Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Amaral, Ivan Amorosino do, 1942-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582517
Resumo: Orientador: Silva Maria Manfredi
id UNICAMP-30_95c1f4938d21e25c689fa6d44c5e7da7
oai_identifier_str oai::89754
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambientalEducação ambientalCiencia (Primeiro grau) - CurrículosCiência (Primeiro grau) - MetodologiaCiencia (Primeiro grau) - HistóriaGeociencias - Ensino de primeiro grauOrientador: Silva Maria ManfrediTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Apresenta-se uma proposta metodológica curricular para o ensino de Ciências, tendo como metas revelar o Ambiente e desvelar a Ciência e pretendendo constituir-se numa superação dos modelos anteriormente existentes. O estudo coloca em questão a metodologia do ensino do modelo proposto, visando explicar sua origem e principais características teóricas e técnico-operacionais. É realizada uma investigação histórico-retrospectiva, onde é focalizada a trajetória profissional do autor, assim como dos grupos e instituições profissionais de que participou, tendo como cenário as quatro últimas décadas de desenvolvimento do Ensino de Ciências e da Educação Ambiental. A hipótese norteadora do estudo é que o modelo problematizado é fruto da evolução da idéia de "planetização" (um jargão próprio) formulada no início da trajetória e depurada ao longo da mesma, servindo simultaneamente de seu elo unificador e horizonte. A matriz analítica utilizada é constituída de quatro categorias: as concepções de Ciência, Ambiente, Educação e Metodologia do Ensino, sendo esta última considerada uma resultante das três primeiras. A suposição foi confirmada, mostrando-se o desdobramento da planetização em vários sentidos e estágios de desenvolvimento, culminando no mais recente, onde aparece dando sustentação ao modelo de Ciências focalizado, sob a forma de sete diretrizes metodológicas. A principal e original contribuição do modelo preconizado parece situar-se no tratamento unificado das sete mencionadas diretrizes, que resulta numa particular concepção educacional de Ambiente e Ciência, onde o Ensino de Ciências é entendido como Educação Ambiental.Abstract:This is a methodological curriculum proposal for the science teaching at the first leveI, which has the objectives of revealing the Environment and unveiling the Science, with the goal of overcoming the pre-existent models. The study questions the teaching methodology of the proposed model, aiming at the explanation of its origin and main theorical and technical-operational characteristics. A historical-retrospective investigation is conducted, focusing not only on the professional background of the author, but also on the groups and professional institutions he participated in, having the four last decades of science teaching and environmental education teaching development as scenery. The hypothesis that guides the study is that the model in question is the product of the evolution of the idea of "planetization"(jargon made up by the author) formulated in the beginning of his career and improved along the way, and it serves at same time as a unifying link and as its horizon.The analitical matrix used is made up of four categories: the conceptions of Science, Environment, Education and Teaching Methodology, being the last one considered a resultant of the other three. The supposition has been confmned, showing the unfolding of the planetization in several directions and stages of development, culminating in the most recent one, which supports the model of science teaching in focus, as seven methodological guidelines. The most important and unusual contribuition of the endorsed model seeems to be located in the unified treatement of the seven mentioned guidelines that result in a specific educational conception of Environment and Science, in which the science teaching is understood as environmental education.DoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Manfredi, Silvia Maria, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmaral, Ivan Amorosino do, 1942-19951995-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582517AMARAL, Ivan Amorosino do. Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental. 1995. 2v Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582517. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/89754porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:20:02Zoai::89754Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental
title Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental
spellingShingle Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental
Amaral, Ivan Amorosino do, 1942-
Educação ambiental
Ciencia (Primeiro grau) - Currículos
Ciência (Primeiro grau) - Metodologia
Ciencia (Primeiro grau) - História
Geociencias - Ensino de primeiro grau
title_short Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental
title_full Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental
title_fullStr Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental
title_full_unstemmed Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental
title_sort Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental
author Amaral, Ivan Amorosino do, 1942-
author_facet Amaral, Ivan Amorosino do, 1942-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manfredi, Silvia Maria, 1946-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Ivan Amorosino do, 1942-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ciencia (Primeiro grau) - Currículos
Ciência (Primeiro grau) - Metodologia
Ciencia (Primeiro grau) - História
Geociencias - Ensino de primeiro grau
topic Educação ambiental
Ciencia (Primeiro grau) - Currículos
Ciência (Primeiro grau) - Metodologia
Ciencia (Primeiro grau) - História
Geociencias - Ensino de primeiro grau
description Orientador: Silva Maria Manfredi
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582517
AMARAL, Ivan Amorosino do. Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental. 1995. 2v Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582517. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582517
identifier_str_mv AMARAL, Ivan Amorosino do. Em busca da planetização do ensino de ciencias para a educação ambiental. 1995. 2v Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582517. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/89754
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
2v.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405276326854656