O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3723 |
Resumo: | Orientadores: Samuel Rocha de Oliveira, Carlos Miguel da Silva Ribeiro |
id |
UNICAMP-30_7a0d4eb3ca3bcf9d0bb33da20130cf76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1239765 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curricularesThe knowledge of the mathematics teacher who works in undergraduate courses in engineering with curricular innovationsCurrículosEnsino superiorInovações educacionaisProfessores - FormaçãoEngenharia - Estudo e ensinoCurriculumEducation, HigherEducational innovationsTeachers - Training ofEngineering - Study and teachingOrientadores: Samuel Rocha de Oliveira, Carlos Miguel da Silva RibeiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Inovações Curriculares em cursos de graduação são compreendidas como um conjunto de mudanças e adaptações que afetam o currículo em todos os seus níveis de desenvolvimento e na sua ocorrência, observa-se o intuito de que o professor também passe por um processo de reinvenção da sua prática docente. Identificada uma problemática que circunda entre Inovações Curriculares e paradigmas da docência universitária, esta pesquisa tem interesse em abordá-la do ponto de vista da prática docente e, de forma mais específica, dos conhecimentos concernentes a essa prática. Logo, o Conhecimento Profissional Docente é o objeto desta investigação e o objetivo é caracterizá-lo em relação a professores de Matemática que atuam em cursos de graduação em Engenharia com Inovações Curriculares, dentro do escopo de pertinência a níveis de Desenvolvimento Curricular. O delineamento conceitual da pesquisa ocorre por meio da construção de compreensões sobre o conhecimento profissional da docência universitária em cinco níveis de Desenvolvimento Curricular, identificados como Currículo Oficial, Currículo Interpretado, Currículo Praticado, Efeitos Reais do Currículo e Currículo Avaliado, com aporte nas perspectivas teóricas sobre o Conhecimento Profissional Docente e Prático do Professor. A pesquisa foi concebida através de um estudo qualitativo desenvolvido com quatro professores de Matemática que atuam em três cursos de graduação em Engenharia com Inovações Curriculares, de um campus de uma universidade federal brasileira. O principal contexto de coleta de dados, reuniões de um grupo de discussão com os participantes, foi proposto com a finalidade de reflexões coletivas sobre a prática docente desenvolvida e de identificar demandas em relação ao programa de ensino de Matemática nos três cursos. A análise dos dados, organizada em cinco fases, implicou na identificação de 547 conhecimentos, distribuídos em 15 Temas Emergentes, e contemplou também um processo interpretativo, no que diz respeito a: características do Conhecimento Profissional Docente; especificidades da formação matemática em cursos de Engenharia; e protagonismo docente em cenários de Inovação Curricular. Os resultados da pesquisa concentram-se em dois focos: teor e características dos conhecimentos identificados. Quanto ao teor, eles indicam conhecimentos que revelam uma prática docente que se mistura entre paradigmas já consolidados e novas compreensões/experiências sobre como mediar a formação dos estudantes. Quanto às características, os resultados destacam o caráter prático dos conhecimentos, revelando onde cada uma das características consideradas é mais presente nos cinco níveis de Desenvolvimento Curricular. Esses resultados mostram docentes com abertura para inovações e reinvenção de suas práticas docentes, mas sem total ruptura com práticas tradicionais do ensino de Matemática. Dessa forma, contribuições do estudo são vislumbradas em relação a políticas/ações de Desenvolvimento Profissional, com apontamentos para especificidades da atuação de professores de Matemática em cursos de Engenharia. Como desdobramentos da pesquisa, duas vertentes são abordadas: uma com foco no Desenvolvimento Profissional, considerando tais apontamentos, e outra que busque aprofundamento dos resultados sobre o Conhecimento Profissional Docente em níveis específicos do Desenvolvimento Curricular, com especial consideração para o conhecimento produzido e mobilizado em sala de aulaAbstract: Curriculum Innovations in undergraduate courses are understood as a set of changes and adaptations which affect the curriculum at all levels of development and, therefore, when they occur, the intention is that the teachers and professors also go through a process of reinvention of their teaching practices. Identifying a problem surrounding Curricular Innovations and paradigms of university teaching, this research intended to approach them from the viewpoints of teaching practices and, more specifically, the associated knowledge. Therefore, Teaching Professional Knowledge is the object of this investigation and the main objective is to characterize it in relation to Mathematics professors who work in undergraduate courses in Engineering with Curricular Innovations, within the scope of relevance to Curricular Development levels. The conceptual design of the research occurs through the construction of understandings about the professional knowledge of university teaching at five levels of Curriculum Development identified as Official Curriculum, Interpreted Curriculum, Practiced Curriculum, Real Effects of the Curriculum and Evaluated Curriculum, with contribution to theoretical perspectives on the Professors’ Professional and Practical Knowledge. The research was conceived through a qualitative study developed with four Mathematics professors who work in three undergraduate courses in Engineering with Curricular Innovations on a campus of a brazilian federal university. The main context of data collection, the meetings of a discussion group with the participants, was proposed with the purpose of making collective reflections on their developed teaching practices and identifying demands in relation to the Mathematics teaching program in which the professors belong to. The data analysis, organized into five phases, involved the identification of 547 pieces of knowledge, characterized in 15 Emerging Themes, and also included an interpretive process with regard to: characteristics of Teacher Professional Knowledge, specificities of mathematical training in Engineering courses and teaching protagonism in Curricular Innovation scenarios. The research results concentrate on two focuses: content and characteristics of the identified knowledge. As for the content, the results indicate knowledge which reveals teaching practices which mix between established paradigms and new understandings/experiences on how to mediate the education of students. As for the characteristics, the results highlight the practical nature of the knowledge, revealing where each of the characteristics considered is more present in the five levels of Curriculum Development. These results show professors who are open to innovation and reinvention of their teaching practices but without total rupture with traditional practices of mathematics teaching. Thus, contributions of the study are glimpsed in relation to Professional Development policies/actions with notes on the specificities of the performance of Mathematics professors in Engineering undergraduate courses. As research developments, two aspects are addressed: one with a focus on Professional Development, considering such notes, and another which seeks to deepen into the results on Professors’ Professional Knowledge at specific levels of Curriculum Development, with special consideration for the knowledge produced and mobilized in the classroomsDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Oliveira, Samuel Rocha de, 1962-Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-Lima, Gabriel Loureiro dePassos, Cármen Lúcia BrancaglionGirotto Júnior, GildoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCotrim, Fabiana Santos, 1984-20222022-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (230 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3723COTRIM, Fabiana Santos. O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares. 2022. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3723. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239765Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-05T10:42:13Zoai::1239765Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-05T10:42:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares The knowledge of the mathematics teacher who works in undergraduate courses in engineering with curricular innovations |
title |
O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares |
spellingShingle |
O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares Cotrim, Fabiana Santos, 1984- Currículos Ensino superior Inovações educacionais Professores - Formação Engenharia - Estudo e ensino Curriculum Education, Higher Educational innovations Teachers - Training of Engineering - Study and teaching |
title_short |
O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares |
title_full |
O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares |
title_fullStr |
O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares |
title_full_unstemmed |
O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares |
title_sort |
O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares |
author |
Cotrim, Fabiana Santos, 1984- |
author_facet |
Cotrim, Fabiana Santos, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Samuel Rocha de, 1962- Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- Lima, Gabriel Loureiro de Passos, Cármen Lúcia Brancaglion Girotto Júnior, Gildo Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotrim, Fabiana Santos, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Ensino superior Inovações educacionais Professores - Formação Engenharia - Estudo e ensino Curriculum Education, Higher Educational innovations Teachers - Training of Engineering - Study and teaching |
topic |
Currículos Ensino superior Inovações educacionais Professores - Formação Engenharia - Estudo e ensino Curriculum Education, Higher Educational innovations Teachers - Training of Engineering - Study and teaching |
description |
Orientadores: Samuel Rocha de Oliveira, Carlos Miguel da Silva Ribeiro |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-03-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3723 COTRIM, Fabiana Santos. O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares. 2022. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3723. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3723 |
identifier_str_mv |
COTRIM, Fabiana Santos. O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares. 2022. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3723. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239765 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (230 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799140006558695424 |