Trajetórias de constituição da docência na educação profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Martins, Letícia Aparecida, 1984-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617188
Resumo: Orientador: Elisabeth Barolli
id UNICAMP-30_9dfe0195228578246b3482235a3fcff2
oai_identifier_str oai::847192
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Trajetórias de constituição da docência na educação profissionalTrajectories of constitution of teaching in professional educationProfessoresFormação de professoresTrajetorias de vidaSaberes do docenteEducação profissionalTeachersPedagogical formationLife trajectoryTeacher knowledgeProfessional educationOrientador: Elisabeth BarolliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O tema desta dissertação insere-se no campo da formação de professores, tomando como problemática a compreensão sobre a constituição da docência no ensino profissional, neste caso, professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IF-SC, que no seu percurso de formação não tiveram o enfoque na área da docência. Busca como objetivos compreender: a) as trajetórias pessoais e profissionais dos professores; b) os motivos que os levaram a escolher a docência na educação profissional; c) as referências mobilizadas no desenvolvimento do seu trabalho educativo; d) os desafios encontrados no exercício de suas práticas. Trata, portanto, da discussão do pressuposto de que a docência requer uma formação e competências específicas. O desenvolvimento do trabalho contemplou a contextualização histórica sobre a educação profissional no Brasil, destacando as bases propulsoras da concepção educativa que se delineou em diferentes períodos históricos, a breve apresentação da trajetória do IF-SC, os aspectos legais referentes à formação de professores na conjuntura da educação profissional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, já que investiga a realidade do IF-SC, Campus Florianópolis-Continente, por intermédio dos depoimentos colhidos em entrevistas semiestruturadas com cinco professoras da área da Nutrição. A interpretação dos dados bem como o desenvolvimento da pesquisa permitem apontar como resultados a compreensão dos elementos que subsidiam o processo individual de construção das práticas de docentes, e, portanto, de saberes docentes.Abstract: The theme of this dissertation is part of the field of teacher formation, taking as problematic understanding of the formation of teaching in vocational education, in this case, the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IF-SC, which on your formation course did not have the focus in the area of teaching. Search and objectives include: a) the trajectories of personal and professional teachers, b) the reasons that led them to choose teaching in professional education, c) references mobilized in the development of his educational work, d) the challenges encountered in the exercise of their practices. It, therefore, the discussion assumed that teaching requires a specific training and skills. The development work included the historical context of professional education in Brazil, highlighting the basics of driving educational concept that takes place in different historical periods, the brief presentation of the trajectory of IF-SC, the legal aspects related to teacher training at the juncture professional education. It is a qualitative research, featured as a case study, since it investigates the reality of the IF-SC, Campus Florianópolis-Continente, through the interviews conducted in semi-structured interviews with five teachers in the area of nutrition. The interpretation of the data and allow the development of research results point out how understanding the elements that support the process of building the individual practices of teachers, and therefore the teacher's knowledge.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Barolli, Elisabeth, 1953-Soligo, Ângela FátimaViella, Maria dos Anjos LopesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Letícia Aparecida, 1984-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617188MARTINS, Letícia Aparecida. Trajetórias de constituição da docência na educação profissional. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617188. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/847192porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:32:18Zoai::847192Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:32:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias de constituição da docência na educação profissional
Trajectories of constitution of teaching in professional education
title Trajetórias de constituição da docência na educação profissional
spellingShingle Trajetórias de constituição da docência na educação profissional
Martins, Letícia Aparecida, 1984-
Professores
Formação de professores
Trajetorias de vida
Saberes do docente
Educação profissional
Teachers
Pedagogical formation
Life trajectory
Teacher knowledge
Professional education
title_short Trajetórias de constituição da docência na educação profissional
title_full Trajetórias de constituição da docência na educação profissional
title_fullStr Trajetórias de constituição da docência na educação profissional
title_full_unstemmed Trajetórias de constituição da docência na educação profissional
title_sort Trajetórias de constituição da docência na educação profissional
author Martins, Letícia Aparecida, 1984-
author_facet Martins, Letícia Aparecida, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barolli, Elisabeth, 1953-
Soligo, Ângela Fátima
Viella, Maria dos Anjos Lopes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Letícia Aparecida, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Formação de professores
Trajetorias de vida
Saberes do docente
Educação profissional
Teachers
Pedagogical formation
Life trajectory
Teacher knowledge
Professional education
topic Professores
Formação de professores
Trajetorias de vida
Saberes do docente
Educação profissional
Teachers
Pedagogical formation
Life trajectory
Teacher knowledge
Professional education
description Orientador: Elisabeth Barolli
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617188
MARTINS, Letícia Aparecida. Trajetórias de constituição da docência na educação profissional. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617188. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617188
identifier_str_mv MARTINS, Letícia Aparecida. Trajetórias de constituição da docência na educação profissional. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617188. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/847192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189855388762112