A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1997
Autor(a) principal: Rivero Carazas, Ramiro Guilhermo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_99fd36d9bb1d341248e27206ee1e5e5d
oai_identifier_str oai::115609
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visualEducação especialCrianças deficientes visuaisEducação pré-escolarDesenvolvimento cognitivoOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa foi demonstrar que é possível solicitar e integrar a criança cega no contexto da educação préescolar. A intervenção pedagógica visou estimular sua atividade espontânea, possibilitando-lhe a consecução de objetivos que envolvem todos os aspectos do desenvolvimento físico, social, afetivo e intelectual. o proposto fundamental consistiu em considerar todos os deficientes visuais portadores de reais capacidades de crescimento e desenvolvimento e que em decorrência disso, são também passíveis de receber estímulos do meio e conseqüentemente apresentar respostas adequadas. Para termos uma base comum, tanto da compreensão dessas adaptações sensório-motoras essenciais, quanto das limitações que a falta de visão causa nessas crianças, foi necessário refletirmos sobre os processos pelos quais os deficientes visuais percebem e experimentam o mundo. Para explicarmos os processos cognitivos, utilizamos os conceitos teóricos e as técnicas de pesquisa piagetiana, que proporcionam à Educação Especial uma estrutura de referência para a compreensão das manifestações comportamentais e do funcionamento cognitivo da criança deficiente visual. Assim, por intermédio da metodologia utilizada nesta pesquisa, concluímos que a criança cega pode e deve desenvolver-se satisfatoriamente na pré-escola comum, mas para que isto aconteça, a escola deverá proporcionar meios que permitam a construção do conhecimento, criando relações entre acontecimentos e objetos com os quais deverá cotidianamente interagirAbstract: The objective of this researche was to demonstrate that it is possible to propose the integration of de blind child in the mainstreaming of the pre school education. The pedagogical intervention used in this study looked for stimulating the blind child whit natural activity, giving them the possibility to achieve the goals related whit aspects of physical, social, affective and intellectual development. The fundamental proposal of the study was to consider that every visual handicapped child prossess (to hold) the capacity of growing and development as other normal children and because of this, they are also passive to receive stimulus of the environment and consequently present adequate (positive) answers. In order to have a common bases for the comprehension of the esscntial sensory motor adaptations, as the limitations that visual impairment caused to these children, it was necessary to think about the process through which the visually handicapped child has perception and experiences the world. To the explanation of the cognitive process, it was used the Piagetian theoretical concepts and research technique, that provides to the Special Education the structure of reference to the comprehension of the behavioral manifestation and the cognitive process of the visually handicapped child. So, making use of these techniques gaves to this research the possibility to conclude that the blind child can and must satisfactorily develop in the normal pre-school setting. Sut for this happen the school must give the conditions to construct the knowledge, looking for the relationship between happenings and the object which the blind child will interact dailyDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRivero Carazas, Ramiro Guilhermo19971997-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf216f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812RIVERO CARAZAS, Ramiro Guilhermo. A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual. 1997. 216f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115609porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:32:17Zoai::115609Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:32:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual
title A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual
spellingShingle A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual
Rivero Carazas, Ramiro Guilhermo
Educação especial
Crianças deficientes visuais
Educação pré-escolar
Desenvolvimento cognitivo
title_short A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual
title_full A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual
title_fullStr A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual
title_full_unstemmed A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual
title_sort A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual
author Rivero Carazas, Ramiro Guilhermo
author_facet Rivero Carazas, Ramiro Guilhermo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rivero Carazas, Ramiro Guilhermo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Crianças deficientes visuais
Educação pré-escolar
Desenvolvimento cognitivo
topic Educação especial
Crianças deficientes visuais
Educação pré-escolar
Desenvolvimento cognitivo
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-03-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812
RIVERO CARAZAS, Ramiro Guilhermo. A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual. 1997. 216f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812
identifier_str_mv RIVERO CARAZAS, Ramiro Guilhermo. A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual. 1997. 216f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584812. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115609
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
216f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139757072056320