Metodologias de controle descentralizado para o uso de veículos elétricos na melhoria da qualidade da energia elétrica e da confiabilidade de sistemas elétricos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Vieira, Thiago Correia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1106
Resumo: Orientador: Fernanda Caseño Trindade Arioli
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A conexão de veículos elétricos à rede elétrica possibilita a prestação de serviços de flexibilidade que envolvem armazenamento de energia. Esta tese de doutoramento propõe duas contribuições sobre a prestação de serviços de flexibilidade ao sistema de energia elétrica utilizando os veículos elétricos. A primeira delas é uma estratégia de controle inteligente da carga e da descarga dos veículos elétricos baseada em medições locais para melhorar a qualidade da energia elétrica em redes de distribuição secundárias. A ideia principal é promover a participação de cada veículo elétrico conectado à rede no controle da tensão seguindo uma hierarquia baseada na potência mínima de carregamento necessária para atingir o estado de carga desejado pelo cliente ao final da recarga do veículo. Esta estratégia de controle é avaliada utilizando uma metodologia fundamentada na solução de equações algébrico-diferenciais utilizando a ferramenta para análise de sistemas de distribuição OpenDSS. A segunda contribuição é uma estratégia de controle descentralizada para o compartilhamento da carga de um edifício entre os veículos elétricos localizados no seu estacionamento em casos de emergência. Embora o compartilhamento de uma carga entre diferentes fontes de energia elétrica tenha sido amplamente explorado, a concepção de um sistema de armazenamento constituído de várias unidades de veículos elétricos requer renovada atenção sobre o tema em razão do comportamento estocástico do estado de carga das baterias dos veículos. As metodologias de controle descentralizado propostas neste trabalho foram adequadas tanto no contexto da melhoria da qualidade da energia elétrica quanto na melhoria da confiabilidade do sistema elétricoAbstract: Electric mobility is expanding rapidly on a global level, with great potential to improve current energy and environmental scenarios. The connection of electric vehicles to the electricity grid makes it possible to provide flexible services involving energy storage. This doctoral thesis offers two contributions on the provision of flexibility services to the electric energy system using electric vehicles. The first is a strategy for intelligent control of the loading and unloading of electric vehicles based on locations to improve the quality of electricity in secondary distribution networks. The main idea is to promote the participation of each electric vehicle connected to the network in the control of the output following a hierarchy based on the minimum charge rate necessary to reach the state of charge desired by the customer at the end of the vehicle recharge. This strategy of control and evaluation using a methodology based on the solution of algebraic-differential equations using a tool for analysis of OpenDSS distribution systems. The second contribution is a decentralized control strategy for sharing the load of a building between the electric vehicles located in its parking lot in cases of emergency. Although the sharing of a charge between different sources of electricity has been widely explored, the design of a built-in storage system for several units of electric vehicles requires renewed attention on the subject due to the stochastic behavior of the state of charge of the vehicle batteries. The decentralized control methodologies proposed in this work were both in the context of improving the quality of electrical energy and improving the reliability of the electrical systemDoutoradoEnergia ElétricaDoutor em Engenharia ElétricaCAPES001CNPQ140061/2015-0[s.n.]Freitas Filho, Walmir de, 1971-Arioli, Fernanda Caseño TrindadePavani, Ahda Pionkoski GriloAlmeida, Madson Cortes deGuerreiro, Joel FilipeUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Thiago Correia20212021-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (137 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1106VIEIRA, Thiago Correia. Metodologias de controle descentralizado para o uso de veículos elétricos na melhoria da qualidade da energia elétrica e da confiabilidade de sistemas elétricos. 2021. 1 recurso online (137 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1106. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232747Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-24T11:06:39Zoai::1232747Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-24T11:06:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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