Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s) : (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Souza, Lígia Francisco Arantes de, 1984-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618294
Resumo: Orientador: Maria José Rodrigues Faria Coracini
id UNICAMP-30_a1adcf61d6a638c5fa60118ce0a21e8d
oai_identifier_str oai::871537
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s) : (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identitiesBetween learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identitiesLinguagem e línguas - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoIdentidadeDiscursoLanguage and languages - Study and teachingTeacher educationIdentityDiscourseOrientador: Maria José Rodrigues Faria CoraciniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Pretendemos, neste trabalho, a partir do referencial teórico da Análise de Discurso, tecer problematizações sobre a constituição identitária de professores brasileiros de línguas chamadas estrangeiras, a partir da análise das representações de língua, de professor, aluno e de ensino-aprendizagem que emergem em seus dizeres. A hipótese que norteia esta pesquisa é a de que a constituição identitária do professor brasileiro de línguas estrangeiras é construída, predominantemente, por representações que indiciam processos de identificação imaginária. Para tanto, analisamos recortes discursivos selecionados de entrevistas orais com professores brasileiros de língua inglesa, espanhola e francesa, buscando, na materialidade discursiva, traços da constituição identitária desses professores, levando em conta o contexto da (pós-) modernidade em que estão inseridos. Objetivamos com esta pesquisa, que se insere na Linguística Aplicada, na área de língua estrangeira, e mais especificamente na linha de pesquisa "subjetividade e identidade, desconstrução e psicanálise", contribuir para a discussão em torno da formação de professores de línguas estrangeiras, a partir da problematização das consequências do contato com uma língua dita estrangeira na identidade do sujeito. Da análise dos registros foi possível depreender que, no dizer sobre a prática, se entretecem as experiências vividas pelos entrevistados como alunos, de forma que o processo identitário do professor se dá a partir das representações de professor (e de aluno) e de ensinar-aprender que são construídas ao longo da vida, por meio de identificações imaginárias. Observamos também que a representação de aluno, no dizer dos entrevistados, constrói-se com referência a si mesmo, o que sugere o efeito de sentido (e/ou o desejo) de homogeneidade, como se todos os alunos fossem iguais e aprendessem da mesmo maneira. Percebemos que o dizer dos entrevistados sobre a prática está perpassado pelo desejo do controle e da completude, o professor é dito como o principal responsável pelo ensino-aprendizagem; no entanto, além de construir verdades, os entrevistados também (ex)põem, durante a entrevista, suas angústias e medos e discorrem sobre a prática frequentemente como uma tentativa. Concluímos que a formação do professor não deve ser considerada como fechada em um determinado período, pois as identificações acontecem ao longo da vida, e constroem as indissociáveis representações de língua, ensino-aprendizagem, professor e aluno, o que interfere diretamente na prática e nos dizeres sobre a mesmaAbstract: Based mainly on discoursive concepts, on the so-called French Discourse Analysis studies, this research aims at problematizing the identity constitution of Brazilian teachers of foreign languages by analyzing their representations - which emerge through the utterance of these teachers - of: language, teacher and student, and the teaching-learning process itself. The hypothesis which bounds this paper is that the identity constitution of the Brazilian teacher of a foreign language is mainly built up by representations that enable imaginary identification processes. Discoursive excerpts were analyzed and selected from oral interviews with Brazilian teachers of foreign languages (English, Spanish, and French). The analysis consisted on seeking through the discoursive materiality involved identity constitution traits of these teachers, within the (post-)modern context. In this sense, situated in the Applied Linguistics field, within the foreign languages concentration area, aligned with the "subjectivity and identity, deconstruction and psychoanalysis" studies, this research aims at contributing to the discussion around the foreign languages teachers' education, by bringing up the consequences of the contact between foreign language and the subject's identity. Based on data, it was possible to apprehend that the utterance about teaching practice is connected somehow to the interviewers' previous experiences as students. So that the identity process is due from the representations of: teacher (and student), and the teaching-learning process, which are build up during their lives by means of imaginary identifications. It was also possible to apprehend that the representation of student, emerged through the interviewers' utterance, is built up as a reference to themselves, which may suggest an effect on meaning (and/or a desire) of homogeneity, as if all the students were equal or could have learned the same way. Moreover, we understand that the teaching practice is crossed by the desire of control and completeness. The teacher is said to be the main responsible for the teaching-learning process; on the contrary, more than building up truths, interviewers had also exposed their anguish and fears, frequently stating their practice as an attempt. In conclusion, we understand that teacher education shouldn't be considered as a certain period of time because the identifications occur along the subject's life, and they build up inseparable representations of language, teachinglearning process, and teacher and student ? what interferes directly on the utterance about the teaching practiceMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Eckert-Hoff, Beatriz MariaTavares, Carla Nunes VieiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Lígia Francisco Arantes de, 1984-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf229 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618294SOUZA, Lígia Francisco Arantes de. Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s): (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities. 2012. 229 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618294. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/871537porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:42:40Zoai::871537Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:42:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s) : (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities
Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities
title Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s) : (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities
spellingShingle Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s) : (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities
Souza, Lígia Francisco Arantes de, 1984-
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Professores - Formação
Identidade
Discurso
Language and languages - Study and teaching
Teacher education
Identity
Discourse
title_short Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s) : (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities
title_full Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s) : (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities
title_fullStr Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s) : (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities
title_full_unstemmed Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s) : (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities
title_sort Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s) : (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities
author Souza, Lígia Francisco Arantes de, 1984-
author_facet Souza, Lígia Francisco Arantes de, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Eckert-Hoff, Beatriz Maria
Tavares, Carla Nunes Vieira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lígia Francisco Arantes de, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Professores - Formação
Identidade
Discurso
Language and languages - Study and teaching
Teacher education
Identity
Discourse
topic Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Professores - Formação
Identidade
Discurso
Language and languages - Study and teaching
Teacher education
Identity
Discourse
description Orientador: Maria José Rodrigues Faria Coracini
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618294
SOUZA, Lígia Francisco Arantes de. Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s): (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities. 2012. 229 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618294. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618294
identifier_str_mv SOUZA, Lígia Francisco Arantes de. Entre aprender e ensinar língua(s) estrangeira(s): (re)construindo identidades = Between learning and teaching foreign language(s) : (re)building up identities. 2012. 229 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618294. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/871537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
229 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189862090211328