A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185 |
Resumo: | Orientador: Angela Fatima Soligo |
id |
UNICAMP-30_9fbe9d141fdcf4f226744db5090b2c63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::358611 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-culturalProfessores - FormaçãoPsicologiaAnálise do discursoTeacher trainingPsychologyDiscourse analysisOrientador: Angela Fatima SoligoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo convida os leitores a questionarem o papel da consciência na ação pedagógica. Entendemos por consciência um órgão seletor que filtra o mundo e o modifica de forma que seja possível agir. A partir deste referencial, é nosso objetivo investigar quais os indicadores que revelam a consciência a partir da ação pedagógica e quais as contribuições da Psicologia para o processo de reflexão do professor. Participaram da pesquisa 40 professoras que se encontram em exercício nos municípios da região metropolitana de Campinas e que freqüentam um Curso Superior em Pedagogia. Os dados levantados foram submetidos a análise de discurso. Foi realizada observação participativa durante um semestre nas aulas de Psicologia, sendo registrado as falas das professoras tendo sido apontado alguns indicadores: outro, método, ação/teoriaAbstract: This study inviteo the readers to ask about the role of consciousness the pedagogic action. We understand for consciousness as a selector organ that filters the world and modify it in a way that it is possible to act. From reference it is our aim to investigat what are the indicators that show a consciousness from the pedagogic action and what are tho Psychology contributions for the teacher's reflecyion process. Forty teachers participated in the research and they are working in the metropolitan municipal district of Campinas and they take the University Pedagogic Course. The basis researched were submitted to the Analysis Speech Participative Observation was made during a Psychology class semester being registered the teacher's speeches and pointed some indicators: other, method, action/teoryMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Soligo, Ângela Fátima, 1956-Smolka, Ana Luiza BustamanteTanaka, Catarina SatikoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTiozzo, Arnaldo Aparecido20052005-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf83f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185TIOZZO, Arnaldo Aparecido. A consciencia do professor: uma leitura a partir da abordagem historico-cultural. 2005. 83f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358611porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:19:54Zoai::358611Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:19:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural |
title |
A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural |
spellingShingle |
A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural Tiozzo, Arnaldo Aparecido Professores - Formação Psicologia Análise do discurso Teacher training Psychology Discourse analysis |
title_short |
A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural |
title_full |
A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural |
title_fullStr |
A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural |
title_full_unstemmed |
A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural |
title_sort |
A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural |
author |
Tiozzo, Arnaldo Aparecido |
author_facet |
Tiozzo, Arnaldo Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soligo, Ângela Fátima, 1956- Smolka, Ana Luiza Bustamante Tanaka, Catarina Satiko Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiozzo, Arnaldo Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Psicologia Análise do discurso Teacher training Psychology Discourse analysis |
topic |
Professores - Formação Psicologia Análise do discurso Teacher training Psychology Discourse analysis |
description |
Orientador: Angela Fatima Soligo |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-12-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185 TIOZZO, Arnaldo Aparecido. A consciencia do professor: uma leitura a partir da abordagem historico-cultural. 2005. 83f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) TIOZZO, Arnaldo Aparecido. A consciencia do professor: uma leitura a partir da abordagem historico-cultural. 2005. 83f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 83f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189766039601152 |