A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Gutierrez, Matheus Naville, 1995-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636739
Resumo: Orientador: Ana de Medeiros Arnt
id UNICAMP-30_9d38e8c80b594b7bd6c589dbc39828c7
oai_identifier_str oai::1091166
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduationThe professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduationProfessores universitários - FormaçãoUniversidades e faculdades - Pós-graduaçãoEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)Biologia - Estudo e ensino (Pós-graduação)College teachers - Training ofUniversities and colleges - Graduate workEducation - Study and teaching (Graduate)Biology - Study and teaching (Graduate)Orientador: Ana de Medeiros ArntDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Com base em questionamentos sobre a docência universitária e a formação institucionalizada para docentes, desenvolvemos um trabalho que tem seu objetivo traçado com uma pergunta direcionadora: Como se formam docentes universitários através dos programas de pós-graduação? A teorização base desse trabalho acontece através dos Estudos Culturais, em que se desenvolve questões sobre a linguagem, o entendimento de cultura e com percepções foucaultianas sobre saberes dominados e poder. Com isso, o trabalho é realizado com uma análise cultural da pós-graduação, separada em dois grandes eixos que se entrelaçam na análise, sendo um eixo histórico e um eixo social. No eixo histórico, realizamos uma análise documental sobre as políticas públicas envolvendo a pós-graduação, sendo as principais o Parecer 977 de 1965 e os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG), sendo mais profundamente analisado o último (2011-2020). No eixo social, realizamos entrevistas com 13 doutorandos que cursaram pelo menos dois anos de seus cursos advindos de programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da UNICAMP, buscando analisar através de suas trajetórias o perfil dos doutorandos, as suas percepções sobre a estrutura da pós-graduação e o pensamento sobre docência universitária. Sobre o eixo histórico, percebemos que a pós-graduação é constantemente tratada como ambiente em que se forma docentes universitários. Porém, os documentos não tratam sobre como é o trabalho e as ações da docência universitária, se restringindo apenas a tratar que o objetivo prático da pós-graduação é o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, ciência e tecnologia. Além disso, os documentos carregam um pensamento que prioriza o produtivismo acadêmico e o afastamento de questões sociais do trabalho científico. Sobre o eixo social, os doutorandos revelaram o desejo ao ingressar no doutorado de se tornar docentes universitários. Além disso, mostram uma insatisfação do trabalho realizado na rotina de seus estudos, principalmente considerando o foco único no trabalho de pesquisa acadêmica. Os doutorandos revelam o desejo de ter uma consideração maior pelo trabalho de ensino e extensão na pós-graduação. Juntamente, os doutorandos também compartilharam pensamentos pedagógicos tradicionais, considerando como principais virtudes de um docente universitário o conhecimento teórico do conteúdo e o desenvolvimento prático como principal formador de professores. Assim, entendemos que a pós-graduação deveria reconsiderar questões primordiais de seu trabalho, principalmente envolvendo a indissociabilidade do tripé universitário, o entendimento social, político e cultural da pesquisa acadêmica e o pensamento crítico docenteAbstract: Based on questions about university teaching and institutionalized formation for university professors, we have developed a paper that has its objective traced with a guiding question: How are university professors formed through graduate programs? The theorization of this work is based on Cultural Studies, in which questions about language, the understanding of culture and with Foucaultian perceptions about dominated knowledge and power are developed. With this, the work is carried out with a postgraduate cultural analysis, separated into two major axes that intertwine in the analysis, being a historical axis and a social axis. In the historical axis, we carried out a documentary analysis on the public policies involving the postgraduate, being the principal the Document 977 from 1965 and the National Plans of Graduate (PNPG), being more deeply analyzed the last one (2011-2020). In the social area, we conducted interviews with 13 PhD students who studied at least two years of their courses from postgraduate programs at the Institute of Biology of UNICAMP, seeking to analyze through their trajectories the profile of doctoral students, their perceptions about the structure of postgraduate studies and thinking about university teaching. On the historical axis, we realize that the post-graduation is constantly treated as an environment in which university teachers are formed. However, the documents do not deal with what the work and actions of university teaching are, being restricted to treating only that the practical objective of postgraduate studies is the development of academic research, science and technology. In addition, the documents carry a thinking that prioritizes academic productivism and the removal of social issues from scientific work. On the social axis, the doctoral students revealed the desire to join the doctorate to become university professors. In addition, they show a dissatisfaction with the work carried out in the routine of their studies, especially considering the unique focus on the work of academic research. PhD students reveal a desire to take greater account of teaching and extension work in graduate school. Together, the doctoral students also shared traditional pedagogical thoughts, considering as the main virtues of a university professor the theoretical knowledge of content and the practical development as the main teacher educator. Thus, we believe that the graduate should reconsider the fundamental issues of his work, mainly involving the indissociability of the university tripod, the social, political and cultural understanding of academic research and critical teacher thinkingMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES1769408[s.n.]Arnt, Ana de Medeiros, 1977-Girotto Júnior, GildoTauchen, GionaraAssis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGutierrez, Matheus Naville, 1995-20192019-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636739GUTIERREZ, Matheus Naville. A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação: The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation. 2019. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636739. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091166Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-13T11:22:35Zoai::1091166Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-08-13T11:22:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
title A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
spellingShingle A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
Gutierrez, Matheus Naville, 1995-
Professores universitários - Formação
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Biologia - Estudo e ensino (Pós-graduação)
College teachers - Training of
Universities and colleges - Graduate work
Education - Study and teaching (Graduate)
Biology - Study and teaching (Graduate)
title_short A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
title_full A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
title_fullStr A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
title_full_unstemmed A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
title_sort A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
author Gutierrez, Matheus Naville, 1995-
author_facet Gutierrez, Matheus Naville, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arnt, Ana de Medeiros, 1977-
Girotto Júnior, Gildo
Tauchen, Gionara
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutierrez, Matheus Naville, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores universitários - Formação
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Biologia - Estudo e ensino (Pós-graduação)
College teachers - Training of
Universities and colleges - Graduate work
Education - Study and teaching (Graduate)
Biology - Study and teaching (Graduate)
topic Professores universitários - Formação
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Biologia - Estudo e ensino (Pós-graduação)
College teachers - Training of
Universities and colleges - Graduate work
Education - Study and teaching (Graduate)
Biology - Study and teaching (Graduate)
description Orientador: Ana de Medeiros Arnt
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636739
GUTIERREZ, Matheus Naville. A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação: The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation. 2019. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636739. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636739
identifier_str_mv GUTIERREZ, Matheus Naville. A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação: The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation. 2019. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636739. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1091166
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139975549157376