O ensino religioso na escola pública : perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Oliveira, Fernando Henrique Cavalcante de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615892
Resumo: Orientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboa
id UNICAMP-30_722d0831d1c25f6fdb34f7db42d21aa2
oai_identifier_str oai::805150
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino religioso na escola pública : perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós ComeniusThe religious teaching in public schools : perspectives, difficultives and new horizons in the light of classic Great Didactic of John Amos ComeniusComenius, 1592-1670Ensino religiosoEscolas públicasDidáticaReligious teachingPublic schoolsDidacticsOrientador: Silvio Ancizar Sanchez GamboaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho concentra-se no estudo da disciplina de Ensino Religioso na escola pública no Brasil, visando compreender os discursos, trajetórias, percalços e novos horizontes que se permitem conquistar, à luz das propostas e práticas pedagógicas vivenciadas através dos livros didáticos e de pesquisas realizadas no espaço escolar através de pesquisadores. A trajetória histórica da formação de nossa nação traz suas marcas na abordagem de um modelo de Ensino Religioso presente na contemporaneidade de nossas escolas, através da presença da religião oficial no Estado brasileiro, quando Colônia, Império e concomitante na República em suas primeiras décadas. Essa mesma trajetória, obteve como conquistas na década de 90, legislações e emendas de nossa Constituição, como também de políticas públicas das secretarias estaduais de educação para um melhor desempenho do Ensino Religioso frente à diversidade cultural e o pluralismo religioso presente em nossa sociedade. Buscando identificar essa trajetória de legislação que perpassa o nosso território brasileiro, com seus percalços e crises quanto à didática e componentes curriculares da presente disciplina, ancoramos no clássico pedagógico - Didática Magna de João Amós Comenius (1592-1670), na busca de um referencial teórico que pudesse-nos abrir novos horizontes e possibilidades de constituir em nossas escolas, uma prática que esteja à altura da realidade cultural e social que estamos inseridos, e que emergiram nossos pais e patrícios. A pedagogia comeniana implanta uma série de dispositivos discursivos sem os quais é praticamente impossível compreender a maior parte das posições pedagógicas atuais, e suas crises políticas no campo da legislação e práticas da disciplina no âmbito de nossas escolas públicas,sejam nas disciplinas cotidianas, seja no campo do Ensino Religioso, defendido aqui, como importante constituinte de nossa formação de vida, pedagógica e cultural, por trazer sua contribuição para pensar-se o ethos e o ser cidadão(ã).Abstract: This work focuses on the study of the discipline of Religious Teaching in public schools in Brazil to understand the speeches, paths, pitfalls and new horizons which allow gain in light of the proposed pedagogical practices and experienced through the textbooks and surveys carried out at school by researchers. The history of our nation's constitution, bringing their brands in the approach of a model of Religious Teaching in the contemporary present in our schools, through the presence of religion in the Brazilian State, as Cologne, Empire and the concomitant Republic in its first decades. This same trend was obtained as achievements in the 90's, amendments and laws of our Constitution, as well as public politics of state boards of education for a better performance of Religious Teaching for the cultural diversity and religious pluralism in our present society. Trying to identify this trajectory of legislation that goes through our Brazilian territory, with its setbacks and crises as the teaching and curriculum components of this discipline, we anchored in the classic teaching - Great Didactic of John Amos Comenius(1592-1670), in search of a theoretical referential that we could open up new horizons and possibilities to build up in our schools, a practice that is up to the cultural and social realities which we operate and that our parents and fellow emerged. The comenian education deploys a series of discursive devices without which it is virtually impossible to understand the most current pedagogical positions, and political crisis in the field of legislation and practice of discipline within our public schools are as disciplines of daily life, or as in field of Religious Teaching, advocated here as an important component of our education of life, educational and cultural contribution by bringing to think about the ethos and be a citizen.DoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Goto, Roberto AkiraArana, Hermas GonçalvesCampos, Breno MartinsRomão, Eliana SampaioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Fernando Henrique Cavalcante de2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf208 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615892OLIVEIRA, Fernando Henrique Cavalcante de. O ensino religioso na escola pública: perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius. 2011. 208 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615892. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/805150porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:21:09Zoai::805150Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:21:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino religioso na escola pública : perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius
The religious teaching in public schools : perspectives, difficultives and new horizons in the light of classic Great Didactic of John Amos Comenius
title O ensino religioso na escola pública : perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius
spellingShingle O ensino religioso na escola pública : perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius
Oliveira, Fernando Henrique Cavalcante de
Comenius, 1592-1670
Ensino religioso
Escolas públicas
Didática
Religious teaching
Public schools
Didactics
title_short O ensino religioso na escola pública : perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius
title_full O ensino religioso na escola pública : perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius
title_fullStr O ensino religioso na escola pública : perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius
title_full_unstemmed O ensino religioso na escola pública : perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius
title_sort O ensino religioso na escola pública : perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius
author Oliveira, Fernando Henrique Cavalcante de
author_facet Oliveira, Fernando Henrique Cavalcante de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Goto, Roberto Akira
Arana, Hermas Gonçalves
Campos, Breno Martins
Romão, Eliana Sampaio
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernando Henrique Cavalcante de
dc.subject.por.fl_str_mv Comenius, 1592-1670
Ensino religioso
Escolas públicas
Didática
Religious teaching
Public schools
Didactics
topic Comenius, 1592-1670
Ensino religioso
Escolas públicas
Didática
Religious teaching
Public schools
Didactics
description Orientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboa
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615892
OLIVEIRA, Fernando Henrique Cavalcante de. O ensino religioso na escola pública: perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius. 2011. 208 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615892. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615892
identifier_str_mv OLIVEIRA, Fernando Henrique Cavalcante de. O ensino religioso na escola pública: perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius. 2011. 208 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615892. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/805150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
208 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139919931637760