A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1993
Autor(a) principal: Baghin, Debora Cristina Mantelli
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580854
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_80861dcb0caa5286546b634925fa2fd9
oai_identifier_str oai::69647
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinarLingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosMotivação na educaçãoOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa analisa a manifestação da motivação de alunos de uma sa série, em escola pública, para aprender língua estrangeira (LE) (Inglês) em conte}, 10 de ensino interdisciplinar. Ao considerar a sala de aula nesta investigação, contexto principal, e, às vezes, exclusivo de contato do aluno com a LE, este estudo revela a complexidade na qual se procede essa manifestação, apontando para o seu caráter multifacetado, composto e oscilante. Fatores são apontados como influenciadores da motivação dos aprendizes para a aula. Com base na categorização proposta por Viana (1990), esses fatores são especificados em lingüísticos, metodológicos, sócio-ambientais, físico-ambientais, físico humanos e externos. Suas ações (concomitantes), estimulando e/ou desestimulando essa variável, são reconhecidas como provocadoras da configuração oscilante de sua manifestação durante o processo. O referencial teórico traz considerações a respeito de estudos que tratam da análise da motivação de alunos (contemplando ou não a sala de aula), no âmbito nacional e internacional de ensino de segunda língua (L2) e LE. Esse referencial traz também considerações a respeito das possíveis interpretações de interdisciplinaridade, como também de propostas apresentadas pelos Programas de Ensino de L2/LE com Conteúdos, estabelecendo algumas das diretrizes subjacentes da proposta de ensino interdisciplinar, em cujo contexto de desenvolvimento se deu este estudo. Contemplam-se ainda nesse referencial teórico, questões relacionadas à interação em sala de aula, através, principalmente, de perspectivas da Lingüística Aplicada e da Sociolingüística Interacional. Nas considerações finais deste trabalho, através de uma interpretação oriunda da análise dos dados, os fatores lingüísticos e metodológicos revelam-se como os mais apontados pelos alunos como influenciadores de sua motivação para a aula. Daí confirma-se a importância que têm os conteúdos trabalhados em aula, como também, os recursos e procedimentos metodológicos utilizados dentro do âmbito de ensino/aprendizagem das LEs. Nesse sentido, a proposta de ensino interdisciplinar apresenta-se válida, pois pode-se verificar durante o processo (e também no seu final), alunos, em sua grande maioria, satisfeitos com o curso, e reconhecedores de estarem aprendendo não só a LE como conteúdos de outras disciplinas. No entanto, a análise realizada, aponta alguns aspectos que se apresentaram como problemáticos e/ou negativos dessa proposta, como: "a utilização de material didático artesanal (mimeografado e manuscrito); e o pouco intercâmbio realizado com os professores das disciplinas cujos conteúdos estavam sendo abordados nas aulas de LE. Com relação ao professor de LE, esta pesquisa salienta o seu importante papel, como influenciador da motivação dos alunos para a aula, e para a aprendizagem da língua-alvo. Através deste estudo, espera-se que eles possam começar a compreender a motivação dos alunos para a aula com maior amplitude, reconhecendo sua complexidade, buscando'medidas para manter sob controle os fatores motivacionais que operam no processo de ensino/aprendizagem de línguas no ambiente escolarAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Schmitz, John RobertTilio, Maria Ignes do CarmoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBaghin, Debora Cristina Mantelli19931993-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf209f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580854BAGHIN, Debora Cristina Mantelli. A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar. 1993. 209f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580854. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/69647porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:12:37Zoai::69647Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:12:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar
title A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar
spellingShingle A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar
Baghin, Debora Cristina Mantelli
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Motivação na educação
title_short A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar
title_full A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar
title_fullStr A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar
title_full_unstemmed A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar
title_sort A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar
author Baghin, Debora Cristina Mantelli
author_facet Baghin, Debora Cristina Mantelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Schmitz, John Robert
Tilio, Maria Ignes do Carmo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Baghin, Debora Cristina Mantelli
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Motivação na educação
topic Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Motivação na educação
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580854
BAGHIN, Debora Cristina Mantelli. A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar. 1993. 209f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580854. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BAGHIN, Debora Cristina Mantelli. A motivação para aprender lingua estrangeira (ingles) em contexto de ensino interdisciplinar. 1993. 209f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580854. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/69647
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
209f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189661566828544