Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Souza, Sibele Maria de, 1980-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618321
Resumo: Orientador: Regina Maria de Souza
id UNICAMP-30_a6874d0aca2d868401639cf37dd19159
oai_identifier_str oai::871938
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinaisConsiderations on the formation of bilingual teachers to the deaf education with sign languageLíngua de sinaisFormação de professoresBilinguismoInclusãoSurdos - EducaçãoSign languageTraining of teachersBilingualismInclusionDeaf - EducationOrientador: Regina Maria de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho discute a formação de professor bilíngue. Os conceitos sobre surdos sempre estiveram atrelados à deficiência na história da educação especial. No entanto sempre encontramos movimentos surdos em debate contra um sistema que pensa a pessoa surda sob o paradigma de deficiência. As conquistas dos surdos na educação estão marcadas pelo reconhecimento da língua de sinais como a Lei, de 10.436, regulamentada em 24 de abril de 2002 e o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 que vem traçar caminhos para conquista de uma educação bilingue na qual se prioriza a língua de sinais como a primeira língua na educação de crianças surdas. Apresento, também, neste trabalho, minha experiência em um projeto de inclusão bilíngüe no Município de Campinas, que se baseia no respeito à língua de sinais, como primeira língua para surdos e propõe também o ensino desta como segunda língua para ouvintes na educação escolar.Abstract: This paper discusses the education of a bilingual teacher. In the history of special education the concepts about deaf people has always been linked with the disability. However it is possible to find movements fighting against a system that considers deaf people under the paradigm of disability. The conquests in education are the acceptance of sign language by the Law 10.436, regulated in April 24, 2002 and the Decree n. 5.626 of December 22, 2005, both giving possibilities to the achievement of a bilingual education in which the priority is the Sign Language as the first language in education of deaf children. It is also presented my own experience in a project of bilingual inclusion in the city of Campinas. This project is based on respect to sign language as first language to deaf people and also suggests teaching it as a second language to listeners in scholar education.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Souza, Regina Maria de, 1957-Soligo, Ângela FátimaCampello, Ana Regina SouzaGallo, Silvio Donizetti de OliveiraFerreira, Patricia LuizaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Sibele Maria de, 1980-20122012-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf128 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618321SOUZA, Sibele Maria de. Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais. 2012. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618321. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/871938porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:42:59Zoai::871938Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:42:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais
Considerations on the formation of bilingual teachers to the deaf education with sign language
title Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais
spellingShingle Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais
Souza, Sibele Maria de, 1980-
Língua de sinais
Formação de professores
Bilinguismo
Inclusão
Surdos - Educação
Sign language
Training of teachers
Bilingualism
Inclusion
Deaf - Education
title_short Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais
title_full Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais
title_fullStr Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais
title_full_unstemmed Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais
title_sort Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais
author Souza, Sibele Maria de, 1980-
author_facet Souza, Sibele Maria de, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Regina Maria de, 1957-
Soligo, Ângela Fátima
Campello, Ana Regina Souza
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Ferreira, Patricia Luiza
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sibele Maria de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua de sinais
Formação de professores
Bilinguismo
Inclusão
Surdos - Educação
Sign language
Training of teachers
Bilingualism
Inclusion
Deaf - Education
topic Língua de sinais
Formação de professores
Bilinguismo
Inclusão
Surdos - Educação
Sign language
Training of teachers
Bilingualism
Inclusion
Deaf - Education
description Orientador: Regina Maria de Souza
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-11-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618321
SOUZA, Sibele Maria de. Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais. 2012. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618321. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618321
identifier_str_mv SOUZA, Sibele Maria de. Apontamentos sobre a formação de professores bilíngues para educação de surdos em língua de sinais. 2012. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618321. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/871938
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
128 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139933925933056