A matematica no projeto Ciencia na Escola : a busca da autonomia dos alunos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606701
Resumo: Orientador: Afira Vianna Ripper
id UNICAMP-30_888dfa7371d82da7aaf35dbd4cdc04a6
oai_identifier_str oai::421519
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A matematica no projeto Ciencia na Escola : a busca da autonomia dos alunosThe mathematics in the project Science in the School : the seacrch for the autonomy of studentsEducação matemáticaProgramação dinâmicaEnsinoPesquisaInvestigaçãoEstudantesAutonomia escolarMathematic educationDinamic programmingTeachingSearchResearchStudentsAutonomy schoolOrientador: Afira Vianna RipperTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pertencente à rede pública do ensino fundamental, no período compreendido entre 1997 e 2004, os trabalhos foram mediados pelo grupo de professores e alunos em ação colaborativa, fundamentado nos princípios pedagógicos do ¿Projeto Ciência na Escola¿. As ações ocorreram, em dois momentos norteadores, que marcaram significativamente a prática de sala de aula. A pesquisa qualitativa, em seu desenvolvimento quanto ao trabalho de campo, foi caracterizada como pesquisaação, desenvolvida junto aos alunos e professores, utilizando os procedimentos da Metodologia da Pesquisa Científica, segundo a reelaboração desenvolvida pelo grupo colaborativo de professores. A análise qualitativa foi desenvolvida baseada no recorte do material produzido, por professores e alunos. Nesta análise, que consideramos também como uma pesquisa-ação, aprofundamo-nos na discussão do desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa; as mudanças de postura; o desenvolvimento da autonomia. A produção matemática dos alunos foi baseada na Modelagem Matemática via Programação Dinâmica, com o propósito da melhoria do fazer pedagógico. Os resultados demonstram a possibilidade de se constituir um grupo de professores pesquisadores e alunos também pesquisadores na escola pública, propiciando a produção de conhecimento por parte dos alunos e a produção de conhecimentos teóricos pedagógicos por parte do grupo de professores, que contribuíram para a construção da autonomia de ambosAbstract: This present research was developed of public elementary school in the period between 1997 and 2004, work was mediated by the group of teachers and students in collaborative action, based on the principles of the project "Ciência na Escola" The actions occurred in two moments, which marked significantly the practice of the classroom. The qualitative research in its development as to the fieldwork, was characterized as action research, developed with the students and teachers, using the procedures of the Scientific Research Methodology, according to redesigning developed by the collaborative group of teachers. The qualitative analysis was developed based on the material produced by teachers and students. In this analysis, we consider also as an action research, in the discussion of the development of the work of search; changes in posture, the development of autonomy. The production of mathematics students was based on Mathematics Modeling and Dynamic Programming, with the purpose of improving the teaching done. Moreover, we also focused in the questions that called our attention, related to the learning motivation and learner's autonomy. We also used Mathematics Modeling Approach, Dinamic Programming and the Work with Projects as a pedagocical approach. The results of this research show that it is possibile to stablish a group of teachers and students as researchers even from public elementary schoolsDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Ripper, Afira Vianna, 1936-Carvalho, Dione Lucchesi deGeraldi, Corinta Maria GrisoliaMagalhães, Lívia Diana RochaMuller, Maria CandidaGarcia, Maria de FátimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSant'Ana, Claudinei de Camargo20082008-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf259 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606701SANT'ANA, Claudinei de Camargo. A matematica no projeto Ciencia na Escola: a busca da autonomia dos alunos. 2008. 259 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606701. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421519porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:08:00Zoai::421519Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A matematica no projeto Ciencia na Escola : a busca da autonomia dos alunos
The mathematics in the project Science in the School : the seacrch for the autonomy of students
title A matematica no projeto Ciencia na Escola : a busca da autonomia dos alunos
spellingShingle A matematica no projeto Ciencia na Escola : a busca da autonomia dos alunos
Sant'Ana, Claudinei de Camargo
Educação matemática
Programação dinâmica
Ensino
Pesquisa
Investigação
Estudantes
Autonomia escolar
Mathematic education
Dinamic programming
Teaching
Search
Research
Students
Autonomy school
title_short A matematica no projeto Ciencia na Escola : a busca da autonomia dos alunos
title_full A matematica no projeto Ciencia na Escola : a busca da autonomia dos alunos
title_fullStr A matematica no projeto Ciencia na Escola : a busca da autonomia dos alunos
title_full_unstemmed A matematica no projeto Ciencia na Escola : a busca da autonomia dos alunos
title_sort A matematica no projeto Ciencia na Escola : a busca da autonomia dos alunos
author Sant'Ana, Claudinei de Camargo
author_facet Sant'Ana, Claudinei de Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ripper, Afira Vianna, 1936-
Carvalho, Dione Lucchesi de
Geraldi, Corinta Maria Grisolia
Magalhães, Lívia Diana Rocha
Muller, Maria Candida
Garcia, Maria de Fátima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana, Claudinei de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Programação dinâmica
Ensino
Pesquisa
Investigação
Estudantes
Autonomia escolar
Mathematic education
Dinamic programming
Teaching
Search
Research
Students
Autonomy school
topic Educação matemática
Programação dinâmica
Ensino
Pesquisa
Investigação
Estudantes
Autonomia escolar
Mathematic education
Dinamic programming
Teaching
Search
Research
Students
Autonomy school
description Orientador: Afira Vianna Ripper
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606701
SANT'ANA, Claudinei de Camargo. A matematica no projeto Ciencia na Escola: a busca da autonomia dos alunos. 2008. 259 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606701. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANT'ANA, Claudinei de Camargo. A matematica no projeto Ciencia na Escola: a busca da autonomia dos alunos. 2008. 259 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606701. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
259 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189798467862528