Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pereira, Artur Oriel, 1979-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639409
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Goulart de Faria
id UNICAMP-30_a27113f3114cd7f230d1dece06387cf0
oai_identifier_str oai::1129478
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantilAmigues : an intersectional study of friendship practices amongst young children in early childhood educationAmizadeInterseccionalidadeCrianças pequenasPré-escolaCulturas infantisFriendshipIntersectionalityYoung childrenPre-schoolPeer culturesOrientador: Ana Lúcia Goulart de FariaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação de mestrado é resultado de uma etnografia realizada com vinte três crianças de cinco anos de idade num Centro Municipal de Educação Infantil, fazendo o registro em caderno de campo. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as crianças pequenas negras e brancas articulam as suas práticas de amizade interseccionadas por raça, gênero, classe e idade no espaço da pré-escola. Busca-se contribuir com os estudos referentes a amizade na infância e a produção de culturas infantis. O referencial teórico apoia-se na pedagogia da infância e na sociologia da infância em interlocução com a interseccionalidade dos estudos feministas negros, de forma a aproximar-se do ponto de vista das crianças pequenas aqui tomadas como atrizes sociais ativas e construtoras de culturas infantis. Nas pesquisas que discutem sobre a amizade na infância, ela surge como as formas pelas quais as crianças brincam assim como pelas exigências contextuais do espaço social em que elas se inserem. Denominei de práticas de amizade as ações que as crianças pequenas realizam para manter diversos contatos entre elas e, entre elas e as pessoas adultas, tendo em vista as situações experienciadas na pré-escola. Reconhecendo os seus chamamentos, escutando-as e lançando-se ao brincar, as crianças da turma se tornaram companheiras de pesquisa. A análise interseccional revelou que, as relações entre as crianças pequenas e pequenininhas e a percepção que elas têm sob suas identidades étnico-raciais e de gênero se constituem no contato com as diferenças, quando estão nos banheiros sem divisão por sexo, no parque, entre outros. Também foi identificado que, para construir e manter as suas amizades as crianças negras e brancas articulam a proteção, os interesses em comum, afeto, corpo, raça, gênero, classe e idade. As demonstrações da amizade têm uma intensidade variável conforme a presença adulta e a organização do trabalho educativo. Na convivência cotidiana as crianças construíam sentidos com a realidade, transformavam os sentidos propostos a cada momento em que brincavam juntas, praticavam a amizade e dinamizavam culturas infantisAbstract: This master's dissertation is the result of an ethnography carried out with twenty three five-year-old children at a Municipal Center for Early Childhood Education, registering it in a field notebook. This research aims to understand how young children black and white articulate their friendship practices intersected by race, gendersocial class and age in the preschool space. We seek to contribute to studies related to childhood friendship and the production of peer culture.The theoretical framework is based on Pedagogy of Childhood and Sociology of Childhood in dialogue with the intersectionality of black feminists studies, in order to approach the point of view of young children, taken here as active social authors of peer cultures. In researches that discuss about childhood friendship, it emerges by the ways in which children play as well as the contextual demands of the social space in which they are inserted. I called friendship practices the actions that young children take to maintain various contacts between themselves and, between them and adults, in view of the situations experienced in preschool. Recognizing when they call, listening to them and giving myself to them while playing, the children in the class became research companions. The intersectional analysis revealed that the relationships between young and tiny children and the perception they have under their ethnic-racial and gender identities is constituted by the contact with the differences, when they are in the bathrooms without gender division, in the park, among others. It was also identified that, in order to build and maintain their friendships black and white children articulate protection, shared interest, affinity, body, race, gender, social class and age. The demonstrations of friendship vary in intensity depending on the adult presence and the organization of the educational work. In their daily coexistence the children built meanings with reality, transformed the meanings proposed at each moment they played together, practiced friendship and boosted peer culturesMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-Gobbi, Marcia AparecidaNunes, Míghian Danae FerreiraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Artur Oriel, 1979-20202020-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (146 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639409PEREIRA, Artur Oriel. Amigues: um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil. 2020. 1 recurso online (146 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639409. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129478Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-31T10:07:02Zoai::1129478Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-31T10:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
Amigues : an intersectional study of friendship practices amongst young children in early childhood education
title Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
spellingShingle Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
Pereira, Artur Oriel, 1979-
Amizade
Interseccionalidade
Crianças pequenas
Pré-escola
Culturas infantis
Friendship
Intersectionality
Young children
Pre-school
Peer cultures
title_short Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
title_full Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
title_fullStr Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
title_full_unstemmed Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
title_sort Amigues : um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil
author Pereira, Artur Oriel, 1979-
author_facet Pereira, Artur Oriel, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-
Gobbi, Marcia Aparecida
Nunes, Míghian Danae Ferreira
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Artur Oriel, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Amizade
Interseccionalidade
Crianças pequenas
Pré-escola
Culturas infantis
Friendship
Intersectionality
Young children
Pre-school
Peer cultures
topic Amizade
Interseccionalidade
Crianças pequenas
Pré-escola
Culturas infantis
Friendship
Intersectionality
Young children
Pre-school
Peer cultures
description Orientador: Ana Lúcia Goulart de Faria
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-05-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639409
PEREIRA, Artur Oriel. Amigues: um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil. 2020. 1 recurso online (146 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639409. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639409
identifier_str_mv PEREIRA, Artur Oriel. Amigues: um estudo interseccional das práticas de amizade entre as crianças pequenas na educação infantil. 2020. 1 recurso online (146 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639409. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129478
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (146 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405524086489088