Autoria : (e) feito de relações inconclusas ( um estudo de praticas de textualização na escola)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Oliveira, Eduardo Calil
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582298
Resumo: Orientador: Claudia Thereza Guimarães de Lemos
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spelling Autoria : (e) feito de relações inconclusas ( um estudo de praticas de textualização na escola)LinguagemAutor como individuoRasuras de praticas de textualizaçãoOrientador: Claudia Thereza Guimarães de LemosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos de LinguagemResumo: O presente trabalho se propõe a refletir sobre o lugar de autor no processo de aquisição de linguagem escrita, dentro de uma perspectiva não subjetiva do sujeito. Esta discussão foi realizada a partir de dados coletados em situações escolares, registradas em vídeo, nas quais duas crianças, de aproximadamente 6 anos, escreviam conjuntamente "histórias inventadas" a pedido da professora. A análise deste material parte do pressuposto de que há um movimento de mútua constituição na relação criançallinguagem (escrita). Desta forma, procurou-se olhar para este processo através de lugares que pudessem indiciar este movimento, abandonando-se a idéia de que tal relação possa se dar a partir de categorias da língua já constituída. o primeiro ponto a ser discutido procurou mostrar que o processo de produção de texto deve considerar tanto as direções do sujeito sobre o texto, quanto 0S efeitos do escrito (dito) sobre o próprio sujeito, estabelecendo diferentes posições discursivas e indicando a impossibilidade de se prever de antemão os caminhos daquilo que se vai. escrever. Estas movimentações são marcadas por tensões entre sujeito/sentido que colocam em xeque a idéia de linearidade, homogeneidade que o texto final produz. Outro lugar que permitiu dar uma certa visibilidade para a relação criançallinguagem (escrita) e refletir sobre a noção de autor aqui em jogo foi as rasuras (orais e escritas) deixadas neste processo de produção. A análise destas marcas apontou para dois modos de funcionamento da linguagem que afetam o sujeito na sua relação com o texto. Por um lado, as posições discursivas relacionadas ao discurso pedagógico em tomo do "aprendizado" da escrita. Por outro, o movimento de deslocamento do sentido produzido através do equívoco constitutivo da língua. O processo de ressignificação está relacionado a este m.ovimento, na medida em que garante uma certa fixação destes deslocamentos. A reflexão em tomo da noção de autor prossegue através dos processos metafórico e metonímico que regem o funcionamento da linguagem. Esta discussão permitiu estabelecer algumas relações entre o sujeito e o modo como se engancha em determinados textos (marcados pela historicidade) que acabam produzindo efeitos que exigem interpretação. Estes três lugares de reflexão sugerem que a posição de autor está relacionada ao movimento inconcluso que caracteriza o funcionamento da linguagem. Os pontos de ancoramento decorrentes deste processo indica a necessidade de se ir em direção a algo que possa ajudar a entender melhor o que os produzemAbstract: not informed.DoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Lemos, Claudia Thereza Guimarães de, 1934-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Eduardo Calil19951995-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf240f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582298OLIVEIRA, Eduardo Calil. Autoria: (e) feito de relações inconclusas ( um estudo de praticas de textualização na escola). 1995. 240f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos de Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582298. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/85790porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T04:30:42Zoai::85790Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T04:30:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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