Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências : relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Garcia, Fabiana Burgos Takahashi, 1974-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616324
Resumo: Orientador: Maurício Compiani
id UNICAMP-30_73b07bafd899b7656652fb9dbba6c1f4
oai_identifier_str oai::824274
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências : relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escolaAn analysis of the teaching approach for the Chemistry curriculum of São Paulo State Schools and the link with Geosciences : a study of the subject in relation to context, interdisciplinary studies and localization of schoolsQuímica - Estudo e ensinoGeociências - Estudo e ensinoLitosferaPesquisa-ação em educaçãoCurrículosChemistry - Study and teachingGeoscience - Study and teachingEarth (Planet) - LithosphereAction research in educationCurriculumOrientador: Maurício CompianiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A presente dissertação tem seu olhar voltado para o currículo da disciplina escolar química e sua relação com as geociências. Este trabalho foi desenvolvido no contexto do projeto apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) - Ensino Público intitulado "Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Políticas Públicas", cujo recorte de análise era a bacia do Ribeirão das Anhumas, onde está inserida a escola estadual que foi cenário principal desta dissertação e onde atuavam professores, alunos e acadêmicos. Baseando metodologicamente na perspectiva da pesquisa-ação sugerida por Mckernan principalmente, foi possível sistematizar este trabalho de modo que a importância do professor na elaboração do currículo fosse evidenciada, como propõe o mesmo autor. Neste sentido, a pesquisadora, professora da escola básica, voltou-se para seus instrumentos de trabalho questionando-os e sugerindo alterações. Então foi realizada uma revisão dos documentos oficiais que contribuíram para a elaboração da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Química (PCEQ) sob o olhar da contextualização e interdisciplinaridade visando mostrar que as discussões acerca da elaboração de currículos com esta conotação não são recentes. Além disso, os cadernos do professor e do aluno que complementam a PCEQ, e o livro didático utilizado em sala pela pesquisadora também foram analisados abordando a presença ou não do tema "Química e Litosfera" bem como o tratamento dado a esta temática quando presente no material, uma vez que é sugerido nas Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), porém ausente na PCEQ. Por isso que em meio a discussões e reflexões colaborativas do subgrupo Ensino-Aprendizagem, nas quais a interdisciplinaridade era discutida e utilizada como referencial para elaborar e desenvolver atividades escolares dentro do contexto local, e também com base nas lacunas encontradas durante estas análises, é que foi possível complementar o referido material. Dentre todas as atividades, podemos dizer que o trabalho de campo foi talvez o mais importante, afinal, foi possível perceber que os alunos tinham conhecimento para explicar a formação dos solos a partir das interações que ocorrem no ambiente, partindo de observações da paisagem local. Desta forma, pudemos nos aproximar dos objetivos de incorporar ao currículo de química o tema citado utilizando conhecimentos sobre a Bacia do Ribeirão das Anhumas, local onde a escola se insere. Enfim, a inserção do tema faltante na PCEQ vem suprir necessidades de conteúdos, enquanto promove junto com a abordagem local a superação de problemas reais e escolares, e tudo isso dentro de uma dinâmica de colaboração entre os atores envolvidos naquele cenárioAbstract: This dissertation focuses the curriculum of the Chemistry discipline and its relation with the Geosciences. This paper was developed in the context of the FAPESP Public Teaching Project entitled "Construction of school and curricular knowledge relative to science, society and environment at primary and secondary school with emphasis in the local conditions from results of public politicians projects" which focused its analysis in the basin of the Brook of Anhumas where the state school is located. This school was the scenario of this research whose professors, teachers and students maintained a collaboration relationship and learning to the development of this study. Using Mckerman methodological approach of action-research, it became possible to design a system of work with a view to emphasize the importance of the teacher in the elaboration of the curricular content, as the author proposes. Therefore, the researcher who is also a teacher at the secondary school, looked at her working tools, questioned them and suggested changes. Official documents that contributed to the elaboration of PCEQ were also reviewed in the light of context and interdisciplinary relations with a view to show that discussions about curricular contents using this concept are not new. Teacher's and student's notebooks which complement the PCEQ and the didactic book used by the researcher were also analyzed to ascertain whether or not they contained the theme "Chemistry and the Lithosphere" as well as how the subject is mentioned in the books, since its use is suggested in the PCN+ but is, however, absent from the PCEQ. Based on the collaborative discussions of the sub-group "Teaching-Learning", where the subject of interdisciplinarity was discussed and used as reference to elaborate and develop school activities within the local context, and also using the gaps found during these analyses it was possible to develop complementary material. Amongst all the activities we can say that the field work was perhaps the most important, as it made possible to perceive that the students had acquired the knowledge to explain the soil formation from the interactions that occur in the environment using as the starting point for their comments the local landscape. Therefore we could reach our goal of incorporating to the Chemistry curricular studies the subject above mentioned using the data of the basin of Brook of Anhumas where the school is located. At last the insertion of the missing subject in the PCEQ comes to suffice necessities of contents while it makes possible to overcome, with a localized approach, existing school problems promoting a collaborative dynamics among all the participants involved in that particular scenarioMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Rossi, Adriana VitorinoMarcondes, Maria Eunice RibeiroUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Fabiana Burgos Takahashi, 1974-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf154 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616324GARCIA, Fabiana Burgos Takahashi. Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências: relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola. 2011. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616324. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/824274porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:24:33Zoai::824274Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:24:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências : relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola
An analysis of the teaching approach for the Chemistry curriculum of São Paulo State Schools and the link with Geosciences : a study of the subject in relation to context, interdisciplinary studies and localization of schools
title Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências : relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola
spellingShingle Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências : relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola
Garcia, Fabiana Burgos Takahashi, 1974-
Química - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Litosfera
Pesquisa-ação em educação
Currículos
Chemistry - Study and teaching
Geoscience - Study and teaching
Earth (Planet) - Lithosphere
Action research in education
Curriculum
title_short Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências : relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola
title_full Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências : relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola
title_fullStr Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências : relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola
title_full_unstemmed Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências : relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola
title_sort Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências : relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola
author Garcia, Fabiana Burgos Takahashi, 1974-
author_facet Garcia, Fabiana Burgos Takahashi, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Rossi, Adriana Vitorino
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Fabiana Burgos Takahashi, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Litosfera
Pesquisa-ação em educação
Currículos
Chemistry - Study and teaching
Geoscience - Study and teaching
Earth (Planet) - Lithosphere
Action research in education
Curriculum
topic Química - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
Litosfera
Pesquisa-ação em educação
Currículos
Chemistry - Study and teaching
Geoscience - Study and teaching
Earth (Planet) - Lithosphere
Action research in education
Curriculum
description Orientador: Maurício Compiani
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616324
GARCIA, Fabiana Burgos Takahashi. Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências: relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola. 2011. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616324. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616324
identifier_str_mv GARCIA, Fabiana Burgos Takahashi. Ensino de química na proposta curricular do Estado de São Paulo e suas articulações com as geociências: relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola. 2011. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616324. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/824274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
154 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139922530009088