Branquitude crítica dissimulada : desafios da educação para as relações étnico-raciais
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Resumo: | Orientadores: Ângela Fátima Soligo, Lourenço da Conceição Cardoso |
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Branquitude crítica dissimulada : desafios da educação para as relações étnico-raciaisDisguised critical whiteness : education challenges for ethnic-racial relationsBranquitudeRelações étnicasRelações raciaisEducaçãoWhitenessEthnic relationsEthnic relationsRacial relationsEducationOrientadores: Ângela Fátima Soligo, Lourenço da Conceição CardosoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Partindo de indagações a respeito dos obstáculos à efetivação da educação para as relações étnico-raciais nas escolas, mesmo após mais de uma década de promulgação de políticas afirmativas e processo de formação continuada, esta pesquisa buscou apreender as representações sociais de professoras brancas referentes à temática das relações étnico-raciais. Para tanto, adotou-se como tema e aporte teórico os estudos sobre branquitude. Os sujeitos participantes foram professoras que se autodeclararam brancas atuantes em uma escola pública do Ensino Fundamental I da cidade de Campinas-SP. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: dinâmica de grupo e entrevistas individuais. Este material foi gravado, transcrito e separado em núcleos de significação, a partir dos quais foi feita a análise. Observou-se que os sujeitos brancos não refletem sobre seu pertencimento étnico-racial no cotidiano; veem-se como sujeitos neutros/universais; não problematizam a branquitude e os seus significados; eximem-se das questões raciais ou as abordam superficialmente; não se apropriam de conceitos básicos para a educação das relações étnico-raciais; e atribuem a ausência de trabalho com a temática étnico-racial quase que unicamente à falta de formações. Essas características, marcadas pelo silêncio e pela omissão, contribuem para a manutenção do racismo e das vantagens raciais dos brancos, inclusive no campo da educaçãoAbstract: Starting from the questions raised from the obstacles to effectuation of the education for ethnical-racial relations in the school, even after more than one decade of the promulgation of affirmative actions and the continuing education process, this study attempted to capture the social representations of white teachers regarding the issue of ethnic-racial relations. In order to do that, the topic and theoretical support from studied on whiteness was chosen. The participating subjects of this research were teachers who have self-declared to be white and who work with students from the first four grades of public middle schools in the city of Campinas-SP. Data gathering was done in two stages: group dynamics and individual interviews. The recorded material was then transcribed and separated in groups according to their meanings. The analysis was done on these groups. The subjects do not think about their ethnic-racial belonging on their daily routine; they see themselves as neutral/universal subjects; they do not problematize whiteness and its meanings, they feel they are exempted from racial questions or they deal with these questions only superficially; they do not look for basic concepts for the education of ethnic-racial relations and they blame the lack of work on the ethnic-racial topic almost exclusively to a lack of formal education. These characteristics, marked by the silence and omission, contribute to the maintenance of racism and the racial advantage of white people, including in the field of educationDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Soligo, Ângela Fátima, 1956-Cardoso, Lourenço da ConceiçãoSilva, Caroline Felipe Jango daAlexandrino, RonaldoGomes, Marco Antonio de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOrrico, Maria Isabel Donnabella, 1982-20212021-10-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (222 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2278ORRICO, Maria Isabel Donnabella. Branquitude crítica dissimulada: desafios da educação para as relações étnico-raciais. 2021. 1 recurso online (222 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2278. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1234605Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T10:32:23Zoai::1234605Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-12-21T10:32:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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