A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ricardo, Helenice Aparecida, 1967-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946
Resumo: Orientadores: Roberto Greco, Waldir Ferreira de Abreu
id UNICAMP-30_97f3e6f2023e300700f836ca12dbecb0
oai_identifier_str oai::1376388
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e GeografiaIndigenous teacher education in the Alto Rio Negro : decoloniality, critical interculturality and GeographyDecolonizaçãoComunicação interculturalGeografiaProfessores indígenas - FormaçãoDecolonizationCommunication, InterculturalGeographyIndian teachers - TrainingOrientadores: Roberto Greco, Waldir Ferreira de AbreuTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Esta tese é um estudo etnográfico decolonial sobre o desafio da práxis intercultural crítica nas disciplinas de Geografia da Licenciatura Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). Buscamos fundamentar as análises, acerca das interações ocorridas, através das perspectivas dos professores indígenas, elaborando com e junto deles, outros parâmetros para as disciplinas de Geografia. As perspectivas decoloniais foram relevantes para compreendermos a luta indígena por uma formação fundamentada na interculturalidade crítica, incluindo os olhares dos professores indígenas, seu fazer pedagógico e suas experiências com a práxis docente e alertando para as ameaças da interculturalidade funcional. As análises das narrativas dos professores indígenas indicam a aprovação da interculturalidade crítica, o comprometimento com a transformação da realidade social nas comunidades com protagonismo indígena e o reconhecimento da importância da Geografia nesse processo. Entendemos, portanto, que os estudos decoloniais contribuem sobremaneira para a formação de professores indígenas trazendo elementos importantes para a compreensão do contexto da formação de professores indígenas e para o exercício da práxis intercultural em Geografia, possibilitando "outras" interações fundamentadas na valorização das culturas indígenas no que diz respeito aos aspectos geográficos e espaciaisAbstract: This thesis is a decolonial ethnographic study on the challenge of critical intercultural praxis in the Geography disciplines of the Indigenous Teacher Training Program (FPI) at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas (FACED/UFAM). We aim to underpin the analyses of the interactions that occur through the perspectives of indigenous teachers, collaborating with them to develop alternative parameters for Geography courses. Decolonial perspectives have been crucial in understanding the indigenous struggle for education grounded in critical interculturality, encompassing the views of indigenous teachers, their pedagogical practices, and experiences with teaching praxis, while also highlighting the threats of functional interculturality. Analyses of indigenous teachers' narratives indicate approval of critical interculturality, commitment to transforming social realities in communities with indigenous agency, and recognition of the importance of Geography in this process. Therefore, we understand that decolonial studies significantly contribute to the training of indigenous teachers, providing crucial insights into the context of indigenous teacher education and the exercise of intercultural praxis in Geography. This enables "other" interactions based on the appreciation of indigenous cultures, especially concerning geographical and spatial aspectsAbertoDoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutora em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Greco, Roberto, 1973-Abreu, Waldir FerreiraNogueira, Amélia Regina BatistaLuciano, Gersem José dos SantosCorazza, Rosana IcassattiOliveira, Regina Célia deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRicardo, Helenice Aparecida, 1967-20232023-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (297 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946RICARDO, Helenice Aparecida. A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro: decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia. 2023. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376388porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-13T21:37:10Zoai::1376388Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-13T21:37:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
Indigenous teacher education in the Alto Rio Negro : decoloniality, critical interculturality and Geography
title A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
spellingShingle A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
Ricardo, Helenice Aparecida, 1967-
Decolonização
Comunicação intercultural
Geografia
Professores indígenas - Formação
Decolonization
Communication, Intercultural
Geography
Indian teachers - Training
title_short A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
title_full A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
title_fullStr A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
title_full_unstemmed A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
title_sort A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro : decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia
author Ricardo, Helenice Aparecida, 1967-
author_facet Ricardo, Helenice Aparecida, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Greco, Roberto, 1973-
Abreu, Waldir Ferreira
Nogueira, Amélia Regina Batista
Luciano, Gersem José dos Santos
Corazza, Rosana Icassatti
Oliveira, Regina Célia de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Helenice Aparecida, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonização
Comunicação intercultural
Geografia
Professores indígenas - Formação
Decolonization
Communication, Intercultural
Geography
Indian teachers - Training
topic Decolonização
Comunicação intercultural
Geografia
Professores indígenas - Formação
Decolonization
Communication, Intercultural
Geography
Indian teachers - Training
description Orientadores: Roberto Greco, Waldir Ferreira de Abreu
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-12-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946
RICARDO, Helenice Aparecida. A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro: decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia. 2023. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946
identifier_str_mv RICARDO, Helenice Aparecida. A formação de professores indígenas no Alto Rio Negro: decolonialidade, interculturalidade crítica e Geografia. 2023. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15946. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (297 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189951307251712