Percursos e deslocamentos : historias de formação de uma pedagoga no campo das ações socio-educativas
Ano de defesa: | 2010 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Orientador: Ana Angelica Medeiros Albano |
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Percursos e deslocamentos : historias de formação de uma pedagoga no campo das ações socio-educativasTours and displacement : histories of the formation of a pedagogue in the field of social-educationalEducação não formalCoordenação pedagógicaArtesEducação socialNon-formal educationPedagogic coordinationArtsSocial educationOrientador: Ana Angelica Medeiros AlbanoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação percorre aspectos auto-biográficos de formação da autora enquanto educadora e mais tarde, coordenadora pedagógica, em espaços e contextos peculiares; as chamadas ações sócio-educativas. São histórias do campo da Educação Não-formal desenvolvidas por instituições assistenciais não-governamentais, que acontecem no contra-turno escolar, para crianças e adolescentes que vivem situações de vulnerabilidade social. Nesse campo de atuação, a autora depara-se com a arte e com os artistas-educadores, que provocam-na a deslocar-se e percorrer caminhos anteriormente distantes e sem significado para ela. A arte em suas diferentes manifestações - poesia, literatura, desenho, pintura, escultura, dança, teatro, música entrelaçam-se, então à formação da pedagoga, ampliando seu olhar, "contaminando" sua prática educativa e conduzindo à re-elaboração de critérios no trabalho de orientação e mediação pedagógicas com os educadores que coordena.Abstract: This dissertation makes a review of autobiographical aspects of the author's formation as educator and later, pedagogic coordinator, in peculiar contexts and places, the called social-educative actions. This are histories of the Non-formal Education field developed by assistencial institutions that happens in the supplementary activities outside class time, for children and adolescents who lives in vulnerable social situations. In this field of action, the author finds the art and the artists-educators, who provocates and moves the art making it goes in distant ways that have no meaning for art. The art manifestations - poetry, literature, drawing, painting, sculpture, dance, theatre, music - so are interwined with the pedagogue formation, enlarging her view, "contaminating" her educative pratice making she reelaborate her criterions of work as pedagogic advisor and mediator front of educators by her coordinated.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-Ostetto, Luciana EsmeraldaMoura, Rogério Adolfo deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Caroline Cardoso2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf143 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612040SILVA, Caroline Cardoso. Percursos e deslocamentos: historias de formação de uma pedagoga no campo das ações socio-educativas. 2010. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612040. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768090porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:51:58Zoai::768090Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:51:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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