sources, this research intends to contribute to the writing of a Brazilian Education HistoryMestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Jacomeli, Mara Regina Martins, 1965-Sanfelice, José LuísBezerra Neto, LuizCastanho, Sérgio Eduardo MontesArce, AlessandraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Silvane Rodrigues Leite20072007-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1604502ALVES, Silvane Rodrigues Leite. A instrução pública em Indaiatuba: contribuição para a história da educação brasileira. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604502. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396912porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-08T12:55:10Zoai::396912Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-08T12:55:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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