A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Tiozzo, Arnaldo Aparecido
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185
Resumo: Orientador: Angela Fatima Soligo
id UNICAMP-30_9fbe9d141fdcf4f226744db5090b2c63
oai_identifier_str oai::358611
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-culturalProfessores - FormaçãoPsicologiaAnálise do discursoTeacher trainingPsychologyDiscourse analysisOrientador: Angela Fatima SoligoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo convida os leitores a questionarem o papel da consciência na ação pedagógica. Entendemos por consciência um órgão seletor que filtra o mundo e o modifica de forma que seja possível agir. A partir deste referencial, é nosso objetivo investigar quais os indicadores que revelam a consciência a partir da ação pedagógica e quais as contribuições da Psicologia para o processo de reflexão do professor. Participaram da pesquisa 40 professoras que se encontram em exercício nos municípios da região metropolitana de Campinas e que freqüentam um Curso Superior em Pedagogia. Os dados levantados foram submetidos a análise de discurso. Foi realizada observação participativa durante um semestre nas aulas de Psicologia, sendo registrado as falas das professoras tendo sido apontado alguns indicadores: outro, método, ação/teoriaAbstract: This study inviteo the readers to ask about the role of consciousness the pedagogic action. We understand for consciousness as a selector organ that filters the world and modify it in a way that it is possible to act. From reference it is our aim to investigat what are the indicators that show a consciousness from the pedagogic action and what are tho Psychology contributions for the teacher's reflecyion process. Forty teachers participated in the research and they are working in the metropolitan municipal district of Campinas and they take the University Pedagogic Course. The basis researched were submitted to the Analysis Speech Participative Observation was made during a Psychology class semester being registered the teacher's speeches and pointed some indicators: other, method, action/teoryMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Soligo, Ângela Fátima, 1956-Smolka, Ana Luiza BustamanteTanaka, Catarina SatikoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTiozzo, Arnaldo Aparecido20052005-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf83f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185TIOZZO, Arnaldo Aparecido. A consciencia do professor: uma leitura a partir da abordagem historico-cultural. 2005. 83f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358611porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:19:54Zoai::358611Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:19:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural
title A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural
spellingShingle A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural
Tiozzo, Arnaldo Aparecido
Professores - Formação
Psicologia
Análise do discurso
Teacher training
Psychology
Discourse analysis
title_short A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural
title_full A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural
title_fullStr A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural
title_full_unstemmed A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural
title_sort A consciencia do professor : uma leitura a partir da abordagem historico-cultural
author Tiozzo, Arnaldo Aparecido
author_facet Tiozzo, Arnaldo Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soligo, Ângela Fátima, 1956-
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Tanaka, Catarina Satiko
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiozzo, Arnaldo Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Psicologia
Análise do discurso
Teacher training
Psychology
Discourse analysis
topic Professores - Formação
Psicologia
Análise do discurso
Teacher training
Psychology
Discourse analysis
description Orientador: Angela Fatima Soligo
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-12-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185
TIOZZO, Arnaldo Aparecido. A consciencia do professor: uma leitura a partir da abordagem historico-cultural. 2005. 83f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TIOZZO, Arnaldo Aparecido. A consciencia do professor: uma leitura a partir da abordagem historico-cultural. 2005. 83f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
83f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139838506565632