Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente : a configuração do perfil pedagógico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Marchan, Geisiele da Silva, 1986-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633049
Resumo: Orientadores: Pedro da Cunha Pinto Neto, Luciana Maria Viviani
id UNICAMP-30_770508b0b38e3fa289519b8532489e73
oai_identifier_str oai::993777
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente : a configuração do perfil pedagógicoPresent discussions in curricular policies and in the process of teacher training : the configuration of the pedagogical profileFormação de professoresEducação e EstadoFormação inicial do professorDiretrizes curriculares nacionaisAnálise do discursoPolítica do currículoTeacher trainingEducational policiesInitial teacher trainingNational Curricular GuidelinesDiscourse analysisCurriculum policiesOrientadores: Pedro da Cunha Pinto Neto, Luciana Maria VivianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa insere-se no campo da formação inicial de professores, tendo como pano de fundo os processos de reestruturações curriculares efetuados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, apresentadas em 2002 e 2015. Esses movimentos resultaram em decretos estaduais apresentados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, impulsionando novas matrizes curriculares responsáveis por configurar o perfil identitário profissional docente. Realizou-se, assim, uma análise dos documentos oficiais voltados à formação inicial docente, buscando entender a sua relação com os estudos e as pesquisas apresentadas pela literatura que configura as bases do professor como prático reflexivo, sinalizando a relação teoria e prática como eixo norteador da formação do educador capaz de atender as demandas contemporâneas que elegem o educando como futuro cidadão participativo e socialmente estruturado. O estudo caracteriza uma pesquisa de caráter qualitativo. Os dados foram analisados de acordo com os princípios elencados pela Análise do Discurso, tendo como referência o conceito de enunciado descrito por Michel Foucault. Procurou-se entender quais perfis profissionais identitários foram descritos para a formação inicial docente, segundo os legisladores. Assim, concluiu-se que há nas legislações uma defesa da consolidação da formação docente como prática reflexiva e investigativa da atuação pedagógica, gerando um profissional capaz de atuar além dos saberes inerentes à sua disciplina de ensino, como, por exemplo, o processo de socialização da educação básica. Constatou-se que há uma influência de teorias educacionais de cunho internacional nos direcionamentos e apontamentos dos legisladores, o que direciona a formação inicial docente para o conhecimento do indivíduo e de suas limitações sociais, econômicas e cognitivasAbstract: This research is part of the initial training of teachers, against a background of the curricular restructuring processes realized by the National Curricular Guidelines for Teachers Training of Basic Education, of higher degree, graduation course, teaching degree, presented in 2002 and 2015. These movements resulted in state decrees presented by The São Paulo State Department of Education, fostering new curricular matrices responsible for drawing the identity professional profile of teachers. Therefore, an analysis of official documents related to the primary teacher education was carried out, attempting to understand its relation with the studies and researches presented in the literature that constituted the teacher bases as reflective practicer, electing the relationship, theory and practice, as the guiding axis of teaching education, capable to deal with the contemporary demands that elect the student as a interactive and socially structured future citizen. The study typifies a qualitative research. The data were analyzed according to the principles listed by Discourse Analysis, based on the concept of the statement described by Michel Foucault. This work concerns the understanding of which professional identity profiles were described for initial teacher education, according to the legislators. Thus, it was concluded that there is, in the laws a defense for the merger of teacher education as a reflexive and investigative practicer of its pedagogical activity, capable of acting beyond the inherent knowledge of his teaching discipline, such as, for example, the socialization process of basic education. It was found that there is an influence on the Legislators direction and notes that came from international educational theories that return the initial teacher training to the knowledge of the individual and their social, economic and cognitive limitationsDoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em EducaçãoCAPES[s.n.]Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-Viviani, Luciana MariaLima, Ana Laura GodinhoGuridi, Verônica MarcelaPrado, Guilherme do Val ToledoBarolli, ElisabethUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarchan, Geisiele da Silva, 1986-20172017-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (245 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633049MARCHAN, Geisiele da Silva. Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente: a configuração do perfil pedagógico. 2017. 1 recurso online (245 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633049. Acesso em: 8 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/993777Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T14:02:41Zoai::993777Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-28T14:02:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente : a configuração do perfil pedagógico
Present discussions in curricular policies and in the process of teacher training : the configuration of the pedagogical profile
title Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente : a configuração do perfil pedagógico
spellingShingle Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente : a configuração do perfil pedagógico
Marchan, Geisiele da Silva, 1986-
Formação de professores
Educação e Estado
Formação inicial do professor
Diretrizes curriculares nacionais
Análise do discurso
Política do currículo
Teacher training
Educational policies
Initial teacher training
National Curricular Guidelines
Discourse analysis
Curriculum policies
title_short Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente : a configuração do perfil pedagógico
title_full Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente : a configuração do perfil pedagógico
title_fullStr Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente : a configuração do perfil pedagógico
title_full_unstemmed Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente : a configuração do perfil pedagógico
title_sort Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente : a configuração do perfil pedagógico
author Marchan, Geisiele da Silva, 1986-
author_facet Marchan, Geisiele da Silva, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Viviani, Luciana Maria
Lima, Ana Laura Godinho
Guridi, Verônica Marcela
Prado, Guilherme do Val Toledo
Barolli, Elisabeth
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchan, Geisiele da Silva, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação e Estado
Formação inicial do professor
Diretrizes curriculares nacionais
Análise do discurso
Política do currículo
Teacher training
Educational policies
Initial teacher training
National Curricular Guidelines
Discourse analysis
Curriculum policies
topic Formação de professores
Educação e Estado
Formação inicial do professor
Diretrizes curriculares nacionais
Análise do discurso
Política do currículo
Teacher training
Educational policies
Initial teacher training
National Curricular Guidelines
Discourse analysis
Curriculum policies
description Orientadores: Pedro da Cunha Pinto Neto, Luciana Maria Viviani
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-09-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633049
MARCHAN, Geisiele da Silva. Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente: a configuração do perfil pedagógico. 2017. 1 recurso online (245 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633049. Acesso em: 8 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633049
identifier_str_mv MARCHAN, Geisiele da Silva. Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente: a configuração do perfil pedagógico. 2017. 1 recurso online (245 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633049. Acesso em: 8 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/993777
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (245 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1798512165199544320