Otimização de sistema de pós-tratamento de gases de escape do tipo catalisadores seletivos em motores diesel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Lourenço, Álvaro Augusto de Mattos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612935
Resumo: Orientadores: Pedro Teixeira Lacava, Cristiane Aparecida Martins
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spelling Otimização de sistema de pós-tratamento de gases de escape do tipo catalisadores seletivos em motores dieselDiesel engines exhaust gas aftertreatment system evaluation selective catalytic reductionCatalisadoresMotor dieselUreiaAmôniaCatalystsDiesel engineUreaAmmoniaOrientadores: Pedro Teixeira Lacava, Cristiane Aparecida MartinsDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: A tecnologia de motores diesel tem sido guiada por legislações cada vez mais severas. Para cumprir estas legislações, os sistemas de controle de emissões estão se desenvolvendo rapidamente. Neste contexto, o desenvolvimento de sistemas de pós tratamento de gases de escape assume um papel bastante importante, porém o controle da emissão "In Cylinder" é primordial para o cumprimento das legislações futuras. Níveis de emissões cada vez mais severos, tempo de desenvolvimento extremamente reduzido, aliados ao compromisso entre consumo de combustível, ruído e dirigibilidade obrigam os fabricantes de motores diesel a buscar soluções rápidas, práticas e eficientes que os tornem competitivos. O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de diferentes tipos de agentes redutores de óxido nitroso utilizando um sistema de pós tratamento de gases de escape do tipo catalisador seletivo e diversos agentes redutores a base de uréia e formamida. Em relação à eficiência do sistema catalítico SCR quanto a redução de NOx, pode-se dizer que as misturas à base de uréia são as mais eficientes, porém são as que apresentam maiores valores de emissão de amônia. As misturas à base de formamida não apresentaram uma eficiência tão significativa como as misturas a base de uréia, porém os níveis de amônia produzidos por estas misturas é praticamente zero. Em relação às emissões de CO e HC, as misturas à base de formamida apresentaram aumento significativo na emissão destes dois gases, enquanto que nas misturas à base de uréia os valores permaneceram praticamente inalteradosAbstract: Diesel engine technology has been driven by stringent regulation. To fulfill this demands emission control systems are constantly improving. In this context exhaust gas aftertreatment development assumes an important role however the "In Cylinder" emission control is fundamental to comply with future legislations. Severe emissions levels, reduced development timing allied to the compromise among fuel consumption, noise and driveability require diesel engines manufacturers to look for fast, practical and efficient solutions to make it competitive. The current work aims to evaluate the behavior of different types of nitrous oxide reducing agents using a selective catalytic reduction aftertreatment system using several reducing agents based on urea and formamide. Regarding NOx reduction the efficiency of the selective catalytic reduction system using mixtures of urea are the most efficient but also shows higher values of ammonia emission. Mixtures based on formamide did not show a significant efficiency as the mixtures based on urea but the ammonia levels produced by those mixtures are close to zero. Regarding CO and HC mixtures based on formamide showed a significant increase of these two gases while mixtures based on urea remained unchangedMestradoMotoresMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Lacava, Pedro TeixeiraMartins, Cristiane AparecidaGanzarolli, Marcelo MoreiraBarreta, Luiz GilbertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLourenço, Álvaro Augusto de Mattos2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf92 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612935LOURENÇO, Álvaro Augusto de Mattos. Otimização de sistema de pós-tratamento de gases de escape do tipo catalisadores seletivos em motores diesel. 2010. 92 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612935. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/774387porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:59:33Zoai::774387Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:59:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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